quinta-feira, março 03, 2011

MÔNICA BERGAMO

O TELEFONE TOCA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/03/11

A ministra Ana de Hollanda, da Cultura, ganhou apoio de peso ontem em sua disputa com setores ligados à antiga gestão da pasta: o produtor Luiz Carlos Barreto, um dos mais influentes da área do audiovisual, telefonou para ela dizendo que "o cinema entrará na briga". E do lado de Ana. "Ela está apenas querendo discutir melhor a questão dos direitos autorais no país. Estão querendo intrigá-la com o Lula ao dizer que ela quer desmontar tudo o que ele fez na área", diz Barreto.

FORÇA JOVEM
O produtor acha que a discussão sobre direitos estava sendo realizada, no governo anterior, "açodadamente, com grupos amadores de teatro, de música, num clima meio estudantil. A produção industrial, as editoras de música, textos teatrais e cinema precisam ser ouvidas".

BANDEIRA BRANCA
Carnaval à parte: apesar das divergências, Ana de Hollanda confirmou presença no almoço que Gilberto Gil oferece em Salvador no sábado de Carnaval. Vai com a filha, Ruth, e com a neta Ana.

TURISMO MESMO
Já o ministro do Turismo, Pedro Novais, quebrará a tradição do cargo e passará o Carnaval bem longe dos destinos brasileiros da folia. Vai para uma feira em Berlim.

PORTAS ABERTAS
A Prefeitura de SP foi derrotada em segunda instância no processo em que a Defensoria Pública pede que a administração seja obrigada a manter as creches abertas durante todo o ano, inclusive nas férias escolares.

DEDETIZAÇÃO
A prefeitura diz que adotará as medidas. Informa que tem plantão de férias desde 2008 e que a demanda é pequena. Afirma ainda que utilizava o período para dedetização das unidades.

NOTÁVEIS
O ex-ministro Eros Grau, do STF (Supremo Tribunal Federal), passa a integrar, a partir deste mês, o conselho do Masp.

QUER CAFÉ?
E o Masp viveu seus dias de camelódromo nesta semana. Sem mais nem menos, um homem entrou no museu, abriu uma faixa de propaganda de máquinas de café -e começou a vendê-las na lanchonete. Depois de um tempo, a direção da instituição percebeu a esperteza -e expulsou o intruso do local.

ERMÍRIO ELOGIA "RESPONSABILIDADE" DO GOVERNO DILMA

Fabio Ermírio de Moraes

Um dia depois da divulgação do balanço do grupo Votorantim, que teve lucro líquido de R$ 4,9 bilhões em 2010, Fabio Ermírio de Moraes, vice-presidente da Votorantim Industrial, falou à coluna sobre planos em 2011 -e também sobre o governo Dilma Rousseff.

Ele diz que o grupo planeja investir R$ 5 bilhões em 2011, "tendo em vista, principalmente, os grandes eventos que o Brasil terá nos próximos anos". É neste contexto, diz, que se insere o governo Dilma. "Acreditamos que o governo continuará se esforçando para que o país siga crescendo. Há sinais de uma política de responsabilidade fiscal e um maior balanceamento da política monetária com a fiscal. Isso reflete no aumento da confiança por parte da iniciativa privada e investidores em geral."

A China, diz ele, é outro foco. O grupo reuniu 70 executivos para discutir oportunidades naquele país, com palestrantes como o "futurista" Peter Schwartz, o demógrafo Joseph Chamie e Orville Schell. "Foi bastante interessante, e desponta o tema sobre a oportunidade que o Brasil tem de se tornar uma "Arábia Saudita" da energia renovável. O desafio da China em continuar crescendo sob as custas de uma matriz de energia baseada fundamentalmente no carvão e suas consequências ambientais abre sem dúvida grandes oportunidades ao Brasil."

LEITURA DE CABECEIRA
O cantor Leandro (DEM-SP), do KLB, que assume no dia 15 uma cadeira de deputado na Assembleia Legislativa de SP, está lendo "O Príncipe", de Maquiavel.

NOVA ESQUERDA

E Kiko (DEM-SP), irmão de Leandro que foi candidato a deputado federal, diz que conversou com o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP).

Ele e o irmão são nomes quase certos no novo partido "de esquerda" que Kassab pretende criar. "Confio muito nele. É meu padrinho político", afirma o cantor.

PAULISTANA

Alice Braga, que mora nos EUA, aproveitou a passagem por São Paulo, no fim de semana, para gravar o o clipe de "Nightwalker", nova música do cantor Thiago Pethit, pelas ruas de Higienópolis.

A atriz usou um figurino que remetia ao vestido usado pela tia Sonia Braga no filme "Eu Te Amo", do cineasta Arnaldo Jabor.

HEBE CONVIDA ZÉ DIRCEU PARA TOMAR VINHO E "MANDAR BRASA"

"Não acredito que você veio, Zé Dirceu!", gritou Hebe do palco ao ver o ex-ministro José Dirceu na plateia da gravação de seu programa de estreia na Rede TV!, que vai ao ar no dia 15. "Olha, cê tá perto do "Zé Serra", do governador [Geraldo Alckmin]." No intervalo, ela ainda grita para Dirceu: "Ô, Zé, quando acabar o programa, vamos tomar vinho. Vamos mandar brasa!".

"A gente ficou um tempo sem se falar, mas nos reencontramos na festa de um amigo comum. Adoro a Hebe", dizia Dirceu. Ele vê também o programa de Ana Maria Braga. "Foi muito boa a entrevista da Dilma com ela."

Eufórica, Hebe mexia com cada um dos convidados. "Dona Lu, governador, me esperem após o fim do programa. A Moniquinha Serra ainda tá aí?". Sim, Monica Serra, mulher de José Serra, sorria da plateia. Já o marido, por conta de um compromisso, tinha saído no meio do programa, quase todo dedicado a sua ex-adversária Dilma Rousseff, com quem disputou a eleição presidencial.

"Ela é bárbara", dizia Hebe sobre a presidente enquanto mostrava imagens de Dilma no Palácio da Alvorada, andando com o cachorro, sentada num sofá. "Eu pensei que encontraria uma pessoa séria... que nada!". Hebe perguntou à presidente de quais músicas de Roberto Carlos ela gosta. Dilma citou "Detalhes" e "Amigo". "Nunca cantou?". "Já. Alguma vez na vida perdemos o senso crítico", respondeu Dilma.

Hebe voltava a brincar com os convidados. "Olha a Claudia, da "Robenrag". Não posso falar Kopenhagen, né gente? Sou Nestlé." "Dr. Pedro Albuquerque! O Silvio [Santos, ex-patrão de Hebe] não para de falar de você. Ele, gente, é o cirurgião plástico que faz aqui e ali [indica retoques no rosto]."

A apresentadora mostra entrevista feita com Paulo Coelho, na Suíça, usando uma nova tecnologia. O escritor aparece como uma holografia no palco. "Olha isso! Que do c...!", dizia Amaury Jr.

O único detalhe incômodo foi o fato de Dilma ter dado entrevista a Hebe há uma semana -e repetido a dose com uma de suas concorrentes, Ana Maria Braga, que acabou "furando" a loira da RedeTV! ao levar a conversa ao ar antes dela. Mas Hebe não passava recibo. "Ah, não fiquei chateada, não. Imagina! Ela [Ana Maria Braga] tem os mesmos direitos. E lá passou às 8h da manhã, né?"

CURTO-CIRCUITO


A cantora Tulipa Ruiz e as bandas Cérebro Eletrônico e Trupe Chá de Boldo dividirão o palco hoje, à meia-noite, no pré-Carnaval do Studio SP. Classificação: 18 anos.

O filme "Os Famosos e os Duendes da Morte", de Esmir Filho, será exibido amanhã, a partir da meia-noite, no Noitão do cine Belas Artes. Classificação: 16 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: