segunda-feira, abril 18, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Grupo investe em arame para setor automotivo
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 18/04/11

A ArcelorMittal avança, neste ano, em um projeto de ampliação de 40% da capacidade produtiva de sua joint venture no Brasil com o grupo belga Bekaert.
O setor de trefilaria da ArcelorMittal Aços Longos receberá mais de R$ 130 milhões. O aporte é feito por meio da Belgo Bekaert Arames, parceria entre a ArcelorMittal e o grupo belga, que tem participação de 45%.
Com oito unidades industriais no Brasil, instaladas em Minas Gerais, São Paulo e Bahia, a capacidade de produção é de 855 mil toneladas por ano de trefilados.
A trefilaria, que processa aço, é uma unidade produtora de arames para usos industriais, em setores como construção e agropecuária.
O aporte atual deve abastecer o aumento da demanda no país, segundo Augusto Espeschit, presidente da ArcelorMittal Aços Longos para a América Central e a do Sul.
"Temos um aumento do consumo de aços longos projetado para os próximos cinco anos em torno de 9%", diz.
A fabricação de arames para pneus está no foco.
"Se considerarmos o crescimento da produção de carros no Brasil, além dos que já estão rodando, há muito mercado. Uma parte importante do investimento vai atender a linha automotiva."
Espeschit também organiza hoje o principal aporte do grupo no país, a expansão da ArcelorMittal Monlevade. O projeto, de US$ 1,2 bilhão, vai dobrar a produção anual para 2,4 milhões de toneladas de aço bruto.

Empresas do setor elétrico pagam melhores dividendos
Das dez empresas que pagaram os melhores dividendos nos últimos 12 meses, quatro são do setor de energia e três do de telecomunicações, segundo a consultoria Economatica.
As ações preferenciais da Eletropaulo ficaram em primeiro lugar -pagaram 22% de "dividend yield" (total de dividendos e juros sobre o capital próprio pagos dividido pelo preço da ação).
"Nesses setores, os investimentos já foram feitos e os parques, depreciados. É normal que haja um volume grande no caixa para ser devolvido aos acionistas", diz o estrategista de renda variável do HSBC Carlos Nunes.
Lucas Brendler, analista de investimentos da corretora Geração, afirma que os investidores mais conservadores e que já possuem patrimônio continuam apostando nesse tipo de papel.
"São aqueles [investidores] que querem manter sua renda e garantir um excelente produto para momentos de adversidade", diz.
Diante do resultado do levantamento, a Eletropaulo afirmou que sua prioridade é melhorar sua performance operacional. Acrescentou que os dividendos refletem o trabalho realizado.
A Telefônica, empresa da qual faz parte a Telesp, afirmou que não tem uma política de distribuição de dividendos e que eles são pagos de acordo com o lucro gerado.

VIRTUAL
A região Norte foi a que mais ganhou espaço na internet nos últimos três meses, embora permaneça como a que menos acessa a rede, segundo estudo da Serasa Experian, a ser divulgado hoje.
A região é responsável por 3,24% das visitas feitas no Brasil a páginas da web -crescimento de 19,12%.
O Sudeste manteve a liderança, com 61,25% dos acessos, alta de 0,22%. O Sul, permaneceu na segunda posição, com 16,04%.
Centro-Oeste e Nordeste recuaram. De 7,48% para 7,12% e de 12,92% para 12,35%, respectivamente.

BRASIL PROTECIONISTA
Brasil e Argentina estão entre os três países que mantêm mais medidas restritivas a produtos da UE (União Europeia), segundo dados do GTA (Global Trade Alert).
Apenas a Rússia tem hoje mais ações protecionistas contra o bloco que os dois sul-americanos.
Mercosul e UE mantêm negociações desde 1999, mas não conseguem chegar a um acordo comercial e, nesta semana, os europeus reclamaram das decisões argentinas.
No caso do Brasil, foram elevadas as tarifas para importação de artigos de couro, brinquedos, tecidos, peixes, turbinas para produção de energia eólica, entre outros.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: