quinta-feira, abril 14, 2011

ILIMAR FRANCO - Mais um na festa


Mais um na festa 
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 14/04/11

Os parlamentares, principalmente os da oposição, que ingressaram no PSD têm a expectativa de indicar nomes para os cargos de segundo escalão do governo federal. Os partidos aliados, no entanto, não querem abrir espaço para os novos. Alegam que só têm direito a cargos os partidos que votaram na presidente Dilma Rousseff nas eleições, e que o PSD vai precisar antes mostrar serviço, para depois começar a reivindicar posições.

Com a palavra, Fernando Henrique
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escreve sobre as reações ao seu artigo para a revista “Interesse Nacional”. 1. Sobre desistir do povão: “Como se alguém que ganhou as eleições presidenciais duas vezes no primeiro turno (e contra Lula) fosse ingênuo a este ponto!”. 2. Sobre a reação crítica dos aliados: “É de doer que políticos da oposição deixem de lado o conjunto dos argumentos e das propostas que fiz no artigo e, antes de o lerem, façam coro ao petismo, colocando-me como um insensato que despreza o voto das parcelas mais desfavorecidas da população. Fariam melhor se lessem com mais calma o que escrevi”. 

"Os ruralistas não têm a força que apregoam” — Alessandro Molon, deputado federal (PT-RJ), sobre a rejeição, ontem, no plenário da Câmara, de emenda que isentava de impostos insumos para produzir glifosato

MIMO. A criação de uma CPI na Câmara para investigar a CBF não decolou. Dezenas de deputados retiraram suas assinaturas, inviabilizando a iniciativa. Eles receberam uma camisa oficial da seleção acompanhada de bilhete do presidente da entidade, Ricardo Teixeira, que dizia: “Receba, ilustre deputado, os meus agradecimentos pela hospitalidade com que fui recebido, quando da minha estada em Brasília, no dia 29 de março”. 

CPMF

Está prevista para o fim do mês a conclusão de estudo da FGV sobre a gestão de recursos na área da Saúde. A partir daí, o governo decidirá se vai apoiar ou não a recriação da CPMF na votação da regulamentação da Emenda 29.

Parlasul

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou ontem parecer do deputado Dr. Rosinha (PT-PR) estabelecendo eleições diretas para o Parlamento do Mercosul em 2014, com lista fechada e financiamento público. São 75 vagas.

Primeiro aeroporto privado no Nordeste
O Rio (Galeão) e São Paulo (Viracopos) perderam. O primeiro aeroporto, de carga e passageiro, a ser concedido à iniciativa privada será o de São Gonçalo do Amarante (RN). O TCU aprovou ontem o modelo de edital. A Anac deve publicar na última semana de abril o edital de concorrência. O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), relatou que serão investidos R$ 1 bilhão na construção e na operação do novo aeroporto.

Negócios
As principais áreas de interesse da missão comercial chinesa que virá ao Brasil no mês que vem são: energia, infraestrutura para as Olimpíadas de 2016 e inovação tecnológica. E o Brasil quer ter relações bilaterais com a China.

Dissidentes
Na votação da admissibilidade da medida provisória que garante financiamento para o trem bala, sete senadores da base votaram contra. O placar foi 46 x 19. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), esperava resultado pior.

 QUASE RESOLVIDO. O ex-governador Orlando Pessuti (PMDB-PR) deve integrar o Conselho de Itaipu e indicar um diretor da empresa binacional. 
 O OUVIDOR da Câmara, Miguel Corrêa (PT-MG), fará audiência pública, dia 29, na Assembleia Legislativa do Rio, para ouvir a opinião dos cidadãos sobre temas em debate na Casa.
● REFORMA. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) vai propor sabatina para diretor-geral e secretário-geral da Mesa Diretora do Senado. Ele integra a comissão de reforma administrativa da Casa.

Nenhum comentário: