domingo, maio 08, 2011

CELSO MING - Inflação e salário


Inflação e salário
CELSO MING
O ESTADO DE SÃO PAULO - 08/05/11
Em seu depoimento de quinta-feira no Senado, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, tentou argumentar que o estouro da meta da inflação antes do fim deste ano não teria lá muita importância, porque o único compromisso do Banco Central é cumprir a meta apenas ao final de dezembro.

O estouro da meta, que ficou caracterizado já em abril, deverá ser aprofundado nos próximos meses. Pelo menos até novembro vai ser muito difícil não ter uma inflação em 12 meses até acima dos 7%. O problema é que a dinâmica da inflação não respeita o calendário gregoriano a que se apega Tombini.

São duas as consequências mais importantes que tendem a realimentar a inflação, e não a esvaziá-la, como gostaria a equipe econômica.

A primeira delas é a disparada remarcatória por parte da indústria que vem vindo aí. Se a demanda estivesse em retração, haveria certo risco de que essas remarcações "não colassem" e de que, ao contrário, punissem os agentes econômicos com encalhes de mercadoria ou adiamento de prestação de serviços. Mas não é o que acontece. Numa economia aquecida, o mais provável é que o próprio ritmo da demanda sancione as remarcações.

O outro risco é o de que a inflação passe a ser realimentada pelos reajustes salariais. Não é apenas o reajuste do salário mínimo, da ordem de 14% a partir de janeiro, que aponta para uma forte puxada dos custos das folhas de pagamentos. É também a nova safra de negociações salariais dos sindicatos mais importantes, que começará em julho, e que, num ambiente de forte escassez de mão de obra, tende a puxar para cima a renda e, em seguida, a inflação. O primeiro a chamar a atenção para o risco da volta da espiral preços-salários foi o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tenta desmenti-lo pela pior maneira, ou seja, avisando que esses reajustes são benéficos para a economia, o que soa como autorização para que aconteçam. "Esse aumento do salário mínimo (de 14% em janeiro) é mercado, é consumo, é estímulo à produção e ao investimento", declarou terça-feira, perante a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

É altamente improvável que essa retórica seja sustentada ao longo dos próximos meses, quando acontecerão as negociações salariais de importantes categorias profissionais, como petroleiros, bancários e metalúrgicos (veja tabela). Nem o cronograma nem a dinâmica das negociações salariais dessas datas-base têm compromisso com o cumprimento da meta de inflação apenas ao final do ano a que se aferra Tombini.

Em todo o caso, se é verdade que a decisão do governo Dilma é dar absoluta prioridade ao combate à inflação, não pode assistir indiferente à escalada dos custos, especialmente na área dos serviços, onde a folha de pagamentos é, em geral, o item mais importante.

Isso significa que a escalada da inflação não está abrindo apenas uma frente de contestação à política econômica do governo Dilma. Vai exigir que o governo se posicione em relação ao cumprimento da grande prioridade, que é o contra-ataque à inflação. E isso pode abrir alguma fissura no apoio dos dirigentes da atual República Sindicalista ao jogo remarcatório dos sindicatos.

Nenhum comentário: