domingo, maio 29, 2011

ANCELMO GÓIS - Libera, João


Libera, João
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 29/05/11

Está suspenso o livro que a Cosac Naify faria sobre João Gilberto, que completa 80 anos dia 10 de junho. É que o músico ainda não
autorizou, e a orientação do departamento jurídico da editora é segurar o projeto. 

Na terra de Sarney 
No leilão para termoelétrica a gás que a Aneel promove em julho, Eike Sempre Ele Batista vai entrar com um projeto de usina no Maranhão que usará matéria prima da própria EPX. 

Ela disse não
Paola Oliveira, a linda atriz, recusou R$ 1 milhão, mais participações nas vendas, para posar nua para a “Playboy”. 

Mr. Milton

Milton Nascimento, o grande cantor, vai fazer uma turnê pelos EUA e pelo Canadá, em junho, com destaque para duas grandes presentações. Uma, dia 24, na badalada sala Rose Hall, do Lincoln Center, em Nova York, com vista para o Central Park. Outra, no
dia seguinte, no Festival de Jazz de Montreal. Depois, nosso artista segue para São Francisco e Seattle.

País dos ‘gatos’
Um parceiro da coluna é testemunha. Outro dia, num aniversário na casa de festas Splum, em Vila isabel, no Rio, o animador bradou para crianças e pais:
— Eu tenho “gatonet”! Pago R$ 30. Mas quem não tem?! Pode levantar a mão aí quem tem, gente!
Uns cinco pais levantaram.

Viva Daniela! 

Daniela Mercury acaba de adotar uma menina de 2 anos num orfanato na Paraíba. E já quer adotar uma outra, no mesmo abrigo. A cantora baiana tem dois filhos, Gabriel e Giovanna, de seu primeira casamento.

Retratos da vida
Acredite. Quinta, numa reunião de pais de alunos do Colégio Pedro II, no Humaitá, no Rio, um dos assuntos foi o caso de um menino de 9 anos que, na frente da turma, disse ao professor de educação física que não jogaria bola porque... é gay. O garoto, desde o episódio, sofre bullying dos colegas. 

Segue...

O burburinho tomou a reunião. Uma mãe, evangélica, exclamou, exaltada: “Isto não é coisa de Jesus!” Houve discussão, com alguns dizendo que a reação da mulher era preconceituosa. O caso foi levado à direção. 

Cacá, a homenagem 
O festival Douro Film Harvest, mostra internacional de cinema, em setembro, em Portugal, vai prestar tributo a Cacá Diegues, mestre do cinema brasileiro. Serão exibidos cinco filmes do diretor. 

Morro de São Bento
Uma reportagem de Isabel Butcher no GLOBO revelou o esforço de parentes do pintor Eliseu Visconti (1866-1944) para descobrir o paradeiro de 45 obras do grande artista, para uma exposição na Pinacoteca de São Paulo, em novembro. A matéria rendeu frutos. Descobriu- se o destino de quadros como “Juventude” e “Ladeira dos Tabajaras” e, agora, (veja a reprodução) “O entorno do Morro de São Bento”, de 1887. 

Segue...

A dona da obra, que mora no Rio, entrou em contato a família do gênio dos pincéis e informou o paradeiro do quadro. Segundo Tobias Visconti, neto do artista, é uma das primeiras telas datadas pelo pintor. 

Pane no ônibus
A Rádio Rodoviária diz que os irmãos herdeiros da Viação 1001, no Rio, estão em pé de guerra. A ponto de seus ônibus com rota pela Via Lagos já não pararem mais no restaurante e lanchonete Graal, que tem entre os sócios uma das herdeiras. A Graal sentiu o baque e teria até demitido funcionários.

‘Hey, Jude’

De um catador de latinhas para a mulher que o acompanhava, quinta, perto do Engenhão: — Se esse Pou Macaco cantar mais uma vez aqui, a gente consegue comprar nossa casa! Há testemunhas.

Nenhum comentário: