terça-feira, junho 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Vale tudo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 07/06/11

Para derrubar, hoje, a ida de Antonio Palocci à Comissão de Agricultura, governistas identificaram no regimento da Câmara um item segundo o qual a documentação da sessão tem de ser distribuída com ao menos 24 horas de antecedência -prazo que não teria sido respeitado quando da convocação do ministro.
Descobriu-se até um precedente. Em 2009, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), agora autor do pedido para obrigar Palocci a depor, fez um questionamento formal ao então presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), e obteve como resposta a anuência quanto à necessidade das 24 horas. O deputado ainda perguntou se isso valia para convocações. E Temer: "É evidente".
DDD Embora tenha conversado com Lula ao telefone sobre o caso Palocci, Dilma Rousseff pediu ao ex-presidente que não viesse a Brasília nesta semana. Quer evitar a interpretação de que o antecessor decidirá o futuro do ministro da Casa Civil.

Podendo 
Apesar da precaução, os envolvidos acreditam que Lula terá duplo poder de veto: em relação ao nome do substituto e à própria saída de Palocci.

Pra quê? 
Peemedebistas reagem com gargalhadas à especulação de que o partido poderia a herdar a Secretaria de Relações Institucionais, hoje ocupada pelo petista Luiz Sérgio. "Para resolver o problema de articulação política é preciso ter trânsito no governo. E nós não temos", resume um cardeal.

Lipo 1 
Ao receber, há cerca de um mês, a relação de pessoas que seriam agraciadas com a medalha da Ordem de Rio Branco, a principal da diplomacia brasileira, Dilma não teve dúvida: cortou a lista quase à metade.

Lipo 2 

Quem viu a relação original notou que foram limados vários políticos e integrantes do governo federal, primeiro escalão incluído. A presidente teria comentado que não era, ainda, o momento de homenageá-los.

Lipo 3 
Comentário de um aliado sobre a atenção dada pela presidente aos mínimos detalhes, enquanto assuntos importantes seguem represados na gaveta: "Quando ministro não pode demitir nem a secretária sem aval da presidente, as coisas não andam. Esse grau de centralismo nunca deu certo".

Entulho 1 
Para evitar a descontinuidade nas obras de desassoreamento do Tietê, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) planeja ceder à iniciativa privada os serviços de limpeza da calha do rio e manutenção dos piscinões na Grande SP. O modelo previsto é uma PPP com duração de até 30 anos.

Entulho 2 
Na visão dos técnicos do governo, a terceirização daria regularidade ao combate às enchentes. Neste ano, o TCE-SP paralisou licitações por duas vezes consecutivas sob alegação de falhas nos pregões, o que atrasou em um mês o início da retirada de material para dar mais vazão às águas.

Maria-fumaça 
O Ministério Público Federal entrará nesta semana com representação no TCU para que o tribunal tome providências sobre o que os procuradores classificam como "dilapidação do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal". Eles afirmam haver abandono de mais de 50% da malha privatizada e falta de fiscalização pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres ), com prejuízo estimado em R$ 40 bilhões.

Linha cruzada 1 
Grampos telefônicos feitos durante as investigações em Campinas mostram assessoras de Aline Corrêa (PP-SP) tratando da nomeação, para o gabinete da deputada, de Ricardo Candia, ex-funcionário da prefeitura preso sob acusação de integrar o esquema de corrupção.

Linha cruzada 2 

Segundo a assessoria de Aline, Candia havia pedido "uma colocação", mas sua contratação "não foi aprovada".
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio
"As dúvidas ficarão mais esclarecidas se o ministro completar as entrevistas que deu com uma vinda ao Congresso Nacional."
DO SENADOR EDUARDO SUPLICY (PT-SP), defendendo que Antonio Palocci vá espontaneamente explicar sua evolução patrimonial a deputados e senadores.

contraponto

Máquina zero

Em almoço de Dilma com representantes do PMDB, o senador Waldemir Moka (MS) fez defesa enfática do novo Código Florestal tal como aprovado na Câmara. E acrescentou:
-Quero dizer que não sou produtor rural. Sou médico e professor!
Na saída, um colega brincou:
-Imagine se ele fosse ruralista. Cortaria o cabelo do Requião pensando que era floresta!

Nenhum comentário: