quarta-feira, junho 15, 2011

ILIMAR FRANCO - Os royalties


Os royalties 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 15/06/11


Os governadores do Norte e do Nordeste cobrarão hoje do presidente do Senado, José Sarney, urgência para a votação do veto do então presidente Lula à lei que redistribui os royalties do petróleo. Para evitar a derrubada do veto, eles tentam convencer o governador Sérgio Cabral (RJ) a apoiar substitutivo do senador Wellington Dias (PT-PI), que mitiga as perdas dos estados produtores diante da proposta do ex-deputado Ibsen Pinheiro.

Índios invadem e levam no Mato Grosso
Oitenta índios araras e cintas- largas invadiram, no sábado, a usina de Dardanelos (MT). Ao final da ocupação, segundo boletim de ocorrência, furtaram sete computadores, quatro notebooks, três laptops, cinco radiocomunicadores, seis monitores e outros equipamentos. A sede da usina foi depredada. Os índios desocuparam a usina depois que a empresa Águas de Pedra concordou em construir 54 casas
na aldeia Arara e 30 na aldeia Cintas-Largas, doar um Fiat Uno para cada associação indígena, doar uma caminhonete F4 para a aldeia Taquaral e um caminhão 3 x 1 para a aldeia Arara. Os índios ainda queriam renda permanente de 5% da produção de energia e mesada de R$ 100 mil. 

"Mas que peixe cheio de espinha é esse?” — Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais, pergunta ao seu antecessor, ministro Luiz Sérgio (Pesca)

A CANETA. A presidente Dilma não trabalha com uma caneta qualquer. Sua preferência é por aquelas que escorregam no papel sem precisar fazer força. Quem quiser lhe agradar pode presenteála com sua marca favorita: a Staedtler Triplus Finelines (Dry Safe), de fabricação alemã. Como sinal de prestígio no Planalto, alguns ministros estão usando a mesma caneta e, o mais importante, dizendo que ganharam de presente da presidente.

Guerra no PV

Verdes independentes consideram um erro de Marina Silva ter se aliado a um grupo, o do deputado federal Alfredo Sirkis (RJ), que é minoritário. Dizem que, ao escolher um lado, seu discurso de democracia interna perdeu credibilidade.

Light
A presidente Dilma conquistou um aliado importante para a votação do Código Florestal. O senador Blairo Maggi (PRMT), que é ruralista, saiu do almoço com a presidente dizendo que a emenda do PMDB causa insegurança jurídica.

Tucano busca apoio do governo Dilma
O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, vai hoje ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e à direção da Aneel. O tucano vai fazer um pedido inusitado: que o governo Dilma se associe ao governo Alckmin para dar uma prensa no Grupo AES, para que este invista na melhoria dos serviços da Eletropaulo. A empresa deixou parte dos consumidores às escuras no último temporal.
“Eles têm de investir. O lucro deles no ano passado foi de R$ 1,347 bilhão”, protesta Aníbal.

Direitos autorais
O Planalto teme que a CPI do Ecad desgaste a ministra Ana de Hollanda (Cultura). Por isso, não quer o autor do pedido, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), na relatoria. O senador Lindbergh Farias (PTRJ) costura para ser o relator.

No escuro 
No almoço ontem com a presidente Dilma, o senador Magno Malta (PR-ES) criticou a secretária de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, por ter afirmado, em entrevista, que falar em epidemia de crack no Brasil é uma “grande bobagem”.

 RASGANDO SEDA. Os líderes aliados foram surpreendidos ontem. O líder do PT, Paulo Teixeira (SP), fez rasgados elogios ao líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que fez juras de amor ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

 CAMPANHA. O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), havia prometido dar um presente para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) se ele cortasse o cabelo. Ontem, na reunião de líderes, Alves, que quer presidir a Câmara, deu uma vodca russa para o colega.

● OS SEM VOTO. Com a ida de Gleisi Hoffmann para a Casa Civil, há 11 suplentes de senador no exercício do mandato, o que corresponde a 13% do Senado. 

Nenhum comentário: