domingo, março 27, 2011

ANCELMO GÓIS

Alô, Dilma
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 27/03/11

Tem gente no Rio que sonha, em nome da paz, que as Forças Armadas, quando concluírem em junho os trabalhos no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, rumem para a Rocinha. A ideia é que fiquem ali também sete meses, dando tempo para preparar a UPP da favela. Mas o Exército não gosta da ideia. É pena.

Rumo ao interior
Vem aí a primeira UPP numa cidade do interior fluminense. 

De partida 
O ING deve mesmo deixar o capital da SulAmérica. A decisão é do governo holandês, que andou injetando dinheiro na seguradora há dois anos. O banco Goldman Sachs já conversa com eventuais interessados nesta fatia. 

Mas...
Qualquer decisão passa, entretanto, pela família Larragoiti, que controla a seguradora brasileira. 

A reação militar 
Os presidentes dos três clubes militares no Rio (Naval, Militar e da Aeronáutica) redigiram uma carta conjunta em que defendem a comemoração do 31 de março de 1964, abolida pelo Exército, como saiu aqui outro dia. No texto, dizem que o golpe de 1964 foi “em defesa da democracia” e “contra a tomada do poder por um regime ditatorial comunista”.

No mais...
Há controvérsias.

Há testemunhas 

Outro dia, ao ler um discurso na Câmara, talvez escrito por um assessor, o presidente da Casa, Marco Maia, embananou-se com as abreviaturas. Na hora de ler “excelentíssimo”, sapecou: — E.X.M.O. senhor Fulano! E.X.M.O. senhor Sicrano... 

Febre espanhola

Por causa de 2014 e 2016, os espanhóis, que já sediaram Copa (1982) e Olimpíadas (1992), estão de olho no Brasil. Segundo o economista José Roberto Afonso, que está num seminário em Barcelona sobre nossa economia, os espanhóis acham que, só com marketing e mídia, a Copa, sozinha, acredite, “renderá, por baixo, US$ 45 bi”. 

E mais... 
Afonso conta que o interesse no Brasil é tanto que espanhóis já estabelecidos aqui ensinam aos que querem vir como agir: — Eles dizem que o brasileiro não gosta que falem alto e tratem direto de negócios. Quer papear primeiro, contar piada, falar de futebol... e só depois tratar de negócios.

Aliás...
O economista ainda conta: — Eles acham que a gente finge não saber espanhol, mas entende tudo, meio que engana. É. Pode ser.

Bicho tecnológico
A tecnologia mudou o velho bordão do jogo do bicho, criado na invenção da loteria, há 119 anos. No lugar de “vale o escrito”, entrou “vale o impresso” nos talões (veja a reprodução), já que, agora, são eletrônicos. 

AI-5 
O documento original do Ato Institucional no- 5, assinado no dia 13 de dezembro de 1968, que mergulhou de vez o Brasil nas trevas da ditadura, vai ser exposto pela primeira vez, no Arquivo Nacional do Rio, dia 1, na exposição “Registros de uma Guerra Surda”.

Trovão azul
Quinta à noite, no metrô do Rio, na altura da Estação Saens Peña, dois jovens de uns 20 anos dividiam umas pílulas azuis. Era Viagra, remédio que a terceira idade usa para a saliência. 

Só love
Adriano, o Imperador, voltou para sua ex-futura namorada Joana Machado. 

Dilma e o tucano 
O desenho “Rio” ainda nem estreou, mas, em Brasília, Dilma já é chamada de Blu, a ararinha azul do filme. É que, numa entrevista recente, a presidente se comparou a uma arara. É. Pode ser. Mas, em “Rio”, o melhor amigo da arara é um... tucano.

ZONA FRANCA
 Isabel Lustosa participa hoje de bate-papo sobre Nássara em Paquetá.
 Celso Athayde e MV Bill lançam hoje a Cufa Filmes e um livro sobre os dez anos da Cufa, em Madureira.                   Med-Rio Check up fará exames preventivos aos sábados, a partir do dia 2.
 O Bucsky, em Nova Friburgo, vai promover, dia 2, a Festa Alemã. 
 A vereadora Teresa Bergher foi reeleita presidente do Conselho de Ética da Câmara do Rio.
 Fausto Galvão abre terça oficina de roteiro para TV, no Tempo Glauber.
 Hoje, a ONG Arte de Viver vai dar minicursos de meditação em Ipanema.
 Thiago Monteiro é o assessor da Cris Roberto, que lança nova coleção.
 Leonardo Boff faz palestra amanhã na Escola Edem.

Nenhum comentário: