quinta-feira, fevereiro 03, 2011

ILIMAR FRANCO

Funasa
Ilimar Franco
O Globo - 03/02/2011

O novo presidente da Funasa será Ruy Gomide, coordenador regional do órgão em Goiás. Ele é ligado ao deputado Pedro Chaves (PMDB-GO) e da confiança do ministro Alexandre Padilha (Saúde). A substituição na Funasa era motivo de tensão entre as duas siglas, desde que Padilha desalojou o PMDB da Secretaria de Atenção à Saúde para dar o lugar para o PT. Atualmente a fundação já é dirigida por um nome indicado pelo PMDB.

Reforma política: será que agora vai?

Os líderes dos partidos no Congresso são céticos quanto à aprovação de uma reforma política. Eles a consideram necessária, mas avaliam que ela só sai do papel se o Executivo entrar em campo apostando numa proposta. Ontem, tiveram um alento quando a presidente Dilma Rousseff afirmou que "trabalharemos em conjunto com esta Casa para a retomada da agenda da reforma política". Os mais incrédulos, no entanto, não se entusiasmaram, dizendo que o problema é construir maioria em torno de um projeto. Hoje apenas uma proposta, a do financiamento público das campanhas, teria condições de ser aprovada.

A oposição vai ter de levantar da cadeira e ir às ruas conversar com a sociedade" - Rodrigo Maia, deputado (RJ) e presidente do DEM, sobre o enfraquecimento da oposição no Congresso

NO GOGÓ. O governo brasileiro está cansado de esperar pela PDVSA na construção da refinaria Abreu e Lima (PE). A Petrobras está bancando sozinha a obra, com conclusão prevista para o final de 2012. "A PDVSA está com um pé fora da refinaria", contou o governador Eduardo Campos (PE). A empresa venezuelana quer investir na refinaria com dinheiro do BNDES, mas não ofereceu ainda as garantias para obter o empréstimo.

Concentração

O governo quer negociar um salário mínimo nacional para os trabalhadores da construção civil e pesada. O ministro Carlos Lupi (Trabalho) propôs a assinatura de um contrato nacional para as entidades patronais que representam o setor.

Haiti

O ministro Antonio Palocci (Casa Civil) ligou para o governador Tião Viana (AC) pedindo que ele tome as providências sanitárias necessárias em relação aos haitianos que emigraram para aquele estado. A preocupação é com o cólera.

Conselho

Na reunião da bancada do PT na Câmara ontem, o líder Paulo Teixeira (SP) fez um apelo para que nenhum petista assine o pedido de qualquer CPI. E fez uma recomendação, sobretudo aos novatos: "Não assinem nada nos corredores!"

Os dois PTBs

O PTB vai manter a presidência da Conab, mas as bancadas da Câmara e do Senado não se entendem. O líder do partido na Câmara, Jovair Arantes (GO), vai indicar para o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) o nome de Evangevaldo Moreira, ex-presidente da Ceasa de Goiás. Já o líder no Senado, Gim Argello (DF), quer a manutenção de Alexandre de Aguiar, originalmente apadrinhado pelo ex-deputado Armando Abílio (PB).

Diálogo

Frustração e exaltação na reunião de anteontem da ala do DEM que perdeu a eleição para a liderança da Câmara. No final, decidiram abrir diálogo com a ala do partido que elegeu o deputado ACM Neto para liderar o partido na Câmara.

PADRINHO. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, foi o responsável pela nomeação de Sergio de Castro para a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

TRONO. O cerimonial do Senado destinou à senadora Lídice da Mata (PSB-BA) a cadeira no plenário do Senado que era ocupada pelo seu mais ferrenho adversário, o ex-senador Antônio Carlos Magalhães.

NORDESTE. A presidente Dilma Rousseff vai à reunião de governadores do Nordeste, no dia 21, em Aracaju.

Nenhum comentário: