quinta-feira, dezembro 23, 2010

ILIMAR FRANCO

Insatisfeitos 
Ilimar Franco 

O Globo - 23/12/2010

Futuro ministro da Casa Civil, Antonio Palocci comunicou aos senadores eleitos Wellington Dias (PT-PI), Humberto Costa (PT-PE) e José Pimentel (PT-CE), segunda-feira, que a direção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) continuará com Elias Fernandes Neto. Ele é uma indicação do líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN). O PT do Nordeste está profundamente incomodado com a montagem do governo.

Posição isolada
O candidato do PT à presidência da Câmara, deputado Marco Maia (RS), corre o risco de ser prejudicado pela disputa interna de poder no DEM. O líder demista, deputado Paulo Bornhausen (SC), anunciou ontem o apoio da bancada a Marco Maia sem consultar o grupo do presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), que foi pego de surpresa. Entre os aliados do presidente do DEM não há veto ao petista, mas eles também estão conversando com o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que deve lançar candidatura avulsa. A atitude de Bornhausen irritou o grupo de Rodrigo, que pode apoiar Aldo para desautorizá-lo.

Turbinada
Depois que a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) foi confirmada no Ministério da Pesca, a emenda da bancada de Santa Catarina para essa pasta, no Orçamento da União para 2011, aumentou de R$ 5 milhões para R$ 44 milhões.

A equação de Pinheiro
Dois fatores levaram o senador eleito Walter Pinheiro (PT-BA) a recusar o convite para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Um é que ele é o primeiro senador da História eleito pelo PT da Bahia. O outro é que seu suplente é do PP. “O Ministério do Desenvolvimento Agrário é muito focado. No Senado, posso trabalhar de forma mais ampla. Não é malcriação”, disse Pinheiro.

EUA e a base de Alcântara
Em telegrama confidencial de setembro de 2005, o conselheiro da embaixada americana Phillip Chicola diz que o governo brasileiro não tem dado resposta às propostas de acordo feitas pelos EUA para utilização da base de Alcântara, mesmo tendo firmado entendimento com a Ucrânia. No governo FHC, o Brasil assinou um acordo alugando parte da base para o lançamento de foguetes norteamericanos, o que foi barrado no Congresso durante o governo Lula.

● FUTURO ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo participa hoje, em Recife, de reunião de avaliação do programa local de segurança pública.

● A SENADORA Marina Silva (PV-AC) tinha agenda ontem em seu estado referente ao aniversário de morte de Chico Mendes e não iria ao jantar com o presidente Lula.

● O GOVERNADOR eleito Agnelo Queiroz (DF) criou a Secretaria da Criança, que será dirigida por Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Uma das prioridades será a ampliação da rede de creches e pré-escolas.

Nenhum comentário: