terça-feira, março 08, 2011

MÔNICA BERGAMO

O BANHEIRO DO REI
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 08/03/11

Em pleno Carnaval da Sapucaí, Roberto Carlos fecha a cara. Contrariado, manda desligar todas as TVs do camarote que montou para a família, amigos e funcionários no sambódromo do Rio. "Ele está horrorizado", explicava Genival Almeida, que trabalha com o rei há décadas.

Roberto ficou incomodado com as caveiras, os fantasmas, as alegorias -e, principalmente, com o tema da escola de samba Unidos da Tijuca, que passava pela avenida depois de 1h da manhã de domingo: "Esta Noite Levarei a Sua Alma". "Ele não pode com isso", dizia Dodi Sirena, empresário do rei.

No restante da madrugada, só alegria. No camarote, Roberto recebeu, além da família e dos melhores amigos, os motoristas, a copeira, a cozinheira e as empregadas que trabalham com ele há décadas -alguns há 46 anos, como Osmar Ferreira. "Fui motorista de caminhão dele. O Segundinho [filho de Roberto] me chama de pai preto. Todos os meninos encostaram nesse braço aqui", dizia Ferreira.

"Eu estou mais nervoso do que um f.d.p!", dizia o rei à coluna. Na madrugada seguinte, ele seria a estrela da Beija-Flor. Tinha receio do horário, já perto do amanhecer? "Não, eu durmo todos os dias às 3h", dizia o rei. Preparo físico ele também tem para a maratona -faz musculação todos os dias. "É que eu só sei cantar!" Desfilaria sozinho: "Você e Jesus, né?", sugere um repórter. "Boa dica! Bota aí, eu e Jesus."

"Vem conhecer o meu banheiro", dizia Roberto para a publicitária Bia Aydar. "Ele está relaxado, ótimo, uma maravilha", comentava Bia.

No camarote do prefeito Eduardo Paes, logo ao lado, petiscos de frango, bolinhos de peito de pato, miniquiches de queijo. Tudo, menos o presidente Lula, que, depois de tão anunciado, não apareceu. "Ah, o Lula parou de beber!", dizia Paes.

"Vem conhecer o meu banheiro"
ROBERTO CARLOS
na Sapucaí, antes do desfile, convidando a publicitária Bia Aydar

CERVEJA

SANDY: "É CLARO
QUE ME ENCHE!"

Só Caetano Veloso e sua namorada, a argentina Natália Mendez, causaram tanto tumulto quanto Sandy na chegada ao espaço da cervejaria Devassa no sambódromo. Ele pediu para ir -"Nós já atingimos esse patamar bem alto, não precisamos correr atrás. As pessoas querem vir ao nosso camarote", dizia a promoter Priscila Borgonovi. O cantor só pediu uma coisa: para não vestir camiseta de cerveja. Ele usou uma blusa de bebidas não alcoólicas. "Eu vim só olhar, não ganhei cachê nenhum. Tô aqui com a minha propaganda de refrigerante [na camiseta] e meu casaquinho jeans [que cobria parcialmente a marca]."

Já Sandy foi mesmo trabalhar. Seu contrato de publicidade da cervejaria previa a presença dela no camarote. A cantora teria embolsado pouco mais de R$ 1 milhão pelo pacote. "Ela vale muito mais", desconversava José Augusto Schincariol. "São muitas especulações", dizia o publicitário Aaron Suiton, da agência Mood, que contratou Sandy.

A cantora conversou com a coluna, com todas as respostas na ponta da língua. Abaixo, um resumo:

Folha - É verdade que você não gosta de cerveja?

Sandy - Eu realmente já disse isso [numa entrevista]. Mas a gente não precisa gostar exatamente do produto para fazer a propaganda. E não é que eu não gosto. É que não é a minha bebida preferida. [Cruza os dedos e beija] Mas juro por Deus que eu experimentei [a Devassa] e gostei. Achei boa, bem suave. Para quem não gosta do amargo da cerveja, é uma ótima opção.

É sempre polêmico um artista associar sua imagem a bebidas alcoólicas.
Essa é uma discussão que não cabe a nós, artistas. Somos contratados para fazer propaganda. Se é bom para nós, a gente vai lá e faz. Todos são autorizados a beber. Essa responsabilidade não cabe aos artistas. Essa discussão é para psicólogos, deputados, especialistas. Não quero me meter. A bebida é liberada. E, mesmo assim, as propagandas dizem "beba moderadamente", "se beber, não dirija".

Uma das polêmicas é que você tem uma imagem de certinha. Isso te enche?

É claro que me enche, né?! É uma imagem falsa, batida, passada e repassada! As pessoas não param para pensar que a Sandy tem família, trabalho, amigos, é um ser humano. Passam essa imagem plana, chapada, uma coisa que só a mídia coloca no ar. A vida é mais complexa que isso. Sou multifacetada.

Glória Pires entrou no espaço da Devassa vestindo a camiseta de outro camarote. Uma blusa da cervejaria logo foi providenciada para que ela segurasse, como um cartaz, para fotos. "Ai, meu Deus", reclamou Antônia, filha da atriz, com ar contrariado. Após as fotos, a família foi para o banheiro se trocar e aí, sim, circular pelo local.

A caminho da saída, Sandy para diante do músico Diogo Nogueira, que se apresentava entre os desfiles. Um grupo puxa gritos: "Devassa! Devassa!". Ela levanta o braço e responde, em tom de voz baixo: "Devassa sou eu!".

BOLEIROS

RONALDO FUMA,
BEBE E BELISCA

"O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, me pediu pra te perguntar quando você vai para o time", diz a coluna para Neymar, no Sambódromo do Rio. "Quando ele for para o Santos", responde o craque.

Sanchez não fez a pergunta, mas aproveita a brincadeira. "Ele não vem, mas quem sabe o Ganso?" Os dois passaram boa parte do desfile das escolas no último andar do prédio da Brahma, numa espécie de camarim "VIP do VIP do VIP", onde, além de Neymar, só Ronaldo e seus amigos entravam.

"Pensei que, [com a aposentadoria], o assédio acalmasse. Um dia vai, né? Essa fase tá difícil", diz a mulher de Ronaldo, Bia Antony.

O craque começa a noite, no andar reservado, tomando Gatorade de tangerina, entre uma e outra tragada no cigarro. Perto das 4h30 da madrugada, a festa esquenta. O casal vai para a pista ver a discotecagem de Will.i.am, do Black Eyed Peas. Ronaldo rebola, dança, belisca o bumbum de amigos. "Tá estressado? Vai pescar!", diz. Toma duas latas de cerveja e três chopes em uma hora. Três seguranças interpelam fotógrafos toda vez que alguém pega uma câmera. E assim vai até as 5h30, quando o ex-jogador entra num carro preto bebendo e fumando. E, com a mulher, toma o rumo de casa.

ASTRO

AS GAROTAS DE JUDE

Com a barra da calça social preta dobrada e sapatos Oxford sem meia, Jude Law fala sobre seu encontro com Ronaldo Fenômeno, no Camarote Brahma. "Fiquei sem palavras", diz o ator inglês. O ex-craque, segundo ele, contou que vai se mudar para Londres "e me pediu algumas dicas de lugares legais para morar".

O ator conta que "prefere" cerveja a uísque. "Quando tomo bastante uísque, me meto em encrenca." "Não vejo nenhum problema em associar meu nome a uma marca de cerveja. Estou feliz em me associar a uma boa bebida e a bons anfitriões. Ok?", afirma Jude Law, já encerrando a conversa.

Depois do desfile da Portela, a que assiste com um chope claro na mão, o ator segue para uma área ainda mais reservada. Duas modelos da agência Mega são convidadas a entrar no local e ficam em um canto. "Me chamaram pra vir pra cá, mas nem falo inglês. Aliás, nem sei quem é ele", diz Rafaela Gewehr, ganhadora do concurso "Menina Fantástica", da Globo. "Nossa, ele é gayzaço. Olha essa calça!", comenta Raphaela Sirena, ex-miss Porto Alegre. "Hey, Jude! I'm an actress. My name is Narjara", grita Narjara Turetta, pedindo um autógrafo.

De repente, 15 meninas entram no cercadinho em que ele está. Thamiris Flazake, miss Rio de Janeiro, e Vanessa Tomé, ambas da agência 40 Graus, o cercam. Ele coloca as mãos nas cinturas delas e cochicha no ouvido. "Estamos falando do Carnaval. Ele tá adorando", diz Thamiris. Jude acha que "tem alguma coisa na água daqui. As brasileiras são as mais lindas mulheres do mundo".

com DIÓGENES CAMPANHA e LÍGIA MESQUITA, do Rio, e THAIS BILENKY, de São Paulo

Nenhum comentário: