segunda-feira, maio 23, 2011

ANCELMO GÓIS - Mendigo exportação


Mendigo exportação
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 23/05/11

De olho na invasão de brasileiros em Nova York, um conterrâneo em apuros resolveu pedir esmola na esquina da Av. Madison com 60th. Dirige-se sempre ao público na língua de Pelé: “Por favor” e “Obrigado”.

E por falar...
Pelé será o garoto-propaganda do governo federal para divulgar a Copa do Brasil no exterior. 

Bilhões no mar
Dilma avisou a Cabral que não vai anular a licitação das 28 sondas da Petrobras, orçadas em uns US$ 22 bilhões. Mas todos têm que baixar o preço para igualar ao do Estaleiro Atlântico Sul, de Pernambuco, que ganhou a licitação anterior. 

Aliás, 
Tem gente em Brasília de olho no cargo de presidente da BR Distribuidora, atualmente nas mãos de José Lima Neto.

Ditadura de Franco
Hoje, a Alerj, por iniciativa da deputada Aspásia Camargo, homenageará Zuleika Alambert, 89 anos, ex-deputada paulista, que durante anos dirigiu a Juventude Comunista do Partidão. Ela iniciou a luta política ao lado de Heloísa Ramos, mulher de Graciliano Ramos, no porto de Santos, organizando boicote aos navios de bandeira espanhola na época da ditadura de Franco.

No mais

É como diz o economista Sérgio Besserman: 
— Vai ser braba esta semana na política depois que chutaram o Palocci da barraca.

Fim do mundo
Segundo reportagem da BBC News, após o assassinato de dois turistas britânicos e vários casos de violência, turistas ingleses estão evitando... Miami. Deve ser terrível viver numa cidade onde a violência afugenta turista.

Petrobras na Flip

A Petrobras é uma das patrocinadoras da Flip 2011, a ser realizada na primeira semana de julho em Paraty. Ano passado houve polêmica que atribuía a recusa da estatal em patrocinar a festa literária ao convite da Flip para FH fazer palestra sobre Gilberto Freyre,
o homenageado de 2010. 

Mas...
Na época a estatal disse que não aceitou o patrocínio por questão orçamentária e negou qualquer motivação política. Melhor assim.

Caetano esquecido
Deu no blog “Mancha de dendê não sai”. Quinta, num show em Salvador, Caetano Veloso cantava “Alegria, alegria”, quando... esqueceu a letra, no começo da segunda parte. Na maior calma, socorreu-se da plateia. “Como começa a segunda parte? Como é, alguém sabe?” O povo cantarolou e ele foi em frente, sob fortes aplausos. Não é fofo?

Rio e Moscou
Deu no “Financial Times”: as quatro cidades mais atraentes para se viver são Nova York, Rio, Istambul e Londres. Entre as piores estão Moscou e Dubai. 

Malas prontas
A paulista Loungerie, marca de lingerie, desembarca no Rio. Vai abrir uma loja no Leblon. 

Vida de rico
Fernando Barcellos, morador da Cidade de Deus que foi assistente de direção em “5xFavela”, quer fazer um documentário sobre a vida de Eike Sempre Ele Batista. Ele se diz cansado de ver filmes sobre pobres.

Segue...

Fernando levou o projeto até a OGX à procura do aval de Eike:
— Não quero que ele patrocine, não quero dinheiro dele. Quero é a sua autorização. 

Roupa de maconha

A grife Raiz da Terra lança no Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design que começa no Píer Mauá dia 30, uma linha de roupas feita de... maconha. O tecido foi importado da Índia e dos EUA. Ah, bom!

Cena carioca
Semana passada um guarda municipal, na esquina da Rio Branco e Sete de Setembro, no Rio, impressionado com a mulher, digamos, tanajura, declamou em tom cafajeste:
— A deusa tem permissão para transportar essa carga toda?
Há testemunhas.

Nenhum comentário: