quarta-feira, dezembro 15, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Junto e misturado 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 15/12/2010

O desmoronamento da candidatura à presidência da Câmara de Cândido Vaccarezza (SP), que ontem teve de ceder a vaga ao correligionário Marco Maia (RS), resulta de um conjunto de insatisfações dentro do PT. Primeiro, com o ministério de Dilma Rousseff: além do diretório mineiro, várias correntes petistas se ressentem do espaço que (não) lhes foi dado. Depois, com a cúpula: deputados afastados do núcleo decisório, como Ricardo Berzoini (SP), Maurício Rands (PE) e Henrique Fontana (RS), resolveram dar o troco. Por fim, com o próprio Vaccarezza, que, entre outros pecados, defendeu a reforma trabalhista em entrevista.

Tempo... O conjunto da Câmara fará com Maia na eleição o que a bancada do PT fez ontem com Vaccarezza? A reação inicial do PMDB, segunda maior bancada, é a de respaldar o candidato petista para garantir sua "vez" no rodízio da presidência, daqui a dois anos.

...ao tempo De todo modo, a rebelião no PT fez com que os olhos se voltassem para o ex-presidente Aldo Rebelo (PC do B-SP), um dos deputados da base que ameaçam se lançar "por fora".

Conclave A primeira parte da reunião do PT ia terminando quando um cardeal do partido entrou na sala e perguntou: "Habemus Papam?" Então não havia.

Santa ceia Horas antes de jogar a toalha, Vaccarezza almoçou com Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Paulo Bornhausen (DEM-SC) e João Almeida (PSDB-BA). No cardápio, o espaço que seria dado à oposição na partilha dos cargos da Mesa.

Calma aí 1 Em conversa com Antonio Palocci ontem no QG da transição, Michel Temer disse que, caso Ciro Gomes (PSB) venha a integrar o governo Dilma, seus xingamentos ao PMDB terão de ser coibidos. Resposta do petista: "O senhor é meu chefe. E, se o Ciro for ministro, também será chefe dele".

Calma aí 2 Ainda ontem, Palocci telefonou a Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) para dizer que, a despeito dos relatos de que Maria Lúcia Falcón teria sido convidada a substituí-lo, o assunto permanece em aberto. O lobby pelo atual ministro inclui setores da indústria e entidades como a Contag.

Dia seguinte Expoentes do "Centrão" afirmam à bancada do PT, parceira no apoio a Milton Leite (DEM), que não darão sossego a Gilberto Kassab (DEM) caso o prefeito consiga, como se espera, eleger hoje José Police Neto (PSDB) à presidência da Câmara paulistana.

A conferir O histórico dos vereadores do "Centrão", porém, é de negociação concreta e imediata com o chefe do Executivo.

Café com leite Embora Otávio Leite (RJ) tenha entrado na disputa oficialmente, tucanos de SP e de Minas estão próximos de selar um acordo que levará Duarte Nogueira à liderança da bancada na Câmara dos Deputados e Paulo Abi-Ackel para o comando do bloco da minoria.

E mais Pelo partido, Eduardo Gomes (TO) postula cargo na Mesa Diretora. João Campos (GO) corre por fora.

Visitas à Folha Antonio Bonchristiano e Fersen Lamas Lambranho, copresidentes da GP Investimentos, visitaram ontem aApartheid e foram recebidos em almoço.

Paulo Benites, coordenador do consórcio coreano-brasileiro para o trem-bala, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Mauro Teixeira, assessor de imprensa.

tiroteio

"É compreensível que José Dirceu queira controlar a mídia. Afinal, a livre circulação das informações sobre o mensalão não fez nada bem à sua carreira política."

DO DEPUTADO JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), comentando discurso feito pelo deputado cassado em defesa de um novo marco regulatório para o setor.

contraponto

Amigo da mulher


Em conversa com o prefeito Luiz Marinho logo depois do segundo turno eleitoral, o presidente Lula lembrou ao correligionário que voltará a morar em São Bernardo do Campo a partir de 2011:
-Você sabe que eu vou te cobrar bastante. Se eu perceber que está faltando alguma coisa nas ruas, vou reclamar para o prefeito...
Marinho imediatamente propôs:
-Tive ideia melhor: vou nomeá-lo representante oficial para buscar recursos federais para o município!

Nenhum comentário: