quinta-feira, dezembro 09, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

É hoje só 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 09/12/2010

A poucos dias da conclusão da montagem do ministério de Dilma Rousseff, o PT entrou em esforço concentrado para assegurar suas derradeiras vagas.
São três os pleitos remanescentes, apresentados ao presidente do partido, José Eduardo Dutra. Para a Saúde, Alexandre Padilha, hoje nas Relações Institucionais. Para o lugar de Padilha, Wellington Dias, senador eleito e ex-governador do Piauí, ou o deputado Luiz Sérgio (RJ). Por fim, há o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para o qual os candidatos petistas são Lúcia Falcón, secretária de Planejamento de Sergipe, o deputado Nelson Pellegrino (BA) e Geraldo Simões, ex-prefeito do município baiano de Itabuna.

Estica e puxa Enquanto o PT batalha por Padilha, o cardiologista de Dilma, Roberto Kalil Filho, segue firme no lobby para emplacar Gonzalo Vecina Neto na Saúde.

Sem fundo Outro desejo petista: indicar Carlos Abicalil (PT-MT), candidato derrotado ao Senado, à direção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Elas ou ele Quem esteve com Dilma afirma ter ouvido que ou ela encontra uma mulher para assumir a Cultura, ou Juca Ferreira continuará ministro, como tanto deseja.

Receituário Em recente encontro com o presidente do PC do B, Renato Rabelo, Dilma disse que a dupla Guido Mantega-Alexandre Tombini agirá para reduzir os juros logo no início do governo, buscando outros meios para controlar a inflação.

Vida real Dilma pediu à equipe econômica readequação das receitas do Orçamento por avaliar que, assim, será menor o impacto dos contingenciamentos em 2011.

Pede pra sair A presidente eleita chamou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), disse que irá indicá-la ministra da Pesca, mas que, por isso mesmo, ela não deveria ter aceitado herdar a relatoria do Orçamento do encrencado Gim Argello (PTB-DF). Ideli prontamente se comprometeu a passar o bastão.

Divisão Por orientação de Dilma, a futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, se concentrará em outras missões, deixando a aprovação do Orçamento aos cuidados do atual titular da pasta, Paulo Bernardo.

Optei Em meio à guerra no DEM, o deputado Onyx Lorenzoni (RS), da ala pró-Rodrigo Maia (RJ), saiu da reunião de ontem, em que se discutia o futuro do partido, assobiando a melodia "Lula lá, brilha uma estrela...".

Vem aí Provável destino partidário de Gilberto Kassab (DEM), o PMDB mostrou sintonia com o prefeito formalizando apoio ao líder governista José Police Neto (PSDB) na disputa pela presidência da Câmara paulistana. O PT, aliado nacional do PMDB, vai de Milton Leite (DEM).

Como está No cardápio do almoço de Geraldo Alckmin com Aécio Neves em São Paulo, na segunda, ambos concordaram em selar acordo para manter Sérgio Guerra na presidência do PSDB.

Segunda chamada A Assembleia paulista aprovou ontem a convocação do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, para falar sobre a investigação de conluio em licitação do metrô. No mês passado, ele recusou convite para comparecer à Casa.

Memória O ambulatório médico de Heliópolis, o maior de São Paulo, receberá amanhã o nome de Luiz Roberto Barradas Barata, secretário estadual da Saúde, morto em julho passado.

tiroteio

"Para evitar atropelos e pretensões indevidas, Michel Temer propôs lá atrás que cada partido ficasse onde estava. Funcionou para os outros, mas não para o PMDB."
DE HENRIQUE EDUARDO ALVES (RN), líder peemedebista na Câmara, sobre o fato de a sigla ter perdido os ministérios das Comunicações e da Integração.

Contraponto

Política de cotas


Numa conversa recente entre petistas do Nordeste, surgiu a ideia de indicar o senador eleito Wellington Dias (PI) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Alguém lembrou, porém, que Dilma Rousseff havia manifestado preferência por um nome de perfil técnico. Dias rebateu rebateu dizendo que tinha experiência na área, listando itens de seu currículo.
Outro alguém então ressaltou que Dilma também gostaria de nomear uma mulher. Dias brincou:
-É, aí fica difícil. É duro eu virar uma índia!

Nenhum comentário: