segunda-feira, maio 23, 2011

MÔNICA BERGAMO - CHAMA O SÍNDICO


CHAMA O SÍNDICO
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 23/05/11

As construtoras envolvidas no projeto Minha Casa, Minha Vida vão propor ao governo um aumento na taxa arrecadada para a realização de trabalhos sociais no projeto. Elas querem que o percentual suba de 0,5% do valor dos imóveis para 2%. Em troca, as empresas assumiriam a administração e a manutenção dos prédios, evitando que se deteriorem. Elas argumentam que o risco é elevado, já que os futuros moradores dos imóveis não têm o hábito de viver em condomínio.

DOCE LAR
A presidente Dilma Rousseff (PT) está definindo com a equipe ministerial que cuida do Minha Casa, Minha Vida como serão os imóveis da segunda fase do programa. Está em estudo adotar energia solar para todas as casas e apartamentos, colocar cerâmica em pisos de cômodos que hoje não têm esse tipo de material e azulejos em todas as paredes do banheiro.

QUANTO CUSTA
A definição do acabamento dos imóveis parece detalhe, mas não é. Mudanças no material utilizado podem interferir no custo do programa, pois são multiplicadas por muitas unidades. E podem alterar também, segundo construtoras, o número de apartamentos que "cabem" no orçamento que já está destinado ao financiamento das construções.

COM LICENÇA
Bombardeada pela retirada do selo do Creative Commons, que permitia o uso livre do conteúdo, do site do MinC (Ministério da Cultura), a ministra Ana de Hollanda vai propor a criação de um sistema público de licenciamento para a internet.

A ideia da pasta é desenvolver um modelo para identificar o que já é de domínio público no ambiente digital e oferecer um meio de os autores disponibilizarem suas obras e definirem como poderão ser utilizadas na rede.

ARTE EM FOCO
O artista plástico e fotógrafo Newton Mesquita lançou livro de suas obras, com textos de amigos como Arnaldo Jabor e Paulinho da Viola, na Livraria da Vila dos Jardins. Foram à noite de autógrafos Luciana Gallo e o pintor Takashi Fukushima, com a neta Marianne, entre outros.

A PIANISTA
Aos 24 anos, Juliana d'Agostini tem um diploma de piano da USP e passagens por conservatórios nos EUA e na França. A pianista lança seu segundo CD, em que toca Schubert e Villa-Lobos com o contrabaixista romeno Catalin Rotaru. Mas diz não deixar de viver fora do erudito: "Adoro sertanejo! Chega no fim do dia e preciso sair, senão piro".

FESTA DO INTERIOR

O DEM-SP regionalizou as inserções televisivas que fará neste mês. Além da capital, haverá peças específicas com as lideranças do partido em Campinas, Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, São José dos Campos, Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto.

HORA MARCADA
E a executiva estadual do DEM deve apreciar em duas semanas o pleito do vereador Carlos Apolinário, da capital, que ameaçou deixar o partido se não tivesse espaço no órgão. Ele voltou atrás na decisão de sair e se lançou pré-candidato a prefeito de SP, mas não quis gravar as inserções de TV enquanto seu pedido não fosse avaliado.

PER AMORE
Gilberto Gil, que tem cidadania italiana, compôs a música-tema do Momento Itália/Brasil ao lado da italiana Irene Grandi. E ele também gravou depoimentos com Felipe Massa e Christiane Torloni para a divulgação do ano que promove as relações entre os dois países. A abertura da programação, em outubro, deverá ser com um espetáculo na Lapa, no Rio.

OLHA A PIZZA

E uma "guerra da pizza" entre restaurantes de Nápoles e de SP está nos planos dos organizadores do Momento Itália/Brasil. Um júri escolherá a melhor pizza.

LETRAS

O BNDES decidiu apoiar a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em julho. O banco diz que será o maior patrocínio já feito na área de marketing, em que apoia a realização de feiras e eventos, por exemplo. Os valores não foram revelados.

TRATOR

O ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, participa hoje em SP da destruição de 4.000 armas. O ato simbólico faz parte da assinatura de convênio entre o governo e a prefeitura para a campanha do desarmamento.

CURTO - CIRCUITO

O filme "Sonhos Roubados", de Sandra Werneck, terá pré-estreia em Paris amanhã, no cinema Accattone, com a presença da cineasta.

Benito Di Paula se apresenta com o filho Rodrigo Vellozo na quarta, às 21h30, e na sexta, às 22h, no Café Paon. Classificação etária: 18 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: