quinta-feira, abril 14, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Vai encarar?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/04/11


Se o Planalto ainda tinha dúvida da necessidade de ceder quase tudo aos congressistas na questão dos "restos a pagar", ela se dissipou na votação da MP que libera o aporte de recursos públicos ao projeto do trem-bala. Na véspera, senadores da base questionaram publicamente a alegada falta de dinheiro para executar convênios de anos anteriores -ontem, sete votaram contra a MP. O PMDB liberou sua bancada.
Para justificar as concessões -garantia de pagamento de todas as obras já iniciadas e adiamento, de 30 de abril para 30 de dezembro, do prazo de validade dos convênios-, o governo dirá que o aumento na arrecadação lhe permitirá arcar com essa conta.

Blindagem 
Em requerimento que arrepiou governistas e oposicionistas, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) propôs à comissão de Orçamento a restrição a emendas desprovidas de lastro e viabilidade técnica. São seis medidas contra crises como a dos "restos a pagar".

Resolvido 
O interino Dirceu Barbano será confirmado na presidência da Anvisa tão logo Dilma volte.

Tira... 
A decisão de mover o petista Mário Moysés da presidência da Embratur para a Autoridade Pública Olímpica, na condição de número dois de Henrique Meirelles, está consolidada no governo. O problema é definir o nome do PMDB que herdará a estatal de turismo.

...põe 
José Maranhão (PB) não topou. Hélio Costa (MG) quase ninguém quer. O Planalto vê com simpatia o ex-deputado Rocha Loures (PR). A bancada da Câmara prefere Colbert Martins (BA), hoje instalado numa secretaria do Ministério do Turismo.

Em expansão 
A CEF foi avisada de que o Ministério da Fazenda pretende criar 11 novas diretorias no banco.

Que tal? 
Em conversa com a bancada do PT, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) sugeriu a possibilidade de o texto do novo Código Florestal, prestes a ser aprovado na Câmara na forma desejada pelos ruralistas, sofrer mudanças no Senado.

Esticada 
Encerrada a missão na China com Dilma, Antonio Patriota seguirá para o Japão numa visita de solidariedade. O chanceler terá encontros com brasileiros afetados pelo terremoto.

Estudo do meio 1 
Em sua terceira incursão político-eleitoral por São Paulo em menos de um mês, Fernando Haddad falou ontem a deputados, prefeitos e professores. O ministro da Educação já percorrera os extremos sul e leste da capital no final de março, em agendas patrocinadas pela direção do PT-SP e pelos deputados Paulo Teixeira e Vicente Cândido.

Estudo do meio 2 
Estranho à base partidária, Haddad foi questionado sobre dificuldades para implantar creches e escolas técnicas federais e instado a reativar o escritório paulista do MEC. Na Assembleia, renovou promessas de recuperação salarial do professorado.

Não mesmo? 
Nome do coração de Lula para a prefeitura, Haddad recebeu no início do mês, em Brasília, a direção do PT paulistano, à qual rejeitou a intenção de ser candidato. A negativa será reportada em congresso da sigla a partir de amanhã.

Tudo de novo 
Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), outro petista cotado para 2012, fará périplo pela capital em 2 de maio.

Parceria 
A direção nacional do DEM se aliou ao PTB paulista na tentativa de dificultar o registro do PSD de Gilberto Kassab. Petebistas reivindicam a "patente" da sigla, dissolvida em 2003.

Cárcere 
A retomada do cronograma de instalação de novos presídios no interior já incomoda Geraldo Alckmin. Em menos de uma semana, o tucano enfrentou manifestações contrárias em Registro e Tremembé. O governo alega que a meta é desativar as cadeias públicas provisórias.

com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"A discussão sobre foco no povão ou na classe média tem um vício de origem. Classe média é o nome que se dá ao povão no pós-Lula."
DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre debate acerca dos rumos do PSDB proposto em artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

contraponto

Separados no nascimento
Entre deputados do PT que tiravam fotos ao lado do novo presidente do Incra, Celso Lacerda, Eudes Xavier chamava a atenção pela semelhança física com a estrela maior da atual legislatura. Empolgado com o resultado de seu trabalho, o fotógrafo se aproximou de um deputado e fez a oferta:
-Quer usar sua foto com o Tiririca?
Um colega de Xavier entrou no meio e esclareceu:
-Não é o palhaço, meu caro. Mas ambos, além de parecidos, são do Ceará. É difícil mesmo distinguir.

Nenhum comentário: