sábado, junho 25, 2011

MÔNICA BERGAMO - NOVAS TECLAS

NOVAS TECLAS
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/06/11

O pianista Gilberto Tinetti apresenta hoje e amanhã no Theatro São Pedro um concerto de Franz Liszt; "Ele abriu a tática pianista para os lados, inclusive pôs o pianista para tocar de lado no palco", diz Tinetti

HISTÓRIA VIVA

André Sturm, novo diretor do MIS (Museu da Imagem e do Som), está pedindo R$ 1 milhão a mais para o orçamento do museu, que hoje é de R$ 9 milhões. Ele quer incrementar a programação com cursos e palestras diárias.

HISTÓRIA VIVA 2
Sturm retomará também o projeto que registra depoimentos para formar uma história oral do cinema, da fotografia e da música no Brasil. Convidará os cineastas Hector Babenco e André Klotzel, entre outros, para falarem de suas experiências.

PARADA MUNDIAL
Parlamentares de países como Zimbábue, Mali, Canadá, Austrália, Tanzânia, Nepal e Chipre irão à Parada LGBT, amanhã. Eles vieram a SP participar de uma reunião do Fundo Global de Luta Contra a Aids, a Tuberculose e a Malária. Prolongaram a estada para ir ao evento.

LUTA NA OSCAR FREIRE
A rua Oscar Freire vai receber a partir de julho treinos esporádicos de José Aldo, Minotauro e Minotouro, lutadores de Ultimate Fighting Championship. Um ringue octógono, fechado para o público, ocupará o segundo andar da loja da Pretorian, marca que patrocina os atletas.

CERVEJA DA CHINA

Duas empresas chinesas participarão da Brasil Brau, maior evento cervejeiro do país, que acontece em julho no Rio. É a primeira vez que chineses expõem na feira.

FERA LITERÁRIA
A escritora argentina Pola Oloixarac, convidada da Festa Literária de Paraty, quer estrear no Brasil um maiô de oncinha que comprou na loja do estilista Marc Jacobs. Trará também na bagagem um computador com uma pasta chamada O Brasil de Dilma, onde armazena músicas de Gal Costa e Caetano Veloso. É o que diz em entrevista à revista "Marie Claire" de julho.

JAZZ DO BEM
A cantora de jazz americana Jane Monheit se apresentou em jantar beneficente ao Tucca, associação que cuida de jovens e crianças com câncer. Luly, Fabio e Lucinha Vidigal receberam Carola Matarazzo, Claudia Epelman, Roberta Spera e Pierre Moreau, entre outros.

SENSO CRÍTICO

Reportagens e editoriais da "Folha Universal", jornal da Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, são usados como material de leitura na quinta série da Escola Estadual Gonçalves Dias, na zona norte de SP. A professora de redação, Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, diz que este é o único jornal que utiliza em sala. "Serve para formar senso crítico dos alunos. Mas não quero converter ninguém", diz.

LIVRE-PENSAR
A coordenadora pedagógica do colégio, Márcia Coltre Cordeiro, afirma que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo". O MEC afirma que a escolha do material de leitura complementar fica a critério do professor, que tem liberdade de adotar os livros, jornais ou revistas que julgar adequados.

CRESCIMENTO MÉDIO
Projeção da FGV-Rio, que a "Exame" publica nesta semana, mostra que até 2014 o contingente de pessoas que pertencem às classes A e B deve passar de 20 milhões para 31 milhões -um crescimento de 50%. O incremento da classe C será de 20%, saltando de 94,9 milhões para 113 milhões de pessoas.

BONECA
A arquiteta Brunete Fraccaroli vai ganhar da Mattel uma boneca Barbie com o seu rosto na próxima terça.

CURTO-CIRCUITO

Leon Cakoff comemora seu aniversário hoje com festa no Alto da Lapa, às 19h.

O espetáculo "Suma Daqui, Menino!" estreia hoje, às 16h, no Teatro João Caetano. Classificação etária: 6 anos.

Isaac Karabtchevsky rege hoje, às 21h, o terceiro concerto da temporada 2011 da Sinfônica Heliópolis na Sala São Paulo. Classificação: livre.

Marcelo Jeneci toca hoje, às 15h, na praça Dom José Gaspar, no Centro. Angela Ro Ro se apresenta às 16h. Classificação etária: livre.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: