quarta-feira, junho 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Devagar com o andor
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/06/11



Apesar da "limpeza" prometida pela nova ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) nas "prateleiras" do Planalto, o discurso interno de Dilma Rousseff recomenda não esperar mudança radical no trato dos pedidos da base. Nas reuniões com o novo núcleo do governo, a presidente de fato pediu a Ideli e a Gleisi Hoffmann (Casa Civil) um levantamento dos cargos de segundo escalão ainda pendentes.
Deixou claro, no entanto, que o objetivo é "ter ciência" do que está parado e que ela própria decidirá o ritmo das nomeações. Dilma aproveitou para advertir: os postos nas agências reguladoras devem ser mantidos a salvo do apetite dos aliados.

Na ponta do lápis 
Em almoço com senadores do PR, Dilma fez questão de discorrer em detalhes sobre o elevado grau de fidelidade do partido em votações no Congresso desde a era Lula.

Cadê? 
No encontro com o PR, a presidente levou consigo Ideli, Gleisi e Gilberto Carvalho. No Congresso, ninguém entende a ausência do vice Michel Temer (PMDB) nesse tipo de evento.

Meca 
Diante da sugestão de visita dos líderes da Câmara a Ideli, como forma de contornar o mal-estar causado pela ausência da ministra em almoço do colegiado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) brincou: "Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé".

Como assim? 
"Eu não entendo mais nada", desabafou um senador petista ao ser informado de que Ideli dera entrevista sugerindo que a presidente mudou de ideia e agora é a favor do sigilo eterno de certos documentos oficiais. Horas antes, a bancada do PT fechara questão pelo fim do sigilo.

Foguetório
Inconformados, parlamentares dizem que, até agora, o único empenho concreto de emendas, em torno de R$ 44 milhões, foi feito para pagar as tradicionais festas juninas.

Em cima... 
A oposição em SP reclama que, a menos de três semanas do início do recesso do Legislativo, Geraldo Alckmin (PSDB) ainda não enviou à Assembleia o projeto de reajuste salarial dos professores. A primeira parcela, de 13,8%, valeria a partir de 1º de julho, segundo anúncio feito em maio.

...da hora 

A Secretaria da Educação diz que o projeto está "saindo do forno" e que, em sua avaliação, será aprovado antes do recesso.

Dicas 
Prefeitos do interior paulista devem receber amanhã guia sobre acessibilidade e inclusão nas cidades. O material é da deputada Mara Gabrilli (PSDB).

Fogueira 
Diante do escândalo de corrupção em Campinas, o prefeito Dr. Hélio (PDT) publicou na mídia local artigo em que se compara a vítimas da Inquisição.

Solo 
Em resposta a colegas de STF incomodados com a percepção de que a PEC dos Recursos seria endossada pelo conjunto da Corte, o presidente Cezar Peluso esclarece que jamais apresentou a proposta -pela qual os processos judiciais seriam finalizados e executados depois da decisão em segunda instância- como sendo do plenário. Acrescenta que sempre se referiu a ela como "uma contribuição pessoal ao debate".

Visita à Folha 
Shirin Ebadi, Nobel da Paz de 2003, visitou ontem a Folha, onde foi recebida em almoço. A ativista iraniana dos direitos humanos estava acompanhada de Flávio Azm Rassekh, representante da Comunidade Bahá'í em SP.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio
"O PV demonstrou grande insensibilidade política ao não se empenhar em uma negociação séria com uma candidata que nos deu quase 20 milhões de votos."
DA DEPUTADA ESTADUAL ASPÁSIA CAMARGO (PV-RJ), sobre a ameaça de Marina de deixar a sigla devido a atritos com o presidente, José Luiz Penna.

contraponto

Bolsa Cadeado

Em reunião na Secretaria de Esporte de São Paulo, discutia-se verba para reformar um ginásio em Lavínia, a 587 km da capital. A certa altura, o prefeito Rodolfo Mansan (PSDB) foi questionado sobre o número de habitantes da cidade. "Cerca de 6.000", respondeu.
-E mais 3.500 detentos nas penitenciárias- acrescentou o deputado Carlão Pignatari (PSDB).
Como o Fundo de Participação dos Municípios leva em conta o porte da população, um assessor brincou:
-Fala para o Alckmin encanar mais 500. A cidade passa de 10.000 e receberá mais dinheiro do FPM!

Nenhum comentário: