terça-feira, janeiro 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Segundo round 
 Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 11/01/2011

Kit contra a homofobia em gestação no Ministério da Educação está mobilizando lideranças evangélicas que, passados dez dias da posse de Dilma Rousseff, agem nos bastidores para barrar o envio do material às escolas do ensino médio. Integra o pacote, que será finalizado este ano, vídeo intitulado "Encontrando Bianca", sobre um adolescente homossexual.
O grupo evangélico que encabeça a reação afirma que desempenhou papel decisivo na eleição de Dilma e agora cobra nova fatura. Na reta final da disputa presidencial, eles pressionaram a petista a assumir compromisso de que não formularia políticas públicas sobre temas como casamento gay e aborto.

Propósito O Ministério afirma que o kit tem caráter didático e o objetivo de assegurar os direitos humanos de todas as pessoas no ambiente escolar. Além disso, diz que combater a homofobia é atribuição da pasta.

Curto circuito Cid Gomes (CE) e Eduardo Campos (PE) fecharam acordo informal segundo o qual o primeiro indicaria o secretário executivo da Integração Nacional, e o segundo, de Portos, os dois ministérios do PSB. Agora, o grupo de Cid acusa Campos de atropelar o pacto, com a nomeação de Alexandre Navarro na subchefia da Integração. O clima pesou.

Passarinho Dilma usou cerca de duas horas de seu domingo para fazer a sua foto oficial, que irá daqui em diante para as paredes das repartições públicas. A sessão de fotos ocorreu no Palácio da Alvorada, cenário da imagem oficial de Lula.

#psdbfeelings O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), usou ontem o Twitter para se defender das críticas de aliados sobre sua viagem para a Disney no início do governo Dilma. "Quem me conhece sabe a dedicação e o tempo que eu empenho para o desenvolvimento do PSDB. Estou usando 15 dias do meu recesso parlamentar para ficar com a família."

Encarnado Até a noite de ontem, quem tentava acessar o site pessoal do ex-governador Alberto Goldman (www.albertogoldman.com.br) era automaticamente direcionado para a página oficial do governo paulista, com a foto e a biografia do novo titular do Bandeirantes, Geraldo Alckmin.

Remendo O site da Câmara destacava ontem que tramitam na Casa dois projetos para impedir que suplentes assumam o "mandato de verão" na vaga dos que optaram pelo Executivo. Autor de uma delas, Flávio Dino (PC do B-MA) disse ao site considerar "desnecessária e inútil" a regra de dar aos suplentes o mandato de um mês -e em plenas férias legislativas.

Alô deputado Além do roteiro de viagens para pedir votos nos Estados, o petista Marco Maia (RS), candidato à Presidência da Câmara na eleição do dia 1º, começou a telefonar para os 218 deputados novatos.

SAC Assíduo no Twitter, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) recebeu o seguinte apelo ontem: "Meu BlackBerry está com problema na tela e eles não atendem minha reclamação. HELP!" Resposta: "Sinto, não é comigo!"

Defesa Após o Ministério Público pedir ao Supremo a inclusão no processo do mensalão da denúncia contra Roberto Jefferson relativa ao caso Maurício Marinho -seu indicado para a diretoria dos Correios, que foi filmado recebendo propina-, o advogado Luiz Francisco Barbosa pediu que fosse anexada a resposta do petebista, que argumenta não ser crime fazer indicação partidária.

tiroteio

"A Anac alardeou que esperava uma média de atrasos e cancelamentos nos níveis de 2009. É a "política Tiririca": "Pior do que tá num fica". Mas nem isso deu certo."

DO DEPUTADO FEDERAL LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS (PSDB-ES), presidente do Instituto Teotonio Vilela, sobre os atrasos registrados nos aeroportos do país.

contraponto

Na escuta


O líder da bancada do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), anunciou no Twitter que começará a escrever no microblog sem a ajuda da assessoria:
- Treinando ainda. Como canta Martinho [da Vila]: "Devagar... devagarinho."
Ao responder à saudação de Eduardo Cunha (RJ), ponderou que seria bom avisar o "nosso governo".
Cunha brincou:
- O nosso governo vai saber rapidinho e ainda vai poder economizar muita fita (leia-se: grampo)!

Nenhum comentário: