terça-feira, maio 03, 2011

ILIMAR FRANCO - Selando a paz


Selando a paz
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 03/05/11

Depois de meses de guerrilha, por causa das nomeações na Funasa, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) e o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), devem acertar os ponteiros hoje. Eles devem jantar juntos com o novo presidente da Funasa, Gilson Queiroz Filho, e a nova diretoria. O objetivo é convencê- los, já que disputavam espaços entre si, a trabalharem juntos de agora em diante. 

Contra Serra, Marta é candidata
Este não era seu projeto inicial, mas a senadora Marta Suplicy (PT-SP) tem dito que é a única no partido capaz de derrotar o tucano José Serra na campanha para a Prefeitura de São Paulo. Argumenta que tem obras para mostrar na cidade, que administrou entre 2000 e 2004. Seus adversários, no entanto, citam a alta taxa de rejeição da ex-prefeita. A senadora precisa ainda conquistar para essa tese
o ex-presidente Lula. Os petistas dizem que ele é quem vai articular e definir a candidatura petista na capital de São Paulo. E, nas últimas vezes em que tratou do tema, sempre se posicionou por um nome novo.

Um ‘consenso’ forçado vai se chocar com a realidade no plenário: haverá disputa, ainda que seja majoritária a ‘santa aliança’ da oposição ruralista com a maioria da base do governo” — Chico Alencar, deputado (PSOL-RJ), sobre a votação do Código Florestal

BICADA.
 O ex-vice-governador paulista Alberto Goldman está cobrando, em seu blog, que o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, saia em defesa do ex-governador José Serra, por este estar “injustamente sendo acusado de contribuir para a formação do PSD”. A reação decorre de uma nota, assinada por Guerra, que defende o governador Geraldo Alckmin “das análises maldosas de que ele seria o responsável pelos problemas do PSDB no diretório da capital paulista e a saída de vereadores”.

Mais um
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, também vai deixar o PSB. Skaf conversou com integrantes da cúpula do PMDB na semana passada e ontem, por telefone, confirmou para o vicepresidente Michel Temer que vai se filiar ao partido.

Divisor
O grande embate na votação do novo Código Florestal, marcada para hoje, será a obrigatoriedade ou não das propriedades de até quadro módulos fiscais de terem reserva legal. O relatório de Aldo Rebelo (PCdoB- SP) derruba a exigência.

Recado
Numa roda de senadores, falando sobre o risco de seu caso ir para o Conselho de Ética, Roberto Requião (PMDB-PR) saiu-se com esta: “Eu fui pioneiro em muitas coisas na minha vida, mas, desta vez, vou ceder o lugar para o Aécio.” A “brincadeira” tem sido reproduzida por senadores do PMDB quando o assunto vem à tona. Requião tomou o gravador de um repórter e apagou seu conteúdo. Aécio, pego em uma blitz, recusou-se a fazer o bafômetro e estava com a carteira vencida.

Nas alturas
Um grupo de alpinistas que trabalham em plataformas de petróleo offshore vai instalar os novos vitrais da Catedral de Brasília, cuja reforma é patrocinada pela Petrobras. A previsão é que os trabalhos comecem amanhã e vão até agosto. 

Esquenta
A Fundação Ulysses Guimarães, do PMDB, faz workshop eleitoral quintafeira no auditório Nereu Ramos, na Câmara. Com a palavra
os estrategistas eleitorais Pete Giangreco (Barack Obama) e Mark McKinnon (George W. Bush).
 ADIAMENTO. A ex-senadora Marina Silva (PV-AC) está em campanha para adiar a votação do novo Código Florestal, marcada para hoje. 
 O PREFEITO de São Paulo, Gilberto Kassab, está construindo uma ponte entre o ex-presidente do PFL Jorge Bornhausen e o Palácio do Planalto.
 O VICE-GOVERNADOR do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), acaba de emplacar o superintendente da Funasa no estado, Marcos Monfarreg, na diretoria de Administração da instituição.

Nenhum comentário: