quarta-feira, abril 13, 2011

ILIMAR FRANCO - Esforço final


Esforço final
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 13/04/11

Para evitar a divisão dos aliados na votação do Código Florestal, o presidente em exercício, Michel Temer, faz reunião hoje com líderes da Câmara para tentar acordos pontuais. Amanhã, será a vez de o governo tentar unificar sua posição. Os ministros Wagner Rossi (Agricultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) vão se reunir com Antonio Palocci (Casa Civil). O governo quer reduzir ao máximo as questões que serão decididas no voto.

A coligação nas eleições proporcionais
Mesmo que a reforma política não saia do papel, os maiores partidos vão fazer um esforço para aprovar pelo menos o fim das coligações nas eleições proporcionais. Seus dirigentes acreditam que essa mudança vai fortalecer os grandes e enxugar o quadro partidário. O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) fez uma simulação, aplicada às eleições de 2010, mostrando que seis dos 22 partidos que têm representação na Câmara não elegeriam deputados. A bancada do PT, que é de 88, seria de 110 deputados. A do
PMDB pularia de 78 para 109, e a do PSDB, de 53 para 63. Os demais ficariam menores.

"É um equívoco. A oposição não tem que abrir mão de ninguém” — Roberto Freire, deputado federal (PPS-SP), sobre tese de FH de que a oposição deveria desistir de conquistar as camadas mais pobres

REAÇÕES. O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), não gostou da receita do ex-presidente FH para a oposição. “É ruim fazer política excluindo uma camada da população. Nunca vi ninguém em política abrir mão de falar para toda a sociedade”, disse. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou: “Sou mais otimista em relação à aproximação com as classes C e D”. Mas adverte que o artigo é complexo e, por isso, é um risco pinçar uma ou outra expressão, ou uma ou outra afirmação do texto.

Contramão
A tese do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de que a oposição deveria desistir de conquistar as camadas mais pobres do eleitorado, vai na contramão do plano do PSDB de se reestruturar na Região Nordeste do país.

Polêmico
Esta foi a segunda vez, no passado recente, que ideias defendidas pelo ex-presidente Fernando Henrique desagradaram à oposição, preocupada com resultados eleitorais. A primeira foi a defesa da legalização da maconha.

Anabolizando o PSD

Além dos tucanos, petistas e integrantes do governo também estão tratando de inflar o PSD de Gilberto Kassab. Consta que o governador Marcelo Déda (PT-SE) teria sugerido ao deputado Laércio Oliveira (PR) que fosse para o PSD. Que foi gente do governo petista que convenceu o governador Omar Aziz (PMN) a entrar no PSD. Os partidos médios que apoiam o governo Dilma Rousseff, como o PP, o PR e o PTB, estão apreensivos. 

Dividendos
O Brasil receberá uma missão comercial chinesa, em maio, como desdobramento da visita da presidente Dilma, acompanhada de empresários, àquele país. O Brasil quer que eles comprem produtos de maior valor agregado.

Sedução

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) deu de presente ao ministro do Comércio chinês, Chen Deming, anteontem, uma camisa da seleção brasileira autografada por Robinho. Pimentel está na comitiva da presidente Dilma.

 O EX-DEPUTADO Rocha Loures (PMDB-PR) entrou na lista dos que podem ser nomeados para a presidência da Embratur. Seu destino era a vice-presidência. 
 O GOVERNADOR Wilson Martins (PSB-PI) quer emplacar o irmão, Rubens Martins, numa das diretorias da Codevasf.

● O SECRETÁRIO de Saúde do município de São Paulo, Januario Montone, reage às críticas do DEM sobre a mortalidade materna: “O último índice nacional é de 2007. Foram 77 óbitos de mulheres/100 mil nascidos vivos. O da cidade de São Paulo foi de 59,5 óbitos/100
mil e no ano passado foi de 42,4 óbitos/100 mil”.

Nenhum comentário: