quarta-feira, maio 25, 2011

ILIMAR FRANCO - Queda de braço


Queda de braço
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 25/05/11

O Palácio do Planalto e o PMDB já começaram a se desentender no Senado por causa da votação do Código Florestal. O governo não aceita que o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que defende os interesses dos ruralistas, seja o principal relator do tema na Casa. Aceita apenas que ele relate o projeto na Comissão de Constituição e Justiça. “Não foi isso que o Renan (Calheiros) combinou comigo”, disse Luiz Henrique. O nome do governo é o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Dilma preocupada com Rio+20

Na reunião com ex-ministros do Meio Ambiente, a presidente Dilma demonstrou interesse quando Carlos Minc disse que, na organização da Rio+20, delegações estrangeiras têm expressado preocupação com a votação do Código Florestal. Ela quis saber
quais e ele citou Noruega e Alemanha. “Essa vai ser a única reunião da ONU da qual a senhora vai ser a anfitriã”, disse Minc, lembrando ainda o papel importante que ela desempenhou na Cúpula do Clima, em Copenhague. Ela também pediu mais informações quando José Carlos Carvalho disse que, no vale do Rio Doce, a produtividade da agropecuária caiu depois que houve desmatamento, por causa do empobrecimento do solo. 

"Eu sou ex-presidente. É melhor vocês tratarem isso com a presidente” — Lula, ao ouvir reclamações dos senadores do PT quanto à articulação política do governo.

FAZENDO ÁGUA. Diante da falta de consensos mínimos entre Câmara, Senado e os diferentes partidos, o ex-presidente Lula disse ontem, em almoço com senadores do PT, que uma Constituinte exclusiva pode ser a única saída para aprovar uma reforma política. Lula lamentou a cristalização da ideia de que a lista fechada é um interesse do PT; voto distrital, do PSDB; e distritão, do PMDB, o que acabou gerando um impasse. 

Distensão
O clima no PSDB ontem era de distensão. As conversas caminhavam para ceder a presidência do Instituto Teotônio Vilela ao ex-governador José Serra. A secretaria-geral permanece com o deputado federal Rodrigo de Castro (MG). 

Desburocratização

O Diário Oficial da União traz hoje decreto listando ações que serão incluídas como transferência obrigatória do PAC. Essas obras passam a ter regras mais simples de transferência de recursos para estados e municípios.

Motim
A bancada feminina no Senado está furiosa porque o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), será o relator, na Comissão de Constituição e Justiça, da proposta de emenda constitucional que estabelece o voto em lista fechada. Durante o debate, Jucá já se manifestou contra a proposta. O voto em lista é a forma mais fácil de estabelecer uma cota para mulheres na política, alternando candidatos dos dois sexos.

Cicerone
Circulando ontem pela Câmara, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) apresentava assim a atriz Christiane Torloni, interessada no Código Florestal: “Conhece minha aluna?”, perguntava ele, que foi seu professor de História no pré-vestibular.

Desigualdade
Pesquisa salarial sobre a remuneração de carreiras públicas mostra que o menor salário de um médico no Brasil é de R$ 497 e o maior, R$ 22.922. O estudo será divulgado esta semana, em Brasília, no IV Congresso Consad de Gestão Pública.
 O BRASIL Sem Miséria será lançado em 2 de junho. A ministra Tereza Campello discutiu o programa ontem com os governadores Cid Gomes (CE) e Ricardo Coutinho (PB). Dos extremamente pobres, 59% estão no Nordeste.
 O MINISTRO Nelson Jobim foi ao jantar, semana passada, dos dissidentes do PMDB no Senado.
● CORREÇÃO. Maurício de Sousa Barros, nomeado assistente do Ministério das Relações Institucionais, é servidor de carreira do Ministério do Planejamento. Foi um homônimo que disputou para vereador, pelo PT, em Londrina, em 2004.

Nenhum comentário: