terça-feira, fevereiro 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Sem choradeira
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/02/11

Não bastasse o esforço para enquadrar os aliados na votação do salário mínimo, amanhã, o Planalto prepara um cerco aos ocupantes da Esplanada, que em breve tomarão ciência do detalhamento do anunciado corte de R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011. A ideia, discutida ontem na reunião de coordenação do governo, é que os ministros sofram calados.
Nem todos, porém, poderão ser colocados sob a lei do silêncio. Já existe mobilização para que Dilma Rousseff seja questionada sobre o tema no Fórum de Governadores do Nordeste, que tem encontro marcado para a próxima segunda-feira em Aracaju.

A ver 
De Marcelo Déda (PT-SE), anfitrião do fórum: "Estamos vivendo uma ansiedade com os cortes anunciados. Não sabemos sobre que itens do Orçamento eles vão incidir, que programas vão atingir nos ministérios onde nós temos nossa agenda cotidiana em Brasília. São esses os detalhes que nos deixam em total ansiedade".

Veja bem 
Repercutiu mal no Planalto a declaração do deputado Vicentinho (PT), relator do projeto que reajusta o salário mínimo, de que "seria bom" se houvesse negociação para antecipar parte do aumento previsto para 2012. Na reunião de coordenação do governo, ontem, ele foi bombardeado. Coube ao líder governista na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT), esfriar os ânimos.

Para registro
Dirigentes de partidos aliados não digeriram bem a ameaça de Vaccarezza contra eventuais dissidências na votação. Avaliam que as palavras do petista "só serviram para constranger" a base.

Enviado 
O governo pediu ao secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, que fique à disposição dos partidos hoje para tratar do mínimo. Na véspera da votação, as bancadas buscam "argumentos técnicos" que ajudem a sustentar os R$ 545 defendidos por Dilma.

Classificados 

Ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG) recebeu convite para trabalhar na TIM. Ele ainda prospecta vaga no governo Dilma. Mas não descarta a hipótese de ir para a iniciativa privada.

Muita calma Enquanto o PT paulistano rechaçou qualquer alinhamento a Gilberto Kassab (DEM), a direção estadual petista, reunida ontem, decidiu "avaliar melhor" o destino político do prefeito da capital. Em documento que deve ser aprovado no sábado, defende a composição de um novo campo político com o PMDB.

Santo de casa 
Enquanto persiste o impasse sobre a criação das regiões metropolitanas do Vale do Paraíba e de Sorocaba, propostas pelo PT, Geraldo Alckmin anunciará hoje o envio de projeto à Assembleia que regulamenta o "aglomerado urbano" de Jundiaí, administrada pelo PSDB há 20 anos. O texto dá tratamento diferenciado na captação de verbas às cidades do seu entorno.

Reciclagem 
Renato Viegas, ex-diretor do Metrô, assume a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano). A estatal terá em seu conselho de administração nomes como José Goldenberg, Marcos Mendonça, Miguel Bucalem, Regina Meyer e Frederico Bussinger.

Antena 

Depois da polêmica contratação da Fundac para produzir o conteúdo da TV legislativa por nove meses, a Assembleia paulista e a Câmara de SP criaram ontem grupo de trabalho que terá como objetivo definir o "melhor modelo" para gestão do canal compartilhado.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

Não é só no aumento dos apagões que os petistas se destacam. Eles também aproveitam o apagar das luzes para adotar medidas que passaram a vida criticando.
DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, DUARTE NOGUEIRA (SP), sobre a orientação do Ministério da Educação contrária à reprovação de alunos no ciclo básico.

contraponto

#tetrafeelings


Um grupo de deputados discutia dias atrás a expressiva quantidade de votos em branco registrada na eleição para os postos da Mesa Diretora da Câmara. Em busca de uma explicação para o fenômeno, o primeiro-secretário, Eduardo Gomes (PSDB-TO), apontou para o colega e ex-craque que circulava pelo plenário:
-O problema está ali. As pessoas se confundiram. Em vez de votar no Romário, optaram pelo Branco. Os dois foram muito bons de bola.

Nenhum comentário: