sábado, dezembro 18, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Rastilho de pólvora 
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 18/12/10

O aceno da equipe de transição com a possibilidade de um segundo ministério para o PC do B -o pequeno partido emplacaria Luciana Santos no Esporte e Orlando Silva, atual titular dessa pasta, numa nova, dedicada exclusivamente à Olimpíada- atiçou a ira das demais siglas aliadas, que já vinham insatisfeitas.
Os queixosos argumentam que o tamanho do PC do B -15 deputados eleitos- não justifica tal concessão. O clima tende a piorar se Dilma Rousseff mantiver o comando da Anatel, conquistado no governo Lula. Os mais experientes vaticinam: se resolver levar adiante a ideia, a petista poderá ter dificuldade para aprovar no Congresso a criação da pasta olímpica.

Listinha Mais um motivo a causar irritação no PMDB: o partido manifestou a Dilma o interesse em assumir uma pasta que unisse a administração de Portos e Aeroportos, mas Dilma desconversou, dizendo não saber se faria ou não a junção. Dias depois, o PSB fez pedido semelhante. E pode levar. 

Closet O conjunto azul com detalhes bordados em vermelho usado por Dilma ontem na diplomação é assinado por uma estilista gaúcha. A aposta é que a responsável seja Luísa Stadtlander, que já costura para a petista. 

Bola da vez Enquanto Celso Amorim circulava com discrição no coquetel após a diplomação de Dilma, no Itamaraty, Antonio Patriota, o futuro chanceler, não teve sossego: era requisitado por todos no local. 

Presente Assessores de Lula afirmam que o presidente decidirá, provavelmente na próxima semana, o destino do italiano Cesare Batistti. Devido à proximidade do desfecho do caso com as festas natalinas, a piada é de que será concedido a Batistti um "indulto" de Natal. 

Navalha afiada Em sintonia com o aumento salarial recém-aprovado pelos congressistas, a barbearia do Senado reajustou seus preços em nada menos que 45%.

Melhor... De Gabriel Chalita (PSB), ex-secretário da Educação de Geraldo Alckmin (PSDB), sobre Herman Voorwald, reitor da Unesp escolhido para ocupar a pasta no futuro governo do tucano: "Ele tem currículo, é bom gestor e conhece profundamente a área". 

...impossível Continua o deputado federal eleito: "São Paulo tem três universidades públicas de excelência. Levar para a secretaria o reitor de uma delas indica a disposição de fazer com que essa qualidade chegue a todo o ensino no Estado". 

Os nerds Três secretários indicados por Alckmin saíram do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que tem um dos vestibulares mais disputados do país: além de Voorwald, Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Emanuel Fernandes (Planejamento). 

Novo rumo Escolhida para a Secretaria de Justiça, a procuradora Eloísa de Sousa Arruda construiu carreira e chegou ao comando da Escola Superior do Ministério Público em ala oposta à do ex-titular da pasta e atual chefe da Casa Civil, Luiz Antonio Guimarães Marrey. 

Assim não Diante do impasse entre as centrais sobre o rateio das dez cadeiras que terão no recém-criado Conselho de Relações do Trabalho, decidiu-se que uma será dada a representante do Dieese. Embora a Força tenha participado do acordo, seu secretário-geral, João Carlos Gonçalves, o Juruna, protesta: "O Dieese assessora todas as centrais. É um desvirtuamento torná-lo parte desse conselho". 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Agora, todo mundo está articulando muito, mas quem vota mesmo nessa eleição só vai tomar posse no dia 1º de fevereiro."DO MINISTRO DO TRABALHO, CARLOS LUPI (PDT), sobre a agitação de partidos governistas e de oposição diante da possibilidade de surgimento de uma candidatura alternativa -e perigosa para o PT- à presidência da Câmara. 

Contraponto

Chumbo trocado 

Durante discussão em plenário na Assembleia de São Paulo, Major Olímpio (PDT) interveio no discurso de Vitor Sapienza (PPS). Queria contar ao colega, fiscal de rendas aposentado, que almoçara no restaurante da Casa e na saída, ao pedir uma nota fiscal, ouviu em resposta que ali não se emitia tal comprovante.
No dia seguinte, Sapienza deu o troco:
-Major, vi um veículo passar em alta velocidade na frente da Assembleia e furar o sinal fechado. Os PMs que fazem a guarda nem a placa anotaram...

Nenhum comentário: