quarta-feira, fevereiro 02, 2011

ILIMAR FRANCO

A última batalha
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 02/02/11

Pode ser apenas para pressionar a velha guarda do DEM, mas o ex-presidente do PFL Jorge Bornhausen está dizendo que seu último ato partidário será a convenção do partido, em 15 de março. Depois vai abandonar a política.

A oposição no Brasil está como o mundo árabe. Ela vai explodir” — Antonio Martins, ex-assessor do presidente Fernando Henrique Cardoso, sobre a disputa interna de poder no PSDB e no DEM Kassab: decifra-me ou ‘enrolo-te' (sic) O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, está fazendo três movimentos paralelos. 1. Para os serristas, diz que vai para o PMDB, mas mantendo o controle do DEM e o alinhamento com a oposição; 2. Para o vice Michel Temer, diz que vai revitalizar o PMDB, apoiar a presidente Dilma Rousseff e se unir ao PT para disputar o governo paulista em 2014; e agora, 3. Anda sustentando a tese de que usufrui de uma excelente relação com o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Dividir o bolo
O ministro Carlos Lupi (Trabalho) está estimulando o Sinduscon e a Cbic a criarem um serviço social para o setor de construção civil. Se os empresários do setor adotarem a ideia, deixarão de contribuir com o Sesi, que é gerido pela CNI. 

Bicho papão
Um dos pivôs da crise de Furnas, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) diz que assina o pedido de CPI do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). “Mas vamos investigar a época que ele presidia a Eletrobras”, afirmou Cunha.

Pop
O humorista e deputado Tiririca (PR-SP) foi sucesso de público ontem na solenidade de posse do Congresso. Um de seus assessores chegou a pedir um segurança à Câmara para escoltar Tiririca na saída do plenário, devido ao assédio. 

Governo contra CPI
Com ampla maioria na Câmara, o governo Dilma Rousseff não quer ouvir falar de CPI sobre Furnas. O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) é taxativo: “Nenhum governo trabalha com a hipótese de CPI”. Os dois maiores partidos governistas também não querem saber de CPI. “Lógico que não”, refuta o líder do PMDB, Henrique Alves (RN). “Não vamos assinar, não é uma questão nacional”, argumenta o líder do PT, Paulo Teixeira (SP). 

O SENADOR Itamar Franco (PPS-MG) vai consultar a Casa sobre acumular sua aposentadoria de ex-senador, de R$6 mil, com o salário de R$26.723, correspondente ao teto salarial do funcionalismo.

QUE RENOVAÇÃO? O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) enviou uma carta, anteontem, ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informando que não votaria nele porque a Casa precisa de renovação. “Votei no Randolfe”, disse ele.

OS BLOCOS formados na Câmara tiveram o objetivo de tirar o PV da Mesa e das comissões para colocar o PSC. 

Quem é quem no governo
A presidente Dilma Rousseff não quer que se repita a desgastante briga entre os partidos aliados a cada mudança nos cargos de segundo escalão. A emblemática substituição na Secretaria de Atenção à Saúde serviu de modelo do que não deve ocorrer. Por isso, o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) está levantando todas as informações sobre quem é quem no governo, identificando o padrinho de cada afilhado. A intenção é, na medida do possível, preservar os espaços dos partidos; e, quando isso não for possível, negociar previamente qualquer mudança. O ministro justifica: “O governo é novo e também é de continuidade”.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes
E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br
Quem é quem no governo

Nenhum comentário: