domingo, janeiro 30, 2011

ILIMAR FRANCO

Panela de pressão
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 30/01/11

Os movimentos sociais estão inquietos com a presidente Dilma Rousseff. Reclamam de falta de diálogo. O maior foco de insatisfação é no MST e na UNE. O último desgaste é com as indicações para a presidência do Incra e para a Secretaria Nacional de Juventude. As centrais sindicais já estavam organizando um ato dos movimentos sociais crítico ao governo Dilma, mas recuaram ao serem chamados para negociar o salário mínimo.

A CNI entra em campo

Para pressionar o novo Congresso a votar projetos que dariam mais competitividade à indústria, a CNI vai receber deputados e senadores amanhã com 12 painéis espalhados por Brasília. Dois projetos são considerados prioritários: o que concede autonomia financeira às agências reguladoras e o que regulamenta o trabalho terceirizado. O presidente da CNI, Robson Andrade, lhes entregará um kit com carta dizendo que as empresas brasileiras estão perdendo mercado. 

Mulheres
O tema das comemorações do Dia Internacional da Mulher, organizadas pela ministra Iriny Lopes (Política para as Mulheres), será a erradicação da pobreza. Como a data cai no carnaval, o evento será na primeira semana de março. 

Vamos manter a independência, mas a tendência é de aproximação com o governo” — Dr Aluízio, deputado federal (PV-RJ), sobre a escolha do deputado Sarney Filho (MA) para líder da bancada do Partido Verde 

O governo Dilma e o salário mínimo
Mesmo que o governo tenha endurecido seu discurso, seus integrantes estão convencidos de que terão de negociar um reajuste maior que os R$545. No Palácio do Planalto já há quem fale em R$550. Mas a orientação é fincar pé e adiar ao máximo qualquer concessão. Pelo cronograma, não dá para ceder agora, pois o mínimo só deve ser votado nos primeiros dias de março. Somente depois de vencer esta etapa é que o governo vai tratar da correção da tabela do Imposto de Renda.

A seis mãos
Nunca antes na História um governo deu tanta importância à política. O governo Dilma Rousseff tem três articuladores: os ministros Antonio Palocci (Casa Civil), Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e o vice-presidente Michel Temer. 

Colocados em segundo plano

Os sem-terra querem emplacar na presidência do Incra Celso de Lacerda, atual diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento. E a UNE indicou para a Secretaria Nacional de Juventude Danilo Moreira da Silva, atual secretário-adjunto. O problema é que essas indicações teriam caído no “limbo”. Os movimentos sociais reclamam que a presidente Dilma já recebeu até o diretor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, mas não conversou com eles. Há um acúmulo de insatisfações. O MST não gostou, por exemplo, da escolha do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

A CURTO prazo, uma das possibilidades analisadas por Ciro Gomes é administrar a Zona de Processamento de Exportação do Pecém, no Ceará.

FUNCIONÁRIOS da Câmara estão inconsoláveis porque o deputado eleito Tiririca (PR-SP) faltará ao curso que explica as funções de um parlamentar. Ele foi internado para tirar pedras na vesícula. 

DO NOVO
 líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), um dia após documento de apoio à recondução de Sérgio Guerra à presidência do partido abrir uma crise no PSDB: “É animado ser líder”.

Nenhum comentário: