quinta-feira, junho 02, 2011

MÔNICA BERGAMO - OFICINA MECÂNICA


OFICINA MECÂNICA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/06/11

Os donos de 500 mil veículos já foram convocados neste ano para recall (chamada para troca de peças de produto com defeito) até maio, segundo balanço do Ministério da Justiça. O número já supera o total de automóveis chamados em 2009 (461 mil) e representa uma média mensal 6% superior à de 2010.

PRIMEIRO LUGAR

Do total de veículos que tiveram recall neste ano, 300 mil carros eram da Ford. Modelos do EcoSport, Fiesta RoCam Hatch e Sedan apresentaram defeitos de fabricação.

FOSFORESCENTE
O ministério fez o levantamento também de outros produtos que tiveram recall: 1,37 milhão. Destes, 1,35 milhão eram lâmpadas da Philips com possibilidade de superaquecimento.

TOGA JUSTA
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), ficou contrariado com os termos do convite enviado pelo governo para um jantar com Dilma Rousseff. Em primeiro lugar porque ele foi feito pelo advogado-geral da União, Luís Adams, "de ordem" da presidente. Mello também acha que idas em bloco ao palácio podem provocar a leitura de que o tribunal foi cooptado pelo executivo. O ministro, no entanto, não pretende se manifestar a respeito.

TOGA JUSTA 2
Outros três ministros do STF declinaram do convite de Dilma: Celso de Mello, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa, que estava viajando.

ESTRELA

Os ministros que foram ao jantar no Alvorada foram surpreendidos pela presença do ministro Antonio Palocci, da Casa Civil.

NADA A DECLARAR

Apontado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), entre outros, como um dos clientes da consultoria de Palocci, o banco Itaú prefere manter silêncio. "Não há o que comentar", diz a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa.

CEP
Guto Quintella, ex-diretor institucional da Vale, tem novo endereço: o BTG Pactual, de André Esteves. Vai atuar preferencialmente na área de infraestrutura.

RECOLHIMENTO

A Defensoria Pública de SP prepara ofensiva contra os toques de recolher instituídos para crianças e adolescentes em cidades do interior. Entrou com pedidos de habeas corpus coletivo em Cajuru (298 km da capital) e Ilha Solteira (660 km de SP). E acompanha os casos de Itapira e Fernandópolis.

ZONEAMENTO
Em Ilha Solteira, a medida limita horários em que os jovens podem participar de festas. Em Cajuru, determina o recolhimento de crianças e adolescentes que estejam nas ruas depois das 23h.

FAÍSCA
O governo passa hoje por teste de fogo: a negociação de reajuste salarial para os 28 mil funcionários do sistema Eletrobras. O Executivo bate o pé num reajuste de 6%. Os sindicatos querem mais. Miguel Colasuonno, diretor de gestão e administração da empresa, lidera as conversas.

RESULTADOS POSITIVOS
Terminou em elogios a disputa entre Ivan Zurita, presidente da Nestlé, e Lucilia Diniz, do Pão de Açúcar e da Good Light. Depois de desavenças nos negócios, a empresária processou e criticou Zurita. O executivo apresentou queixa contra ela por difamação e tentativa de "enxovalhar" a sua honra. No acordo de reconciliação, Lucilia declarou que ele é um "profissional íntegro, capacitado e cuja atuação tem trazido, como é notório, resultados positivos para a Nestlé".

CURTO-CIRCUITO
Milton Nascimento faz show no dia 18 às 22h no Via Funchal, em São Paulo. Classificação etária: 12 anos.

Jan McAlpine, da ONU, participa da conferência "Ano Internacional das Florestas no Brasil" amanhã, na Hebraica, realizada pelo Instituto Humanitare.

O livro "Conversas com Líderes Sustentáveis", de Ricardo Voltolini, será lançado hoje a partir das 19h no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional.

Nina Becker faz show do CD "Azul" no Tom Jazz, amanhã e sábado às 22h. 18 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: