quarta-feira, maio 04, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Verdes de manobra
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/05/11

Embora o governo de Dilma Rousseff esteja longe de compartilhar das opiniões de Marina Silva e das ONGs que a acompanharam ao Planalto sobre o Código Florestal, ninguém contestou a versão de que Antonio Palocci (Casa Civil) estaria "cem por cento em desacordo" com o texto de Aldo Rebelo (PC do B-SP).
O objetivo do silêncio foi sinalizar para o relator o descontentamento do governo com três pontos específicos: a) dubiedade na escolha de palavras (não está escrito, por exemplo, que é obrigatório preservar 30 metros ao lado de "cada margem" de um rio); b) delegação da fiscalização aos municípios; c) insistência em liberar as propriedades de até quatro módulos fiscais da obrigação de manter reserva legal.

Desfile 

Não foi por acaso que Palocci recebeu, junto com a ex-candidata do PV à Presidência, nada menos do que 14 representantes de entidades ambientalistas.

Calendário 
Na contramão das aparências, porém, até o início da noite o Planalto não jogava o jogo dos verdes -nem o da bancada do PT- em uma questão central: preferia que a votação, marcada para hoje, não sofresse novo adiamento.

Tempo real 
Durante as quase duas horas que os ministros explicavam suas posições sobre o código à bancada do PT, assessores mantinham linha direta com o Planalto, que ouvia o relato de Aldo Rebelo. Izabella Teixeira (Meio Ambiente) chegou a sair da sala para atender Palocci ao telefone.

Agronegócio 
Ao deixar a reunião, Izabella brincou: "Depois do código, vou virar produtora rural. Tudo o que se come neste país eu agora já sei onde se planta".

Mistério 
Observadores experientes do Congresso estão intrigados com a (até aqui) silenciosa reação da base aliada à solução bastante draconiana definida pelo governo para a questão dos "restos a pagar".

Caminho suave
O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), distribui na Câmara cartilha em que enumera vantagens do Regime Diferenciado de Contratação para Copa e Olimpíada e pede celeridade na votação da MP 521, relativa ao tema. O texto diz que a aprovação da medida servirá para aumentar o investimento estrangeiro nas obras desses eventos.

Mal me quer 
Sem deixar de se declarar muito entusiasmada com os desafios de seu mandato de senadora, Marta Suplicy enumerou, em apresentação ontem à bancada estadual do PT-SP, os elementos que a favoreceriam na disputa interna pela candidatura petista à prefeitura da capital em 2012.

Bem me quer 
Lembrando das obras que deixou na cidade, a ex-prefeita defendeu que o partido escolha o candidato com base em pesquisas. E citou Dilma como exemplo de que taxas de rejeição podem ser reduzidas no decorrer da campanha.

Sabatina 
O ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), outro pré-candidato a prefeito, encerra na próxima terça-feira o ciclo de reuniões com a bancada.

No automático 
O PT paulista proporá resolução contrária à realização de prévias como mecanismo de escolha de candidatos a prefeito em cidades administradas pelo partido em que há possibilidade de reeleição.

Povão 1 
Geraldo Alckmin (PSDB) vai implantar um núcleo de formação de técnicos para a área social no campus da USP Leste. Denominada Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, a unidade teve sua grade curricular concebida pelo Centro Paula Souza.

Povão 2 

No curso, agentes do governo paulista e das prefeituras aprenderão, entre outros ofícios, a elaborar projetos e mapear indicadores de vulnerabilidade. A ideia é incorporar os formandos ao gerenciamento dos programas de transferência de renda do Bandeirantes.

com FÁBIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio


"Obama eliminou Bin Laden, mas vejo que ele reencarnou no Brasil na figura de quem vai assumir o PSDB de São Paulo."
DO VEREADOR PAULISTANO GILBERTO NATALINI, recém-desligado do PSDB, sobre artigo em que o deputado estadual Pedro Tobias defende a "purificação" dos tucanos locais e prevê "novas dissidências" no partido.

contraponto

Forest Fashion Week

Ao final da apresentação, anteontem, do texto reformado do novo Código Florestal, um repórter perguntou se Aldo Rebelo estava descontente por ter feito algumas concessões aos ambientalistas durante as negociações para a votação do texto.
-Descontente eu estou é com a cor desta camisa!- brincou o relator, apontando para a peça verde que vestia.

Nenhum comentário: