segunda-feira, abril 18, 2011

MÔNICA BERGAMO - SINAIS DE FUMAÇA


SINAIS DE FUMAÇA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 18/04/11

Está diminuindo relativamente o número de homens que fumam de forma intensa, os considerados "heavy users", na linguagem técnica dos médicos. Este grupo, que consome mais de um maço de cigarros por dia, caiu nos últimos cinco anos, de acordo com pesquisa que o Ministério da Saúde divulga hoje. Foi de 6,3% da população masculina adulta para 5,6% em 2010. Já entre as mulheres, a proporção cresceu no mesmo período, de 3,2% para 3,6%.

SINAIS DE FUMAÇA 2

Em vários perfis de fumantes, o número de homens que deixam o vício vem subindo, enquanto o percentual de mulheres tende a se manter. Os técnicos do ministério sugerem que campanhas anti-tabagistas sejam direcionadas às consumidoras.

PECADO CAPITAL

As capitais com o maior número de "fumantes pesados" do país são Porto Alegre (9%), Rio Branco (6,9%) e Campo Grande (6,8%).

A cidade de São Paulo, com 5,8% de adultos que fumam mais de 20 cigarros por dia, está acima da média nacional, que é de 4,5%.

EM CASA

Sondado pelo PSD de Gilberto Kassab para deixar o PSDB, o deputado federal Walter Feldman decidiu permanecer no ninho tucano, apesar de descontente.

Ele vai passar um tempo em Londres como "correspondente" da Prefeitura de São Paulo para ver de perto os preparativos dos Jogos Olímpicos de 2012.

LEI DE MURPHY
Fernando Henrique Cardoso deixou escapar um erro de português no polêmico artigo em que sugere que o PSDB desista de tentar priorizar a conquista do "povão" e das "massas carentes e pouco informadas". Ao comentar a situação econômica, ele diz que "existe -ou existiu até a pouco- certa folga fiscal". O correto é "existiu até há pouco", com H, já que o sentido é "faz pouco tempo".

LEI DE MURPHY 2

O texto foi distribuído para sites e blogs e também pelo PSDB, que até o fim da semana exibia a peça com o erro em sua página na internet. No site da revista "Interesse Nacional", o artigo de FHC foi publicado sem o erro.

ANJO NA JUSTIÇA

Ana Lucia Niemeyer, neta de Oscar Niemeyer e diretora de sua fundação, vai denunciar o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ao Iphan por ter instalado uma estátua no prédio da corte sem autorização do avô, que o projetou. "Santo Anjo", de Gotfredo Thaler, foi doada a um dos ministros da Corte em 2007. Para Ana Lucia, "a estátua não é compatível com a arquitetura do prédio". O STJ afirma que a obra foi colocada no interior do edifício, sem afetar suas instalações.

CINQUENTONA GENTE BOA

A Apae de SP comemorou 50 anos com show de Luiza Possi, no Leopolldo Jardins; a fundadora da instituição, Jô Clemente, esteve na festa com seu filho Cassio Clemente; a secretária estadual Linamara Rizzo também passou por lá.

ABRAM AS CORTINAS
Depois de uma temporada no Rio, o espetáculo "O Deus da Carnificina, uma Comédia sem Juízo", da dramaturga francesa Yasmina Reza, estreou em São Paulo no Teatro Vivo. Os atores Paulo Betti, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz e Orã Figueiredo integram o elenco. A montagem brasileira tem direção de Emilio de Mello.

CURTO-CIRCUITO

O Ateliê Carla Caffé lança amanhã o livro e obra de arte "A(e)rea Paulista". A partir das 19h, no Espaço Tijuana, em Higienópolis.

O bingo beneficente Olea do Bem, em prol da Associação de Amigos do Menor pelo Esporte Maior, acontece hoje no Olea Mozzarella Bar, a partir das 12h.

Alunos da Trevisan Escola de Negócios fazem até quinta-feira um curso de extensão em estratégias de marketing em Roma.

GAROTA-PROPAGANDA

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor instaurou um processo administrativo contra o SBT. O órgão do Ministério da Justiça acusa a TV de fazer merchandising disfarçado em jogos do programa "Sábado Animado", apresentado pela menina Maisa, de nove anos.

GAROTA-PROPAGANDA 2
"Quando a apresentadora grita "Barbie!", "Barbie!", não está gritando "boneca!". É uma marca, um patrocinador. Está vendendo", diz Juliana Pereira, diretora do departamento. O SBT afirma que não tem contrato de merchandising para dar prêmios nos programas infantis.

SEM CALÚNIA

O Ministério Público indeferiu recurso que Airton Valadão Júnior, irmão e ex-empresário de Nasi, movia contra o cantor por calúnia e difamação. Valadão Júnior citava trechos de entrevistas dadas por Nasi em que ele o acusava de ter "arquitetado" sua internação em uma clínica de reabilitação. E dizia: "O cara me enganou, me difamou, me caluniou". Para o MP, as frases configuram apenas "críticas veementes". Valadão Júnior vai recorrer.

É O AMOR

Amanhã, quando o relógio marcar meio-dia, a música "É o Amor", primeiro sucesso de Zezé Di Camargo & Luciano, tocará em rádios dedicadas ao gênero sertanejo no país. Será uma homenagem aos 20 anos da dupla, lançada no mesmo horário, em 1991, na Rádio Terra de Goiânia.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: