sexta-feira, julho 01, 2011

ANCELMO GÓIS - Dilma é cultura

Dilma é cultura
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 01/07/11

Dilma vai mesmo assistir à palestra de Antonio Candido, 92 anos, considerado o maior crítico literário brasileiro, quarta que vem, na Flip, em Paraty. O mestre, que dividirá a mesa com José Miguel Wisnik, vai falar sobre Oswald de Andrade, o homenageado da festa este ano.

E mais...
Em Paraty, Dilma vai dormir na Casa Amarela, alugada pelos organizadores da Flip. Tempos civilizados Dilma vai convidar todos os ex-presidentes (Sarney, Collor, Itamar, FH e Lula) para as reuniões preparativas da Rio+20. Pode ser o primeiro encontro, em anos, de Lula e FH.

Fundação Vale 
O novo presidente da Fundação Vale será Ricardo Piquet, ex-executivo da Fundação Roberto Marinho.

Meu, seu, nosso 

Luciano Coutinho, antes de assumir o comando do BNDES, foi consultor de várias empresas — inclusive do Pão de Açúcar. O grupo de Abílio Diniz, como se sabe, tenta pegar grana do banco estatal para se fundir com o Carrefour.

Aliás...
A ideia de o BNDES injetar uns que integra a Câmara de Gestão do Governo, levou um perplexo e desavisado economista, parceiro da coluna, a perguntar: — Mas a Câmara é para os empresários ajudarem o governo ou para o governo ajudar os empresários?

Bola da fortuna
Gente que participa das negociações diz que, se o argentino Conca, do Fluminense, for para a China, terá o terceiro maior salário do futebol mundial. Só vai perder para o conterrâneo Messi e o português Cristiano Ronaldo.

Jogos patrióticos
A paranoia dos EUA com terrorismo não poupou a delegação americana que virá para os Jogos Mundiais Militares, que começam 16 de julho, no Rio. O grupo, entre outros itens, vai trazer sua própria... água para consumo.

Amor de Protógenes
A revista “RG” que chega às bancas em julho revela os bastidores da vida amorosa de... Protógenes Queiroz, o exdelegado da Polícia Federal e hoje deputado do PCdoB. Protógenes vai ser papai. A ricaça Roberta Luchsinger, herdeira do Credit Suisse, conta seu romance com o ex-tira, de quem está grávida de sete meses.

Aliás...

Roberta falou da ideia de levar a história da Operação Satiagraha para o cinema. O projeto, que estaria bem adiantado, teria a colaboração até de Fernando Meirelles.

Harry Potter
O bruxo adolescente mais famoso do cinema e da literatura é o próximo personagem de Hollywood a desembarcar no Rio. Será no Morro da Urca, dia 14, a pré-estreia de “Harry Potter e as relíquias da morte — parte 2”, último capítulo da franquia de filmes criados a partir dos best-sellers de J.K. Rowling.

O vilão vem...

Aliás, o evento será exclusivo para fãs da série, e terá a presença de Tom Felton, que vive Draco Malfoy, o vilão.

Meu Deus
O juiz substituto da 4o- Vara Federal de Niterói, André Lenart, tem recebido ameaças de morte em telefonemas anônimos. Lenart dará, nos próximos dias, a sentença do caso da Operação Alvará, que investigou o envolvimento de PMs e do presidente da Vila Isabel, Wilson Vieira Alves, com a exploração de máquinas caça-níquel.

Rock e samba

Ed Kowalczyk, o pop star americano que canta hoje no Vivo Rio, encomendou à sua produção a contração de dois percussionistas de samba do Rio. Tocarão com o gringo, no show, Carlos Sant’anna, do Bangalafumenga, e Thiago da Serrinha, da banda de Mart’nalia.

Samba na estrada 

O musical “É com esse que eu vou”, de sambas, de Sérgio Cabral, pai, e Rosa Maria Araújo seguirá o destino do antecessor, “Sassaricando”, de marchinhas, também concebido pela dupla. Vai viajar o Brasil inteiro, de Manaus a Porto Alegre, entre setembro e novembro. 

Nenhum comentário: