domingo, maio 08, 2011

ILIMAR FRANCO - Excluídos


Excluídos
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 08/05/11

A ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) quer que o Brasil Sem Miséria, a ser lançado até o fim do mês, tenha ações afirmativas. “Na faixa da extrema pobreza, 75% são negros. Não tem como desconsiderar esse fato. É uma parcela que não conseguiu ser atingida pelas políticas públicas”, disse ela, repetindo os argumentos que têm usado para dentro do governo. De acordo com a OIT, 29% das jovens negras não estudam nem trabalham.

Serão 567 deputados e 102 senadores

Se o Congresso continuar permitindo a realização de plebiscitos para criar novos estados, o número de deputados deve pular de 513 para 567, e o de senadores, de 81 para 102. Na semana passada, a Câmara aprovou plebiscito para criação de dois novos estados
no Pará. Estão na fila outros quatro estados e três territórios. Os estados mais populosos do Brasil cada vez têm menos peso na tomada de decisões no Congresso, pois essas novas unidades estão para ser criadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste. A sub-representação da região mais populosa do país, a Sudeste, vai ficar ainda mais gritante. 

"O senhor tem um jeito rebolation, como se diz, de conversar” — Casildo Maldaner, senador (PMDB-SC), elogiando o jogo de cintura do ministro Alexandre Padilha (Saúde), em audiência pública no Senado

ALIANÇA. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (foto), e os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Anthony Garotinho (PR-RJ) almoçaram na semana passada para tratar da aliança no Rio no ano que vem. O tucano pediu para aguardar sua reeleição na presidência da sigla, em 28 de maio. Um empecilho é o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que quer ser candidato. A chapa teria Rodrigo e, na vice, Clarissa Garotinho (PR). 

Desabafo
Sobre a votação do Código Florestal, fala o relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP): “Os ambientalistas não têm voto aqui dentro. Se tiver uma votação sem acordo, não fica nada, é o estouro da boiada. Estou resolvendo o problema deles”.

Royalties
Os senadores dos estados não produtores estão trabalhando numa proposta nova sobre a divisão dos royalties do petróleo. Estão tentando encontrar um meio termo entre a lei em vigor e a proposta vetada pelo presidente Lula.

Uma cena na hora do recreio
A direção do PMDB estava reunida, quarta-feira, com o deputado Gabriel Chalita (SP) e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, quando perguntaram ao vice-presidente Michel Temer: “Como vai o Papa Bento XVI? O que o ele achou da vinda do Chalita para o PMDB?”. Sem vacilar, Temer respondeu: “O Papa me chamou de lado e disse: ‘Michel, foi uma boa escolha, ele vai ganhar as eleições para a prefeitura de São Paulo’”. Fecha o pano.

Estacionamento
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara vota, quarta- feira, a proibição da cobrança de estacionamento em shoppings. Semana passada, 25 votaram a favor e três contra, mas não houve quórum. O PSDB e o DEM são contrários.

Público interno
Depois da visita ao Paraguai e ao Uruguai, a presidente Dilma Rousseff deve dar uma pausa na sua agenda internacional. Ela está sendo aconselhada a priorizar viagens pelo país. Não há datas ainda para as idas aos EUA, Bulgária e Turquia.
 MULHERES. A Marcha dos Prefeitos terá neste ano uma conferência nacional de primeiras-damas. O assunto principal será câncer de mama. O evento acontece na quarta-feira.
 O MINISTRO Antonio Patriota (Relações Exteriores) está no Egito, participando de reunião da Liga Árabe. Em debate, a ação militar da Otan na Líbia.
● PREVENDO que dificilmente o voto em lista será aprovado, senadoras já debatem alternativas para aumentar a participação das mulheres na política. A comissão de reforma política do Senado aprovou lista alternada entre homens e mulheres.

Nenhum comentário: