terça-feira, janeiro 11, 2011

ILIMAR FRANCO

Batendo cabeça
Ilimar Franco
O Globo - 11/01/2011
Começa mal, do ponto de vista político, o governo Dilma Rousseff. Na semana passada, o ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou que a presidente vetaria um aumento do salário mínimo maior do que os R$540 proposto pelo Executivo. Ontem, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) disse o contrário, que o Congresso é soberano e que o que ele decidir o governo terá de aceitar. A base aliada já está desorientada para essa importante votação.

Solidariedade em alta

O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) atingiu a marca de 2 milhões de voluntários, tornando o cadastro brasileiro o terceiro maior do mundo. Nos últimos 11 anos, o Redome cresceu 16.000%, aumentando as chances de encontrar doadores compatíveis. Esse tipo de transplante cresceu 57% no Brasil, nos últimos sete anos. "Em 2010, 67% dos transplantes foram realizados com material encontrado no Redome", disse Luís Bouzas, diretor do Centro de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer.

Interrogação

Os governistas estão inquietos. A última grande articulação em que o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) esteve envolvido foi para fazer o petista Cândido Vaccarezza (SP) candidato a presidente da Câmara. Ele saiu derrotado. 
Intrigante

Quando assumiu o Conselho de Administração da Vale, Ricardo Flores disse que vinha para apaziguar. Desde então, a situação degringolou. Os políticos avaliam que a maior empresa da América Latina vive em clima de conspiração.

Itália se recusa a extraditar Troccoli

O governo italiano, tão empenhado na extradição de Cesare Battisti, adota postura diferente no caso do uruguaio Jorge Troccoli. Ele foi capitão dos Fuzileiros Navais do Uruguai e contribuiu para o desaparecimento de muitos oposicionistas da ditadura uruguaia. Troccoli foi um dos agentes da Operação Condor, que atuou na repressão a militantes de esquerda nos países do Cone Sul durante as ditaduras militares nos anos 70 e 80. O editor do site "Gramsci e o Brasil", Luiz Sérgio Henriques, relata em artigo que "o curioso é que o governo de Berlusconi negou a extradição de Troccoli para o Uruguai, alegando dupla cidadania".

A coordenação não muda

Há resistência, no núcleo petista do Planalto, para atender ao pleito do PMDB de incluir um de seus ministros na coordenação do governo. O argumento é de que os demais partidos aliados reivindicariam o mesmo. Esse encaminhamento foi delineado ontem, em reunião da qual participaram a presidente Dilma Rousseff, o vice Michel Temer, e os ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais). 


CURSINHO TIRIRICA. O deputado federal e humorista Tiririca (PR-SP) elegeu-se com o bordão: "Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não! Vote em mim que eu te conto!". Pois é, a Câmara decidiu criar um programa especial voltado para os deputados federais de primeiro mandato que terá aulinhas sobre o que faz um parlamentar. O cursinho começa em fevereiro e será aberto a assessores novatos e ao público.

Não há vazio em política. A presidente não falou até agora" - um aliado sênior do governo, apreensivo com a falta de pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff


DOUTORES. Diante das críticas em relação a indicações políticas, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) diz que sua equipe tem dois pós-doutores, três doutores, uma doutoranda e um especialista em saúde do trabalho.

O PSDB vai propor um salário mínimo de R$600, diz seu coordenador na Comissão de Orçamento, Rogério Marinho (RN). Essa postura é uma contradição com o discurso tucano de redução dos gastos públicos.

Nenhum comentário: