quarta-feira, março 09, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Fundir para quê?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 09/03/11

Veteranos do Congresso estimam em 25 o número inicial de deputados federais do partido a ser criado por Gilberto Kassab. Cerca de 15 deixariam o DEM com o prefeito paulistano. Os demais viriam de outras legendas. Aí reside a maior perspectiva de crescimento do PDB. Pois a nova agremiação pode servir não apenas de biombo para oposicionistas em debandada como para reacomodar integrantes da base aliada.
Há quem enxergue o PDB com 35 deputados ou mais num curto espaço de tempo. Se isso acontecer, talvez Kassab pense duas vezes antes de promover a fusão imediata com o PSB. Para ele e para o Planalto, é possível que a sigla tenha mais utilidade solteira.

Sem roteiro 
O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse a sindicalistas que a pauta será livre no encontro desta sexta entre Dilma e as centrais.

Overbooking 
Dado o aumento do número de partidos representados na Câmara, o presidente Marco Maia (PT-SP) comanda uma reunião de líderes com mais de 25 participantes. Quem esteve em edições recentes testemunha: nem mesmo há lugar para todos à mesa.

Em tempo 

Do atual colégio de líderes faz parte Jaqueline Roriz (PMN-DF), ora enrolada nos maços de dinheiro de Durval Barbosa.

Autonomia 1 
Por unanimidade, uma câmara do Ministério Público Federal não homologou a baixa de dois processos sobre desaparecimentos durante a ditadura militar. Procuradores em São Paulo darão prosseguimento às apurações na esfera penal, independentemente do arquivamento de procedimento administrativo no Ministério Público Militar.

Autonomia 2
No entender do MPF, os agentes públicos que se excederam agiram como representantes do Estado, não apenas dos militares. Há indícios de que os acusados não cessaram, na época, a prática dos crimes que lhe foram atribuídos.

Estica... 
Quem acompanha o quadro político em Belo Horizonte prevê turbulências na reeleição de Márcio Lacerda (PSB). Embora o PT sinalize a intenção de abandonar o consórcio que elegeu o prefeito, lançando candidato próprio, Lacerda deve sofrer pressão do Planalto para não dar a vice ao PSDB.

...e puxa 
Três fatores indicam que não será fácil para o prefeito ignorar os apelos de Brasília: sua ligação com Dilma Rousseff, a dependência da capital mineira de investimentos federais e a avaliação apenas mediana da atual administração.

Pedreira 
O PT, por sua vez, sabe que enfrentará dificuldades para recuperar esse território. Apesar de Fernando Pimentel, hoje ministro do Desenvolvimento, ter deixado a prefeitura bem avaliado, Marina Silva (PV) venceu em BH no primeiro turno de 2010. No segundo, José Serra (PSDB) bateu Dilma.

Bicadas 1 
Em Curitiba, Gustavo Fruet (PSDB) parece ter concluído que não conseguirá o apoio do governador e correligionário Beto Richa para concorrer à prefeitura. O ex-deputado federal conversa com representantes de vários partidos -PMDB, PDT e até mesmo o PT-, aos quais relata a disposição de abandonar o barco tucano se não puder ser candidato.

Bicadas 2 
Richa tem compromisso com Luciano Ducci (PSB), a quem deixou a prefeitura quando se lançou na disputa pelo governo do Paraná. Fruet deposita esperanças numa intervenção do PSDB nacional em seu favor, mas quem conhece a realidade local do partido acha isso improvável.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"O Vaccarezza está doidão. Ele deveria saber muito bem que eu não tenho como votar contra o interesse do trabalhador."
DE PAULINHO DA FORÇA, rebatendo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), segundo quem o deputado do PDT, mais estridente defensor de um salário mínimo superior a R$ 545, estaria "a caminho da oposição".

contraponto
Encerrada a sessão da Câmara na qual foi aprovado o salário mínimo de R$ 545 com cem por cento de apoio da bancada do PMDB, o líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN), concedia entrevista em que defendia enfaticamente a posição do Planalto na matéria. Ao ouvir aquelas palavras, o líder do DEM, ACM Neto (BA), brincou com o colega:
-Quem diria... O senhor está parecendo mais líder do governo do que o Cândido Vaccarezza!
-Ué, precisando, é só me nomear....
Comportamento exemplar

Nenhum comentário: