domingo, junho 12, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Operação Senhora do Destino
RENATA LO PRETE
O GLOBO - 12/06/11

A necessidade de afirmar a autoridade presidencial, traduzida nas nomeações de Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), não nasceu de simples avaliação de conjuntura. Pesquisa qualitativa à disposição do Planalto indica que a percepção da capacidade de comando de Dilma Rousseff sofreu abalo, exatamente quando começava a se firmar, na esteira da reentrada de Lula em cena para apagar o primeiro incêndio do governo. A oposição viu levantamento de resultado semelhante.
Combater o sentimento de tutela passou a ser a prioridade zero. Em palavras e gestos, a presidente se esforçará para demonstrar que apenas ela manda.
Anote aí No círculo próximo de Dilma, ouve-se que perderá feio quem apostar no declínio do governo em razão da crise que derrubou Antonio Palocci. O exemplo citado é o de Lula depois da queda de José Dirceu.

Dois lados

Resumo de um velho observador da política: "Os acertos daqui para a frente serão somente de Dilma. E os erros também".

Garçom-lambari 
Comentário de um otimista sobre a ida de Luiz Sérgio da Secretaria de Relações Institucionais para o Ministério da Pesca: "Pelo menos agora ele terá o que pôr na mesa!".

Equação 

Aliados um tanto receosos do desempenho de Ideli Salvatti vaticinam que só há uma maneira de a escolhida deslanchar no cargo: se, logo de cara, conseguir destravar alguns dos principais nós dos congressistas com o Planalto. Mais precisamente a liberação de verbas das emendas parlamentares e o preenchimento dos cargos federais do segundo escalão.

Brindeirização

Durante o calvário de Palocci, os partidos de oposição avaliaram a hipótese de questionar mais abertamente o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Foi o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, quem abortou a ideia.

Para ontem 1 
O governo concluirá no dia 20 balanço das obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo. Dilma está mais do que disposta a cumprir ameaça feita a governadores e prefeitos segundo a qual os empreendimentos que não tiverem sido licitados até o fim do ano sairão do guarda chuva da Copa, perdendo financiamentos e benefícios fiscais.

Para ontem 2 

O ultimato foi dado com o objetivo de agilizar as obras. E também porque a presidente quer tirar do projeto da Copa empreendimentos que são candidatos a engordar a parte negativa do balanço, a ser feito ao fim da competição. Segundo um aliado, Dilma não vai "segurar cadáver".

Validade

A aliados a quem demonstrou apetite pela ideia de sair candidato a prefeito de São Paulo em 2012 Fernando Haddad (PT) disse considerar que seu ciclo no Ministério da Educação está chegando ao fim.

Vida real 
Em guia distribuído a jornalistas na quinta-feira, a Câmara praticamente institucionaliza o chamado "recesso branco", que é a debandada de deputados de Brasília em época eleitoral. "Em países de todo o mundo, os parlamentos entram em recesso formal ou informal nesse período", justifica o texto.

Hereditário 
Outra informação do guia lembra que um dos critérios de distribuição dos gabinetes aos deputados é o parentesco. Além de idosos, ex-congressistas e ex-presidentes da Casa, têm preferência na escolha o cônjuge, pai, filho ou irmão de deputado não reeleito.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio
"O Ahmadinejad não veio, mas a presença dele foi sentida por todos nessa recusa da Dilma em receber a ativista iraniana."
DO DEPUTADO EDUARDO GOMES (PSDB-TO), sobre a malsucedida tentativa da militante de direitos humanos Shirin Ebadi, Nobel da Paz de 2003, de ser recebida pela presidente Dilma Rousseff.

contraponto

Questão de estatura

No auge da crise Palocci, os deputados Fernando Ferro (PT-PE) e ACM Neto (DEM-BA) se estranharam em plenário. Neto alegava que, segundo o combinado, só líderes partidários, como ele, falariam na sessão.
-Indago se ele esqueceu de que seu período na liderança acabou no ano passado- protestou o "demo".
Ferro então acusou a oposição de encolhimento, resvalando para o campo pessoal:
-Você não cresce, nem física nem politicamente!
Registro: Neto diz ter 1m68cm; Ferro, 1m63cm. Mas os dois aparentam mais ou menos a mesma altura.

Nenhum comentário: