domingo, março 20, 2011

ILIMAR FRANCO

Um novo líder 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 20/03/11

A bancada do PT no Senado está revoltada. A presidente Dilma Rousseff está inclinada a fazer o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) líder do governo no Congresso. Os petistas querem o senador José Pimentel (PT-CE). Alegam que o PMDB já tem a liderança do governo no Senado, ocupada por Romero Jucá (RR). Mendes Ribeiro é integrante da bancada dos amigos da presidente Dilma.

O PMDB está com saudades de Lula
A cúpula do PMDB não fala abertamente, mas está muito descontente com seu espaço no governo Dilma Rousseff. Seus dirigentes só não estão soltando o verbo porque isso equivaleria a deixar numa situação delicada o vice-presidente Michel Temer. Mas, nas conversas entre eles, costumam citar os espaços generosos que ocuparam no governo Lula, sobretudo a partir da metadedo segundo mandato. Seus líderes reclamam que o partido ficou menor no governo Dilma, e que eles ainda são obrigados a conviver com insinuações e vetos dos petistas contra os quadros do partido que são indicados para os cargos de segundo escalão.

"Prevaleceu o bom senso. O (presidente Barack) Obama falar para o povão na rua (Cinelândia) seria de um ridículo” — Francisco Dornelles, senador (PP-RJ)

‘NEXT TIME, I WILL GO TO BAHIA’. Rápido no gatilho, o governador Jaques Wagner foi cumprimentar a presidente Dilma Rousseff, no fim do almoço no Itamaraty. Dilma apresentou Wagner ao presidente Obama, e o governador aproveitou para convidá-lo a visitar a Bahia. Obama falou que pretende voltar ao Brasil e que, quando isso ocorrer, sua prioridade é ir até a Bahia. O cerimonial de Wagner já havia enviado um Oxóssi de prata (deus das matas, da caça e da fartura) de presente a Obama.

Jardim de Infância

Enquanto os presidentes e ministros participavam de coquetel de despedida, ontem, no Palácio da Alvorada, as meninas Malia e Sasha foram ao jardim da residência oficial. Voltaram contando que tinham brincado com as emas.

Amenidades
No coquetel no Alvorada, Dilma Rousseff e Barack Obama caminharam pela varanda do Palácio. Obama ficou curioso com os ninhos de joão-debarro e quis saber se Dilma nadava na piscina. Ela contou que nadou uma vez só. 

Protesto contra o rigor da segurança

Os ministros brasileiros ficaram irritados com a revista a que foram submetidos pela segurança americana, no encontro empresarial com o presidente Barack Obama. Surpresos, se submeteram. Depois, irritados, Aloizio Mercadante, Fernando Pimentel, Edison Lobão, Alexandre Tombini e Guido Mantega se retiraram antes do discurso de Obama. “Nos levantamos e
fomos embora ostensivamente. Ninguém foi nos receber, e a segurança foi autoritária”, protestou Mercadante. 

Identidade
Depois de uma rápida conversa com o vice Michel Temer, o presidente Obama comentou com Dilma: “Nós somos professores de Direito Constitucional.” Temer disse a Obama que apreciou seu livro “A audácia da esperança”.

Degustação
Se a ideia era ampliar o mercado para a carne brasileira nos EUA, a picanha servida no almoço do Itamaraty deixou a desejar. Convidados que se sentaram à mesa com Obama e Dilma disseram que a carne estava “ruinzinha”.

 DURANTE o almoço no Itamaraty, os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama conversaram sobre o programa Bolsa Família e o desenvolvimento econômico do Brasil nos últimos anos.
 OS CONVIDADOS aplaudiram a iniciativa. Após o almoço no Itamaraty, a presidente Dilma Rousseff chamou para uma foto os ex-presidentes José Sarney, Fernando Henrique, Itamar Franco e Fernando Collor.
 O PRESIDENTE Barack Obama fez até brinde. Mas seus companheiros de mesa contam que ele não deu qualquer gole na taça de vinho que lhe foi servida.

Nenhum comentário: