sábado, junho 04, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Epílogo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/06/11

No governo, as entrevistas de Antonio Palocci à Folha e ao "JN" foram vistas como um passo da coreografia de despedida, não como marco de uma improvável recuperação do chefe da Casa Civil. O diagnóstico geral é que ele silenciou por tempo demais sobre seu rápido enriquecimento para poder ser salvo por esclarecimentos tão pouco esclarecedores.
Se o ministro ainda estiver no cargo na segunda, o Planalto sabe que terá pela frente uma nova semana de paralisia e intempéries. Além da ameaça representada pelo iminente parecer do procurador-geral da República, haveria a necessidade de mobilizar todas as forças governistas para derrubar, na terça, a convocação de Palocci para se explicar na Câmara.

Resistência 

O DEM já avisa que, se o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), mandar repetir na Comissão de Agricultura a votação que havia convocado Palocci, o deputado Lira Maia (DEM-PA) simplesmente se negará a fazê-lo. Além disso, o partido promete levar o caso ao Supremo Tribunal Federal.

Lábia

Comentário de um envolvido na operação para fazer Palocci falar publicamente: "Não houve coerção. Houve convencimento".

Peso 
O que o Planalto ontem mais queria era tirar das costas da presidente a pressão por uma manifestação sobre o caso.

Santinho! 
Quem circulou ontem perto da comitiva presidencial na passagem pelo Rio de Janeiro presenciou ao menos uma cena que registra a falta de paciência da presidente com o seu ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio.

Bipolar 
Enquanto integrantes do PSD comemoravam decisão do TSE que afasta a ameaça de punição por infidelidade partidária, o DEM -de longe o mais afetado pela legenda de Gilberto Kassab-, também a enxergava com bons olhos. Mais especificamente o ponto que veda a participação do PSD nas eleições-2012 caso não consiga o registro do estatuto até o início de outubro.

Corrida 
O DEM e outros partidos prometem "inundar" a Justiça com ações para atrasar ao máximo o processo de criação do PSD. O deputado Eduardo Sciarra (SC) rebate: diz que o PSD já tem as quase 500 mil assinaturas exigidas, devendo obter o registro ainda em julho.

Pé de anjo 
Embora o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, mantenha conversas com o PMDB no sentido da conciliação, o PSB de São Paulo está decidido a recorrer à Justiça para reaver o mandato de Gabriel Chalita, que hoje se filia ao PMDB. Caso o mandato do deputado venha a ser cassado, o ex-jogador Marcelinho Carioca assumirá a cadeira na Câmara.

Bedel 
Expoentes do PT como o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, também assistirão à filiação. Presidente do diretório paulistano, o vereador Antonio Donato brinca: "Estarei lá para prestigiar o Chalita e também para vigiar os petistas. Que ninguém diga que a gente vai ser vice dele!".

Fumaça 
A recém-criada Coordenadoria Antidrogas do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) lançará, como ato inaugural de suas atividades, uma campanha contra a descriminalização da maconha, causa abraçada por FHC em documentário que estreou ontem.

Oremos 
Na segunda versão de seu governo itinerante, o governador de São Paulo concedeu ontem ao Santuário Nacional de Aparecida certificado turístico que permitirá à arquidiocese local acesso a crédito do BNDES para construção de um megaempreendimento hoteleiro nos arredores da basílica.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio
"Houve flexibilização para beneficiar o Paraguai, no contrato de Itaipu. Se pode para o país vizinho, por que aqui não?"
DO SENADOR CASILDO MALDANER (PMDB-SC), lembrando da aprovação da proposta do governo que ampliou o valor pago ao Paraguai pela energia da hidrelétrica para defender a renegociação da dívida dos Estados.

contraponto

Asilo político
Na quarta-feira, ao retonar para o Senado depois de participar do almoço de representantes de seu partido com Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, um peemedebista contava a um colega a justificativa dada pela presidente para a ausência de Antonio Palocci:
-Ela nos explicou que, no mesmo horário, ele tinha uma reunião sobre fronteiras...
Um curioso que passava por perto perguntou:
-Ele já está pensando em deixar o país?

Nenhum comentário: