sábado, abril 09, 2011

MÔNICA BERGAMO - MAPA DA PAZ


MAPA DA PAZ
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 09/04/11

Anunciada há várias semanas, quando foi lançado o Mapa da Violência, a campanha pelo desarmamento ainda é um rascunho no papel. A DM9, agência do Ministério da Justiça encarregada de fazer as peças publicitárias, ainda busca "um mote" para desenhá-la e colocá-la no ar. "Mais do que filmes, é preciso ter um projeto amplo para mobilizar as pessoas", diz Sergio Valente, presidente da empresa. A tragédia do Rio pode acelerar a confecção dos anúncios.

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Para o sociólogo Renato Alves, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, hoje o Brasil tem uma ampla cobertura escolar, mas como "a qualidade não é a contento, as escolas viram espaço de conflitos". "A sociedade é muito mais plural e as diferenças são mais demarcadas. Num espaço onde você não tem condição de educar para lidar com as diferenças, os conflitos se tornam mais crônicos e acabam em violência", diz.

METRÔ CHAPA QUENTE
Um grupo de 50 ex-funcionários pretende processar o Burdog. A unidade da lanchonete em Santo Amaro, onde trabalhavam, fechou há uma semana. O imóvel foi desapropriado para expansão da linha 5 (Lilás) do metrô, e a equipe foi demitida. A gerência da casa diz que a indenização trabalhista deve ser paga pelo Metrô. A estatal diz que "somente se indeniza perda de propriedade".

PINCEL
O escritor e jornalista Ignacio de Loyola Brandão lançará na segunda a biografia de Ruth Cardoso em Araraquara -os dois nasceram lá. Ele deve usar uma caneta Montblanc Dostoevsky em homenagem à ex-primeira-dama ou uma Meisterstück grená, cor da Ferroviária, time local. Fernando Henrique Cardoso confirmou presença.

QUEM MANDA
Em uma conversa com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a procuradora de Justiça Luiza Eluf citou a vice-presidente da Casa, Marta Suplicy (PT-SP), mas foi interrompida. "Vice, não. Ela é a presidente deste Senado", respondeu Sarney.

ARRASTA-PÉ DE ESTRELAS
Fotos Rodrigo Capote/Folhapress

Cauã Reymond
O cantor Dominguinhos foi a atração da festa de lançamento de "Cordel Encantado", próxima novela das seis da TV Globo, anteontem, no Porto Alcobaça, em SP. Os atores e a diretora Amora Mautner conferiram um clipe com cenas da trama de Thelma Guedes e Duca Rachid.

O NOVO CHE

Pôsteres reproduzindo grafites do inglês Banksy decoram as lojas da grife Mandi em shoppings. No site do artista, que foi indicado ao Oscar com o documentário "Exit Through the Gift Shop", lê-se: "Usar imagens das obras para sua própria arte ou mercadoria e fazer passar por obra "oficial" ou autêntica de Banksy é ruim e muito errado".

A marca diz que colocará uma placa dizendo "We love Banksy", para dar crédito.

BALZAQUIANA
A top Alessandra Ambrósio comemora seu aniversário de 30 anos hoje com festa à beira da piscina no clube Marquee, em Las Vegas.

ESTRELADO
Os alunos que frequentarem o curso de gastronomia montado pelo chef Alain Ducasse na Universidade Estácio de Sá, em SP, poderão estagiar em um dos 27 restaurantes do francês espalhados por oito países. Ducasse possui três estabelecimentos agraciados com estrelas no guia "Michelin".

CURTO-CIRCUITO

Lucilia Diniz dará hoje uma festa de aniversário para o cabeleireiro Marco Antônio De Biaggi, no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

A joalheira Renata Porto abrirá seu ateliê na Vila Madalena, hoje e amanhã, para crianças fazerem desenhos que usará como base para sua próxima coleção.

Os livros importados da rede Livraria da Vila estão com desconto de 20% a 60% neste fim de semana.

A galeria Mendes Wood abre hoje mostra com esculturas de Kevin Francis Gray.

O artista Dacio Pinheiro vende acervo de DVDs e livros na Juisi By Licquor, às 11h.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: