sexta-feira, novembro 12, 2010

JANAINA CONCEIÇÃO PASCHOAL

Em defesa da estudante Mayara 
 JANAINA CONCEIÇÃO PASCHOAL
FOLHA DE SÃO PAULO - 12/11/10

Não parece justo que Mayara seja demonizada como paulista racista, quando o mote da campanha eleitoral foi o da oposição entre as regiões
Sou neta de nordestinos, que vieram para São Paulo e trabalharam muito para que, hoje, eu e outros familiares da mesma geração sejamos profissionais felizes com sua vida neste grande Estado brasileiro.
É muito triste ler a frase da estudante de direito Mayara Petruso, supostamente convocando paulistas a afogar nordestinos.
Também é bastante triste constatar a reação de alguns nordestinos, que generalizam a frase de Mayara a todos os paulistas.
Igualmente triste a rejeição sofrida pelo candidato da oposição à Presidência da República, muito em função de ele ser paulista. Todos ouvimos manifestações no sentido de que, tivesse sido Aécio Neves o candidato, Dilma teria tido mais trabalho para se eleger.
Independentemente da tristeza que as manifestações ofensivas suscitam, e mais do que tentar verificar se a frase da jovem se "enquadraria" em qualquer crime, parece ser urgente denunciar que Mayara é um resultado da política separatista há anos incentivada pelo governo federal.
É o nosso presidente quem faz questão de separar o Brasil em Norte e Sul. É ele quem faz questão de cindir o povo brasileiro em pobres e ricos. Infelizmente, é o líder máximo da nação que continua utilizando o factoide elite, devendo-se destacar que faz parte da estigmatizada elite apenas quem está contra o governo.
Ultrapassado o processo eleitoral, que, infelizmente, aceitou todo tipo de promessas, muitas das quais, pelo que já se anuncia, não serão cumpridas, é hora de chamar o Brasil para uma reflexão.
Talvez o caso Mayara seja o catalisador para tanto.
O Brasil sempre foi exemplo de união. Apesar das dimensões continentais, falamos a mesma língua.
Por mais popular que seja um líder político, não é possível permitir que essa união, que a União, seja maculada sob o pretexto de se criarem falsos inimigos, falsas elites, pretensos descontentes com as benesses conferidas aos pobres e aos necessitados.
São Paulo, é fato, é fonte de grande parte dos benefícios distribuídos no restante do país. São Paulo, é fato, revela-se o Estado mais nordestino da Federação.
Nós, brasileiros, não podemos permitir que a desunião impere. Tal desunião finda por fomentar o populismo, tão deletério às instituições no país.
Não há que se falar em governo para pobres ou para ricos. Pouco após a eleição, a futura presidente já anunciou o antes negado retorno da CPMF e adiou o prometido aumento no salário mínimo. Não é exagero lembrar que Getulio Vargas era conhecido como pai dos pobres e mãe dos ricos.
Não precisamos de pais ou mães. Não precisamos de mais vitimização. Precisamos apenas de governantes com responsabilidade.
Se, para garantir a permanência no poder, foi necessário fomentar a cisão, é preciso ter a decência de governar pela e para a União.
Quanto a Mayara, entendo que errou, mas não parece justo que seja demonizada como paulista racista, quando o mote dado na campanha eleitoral foi justamente o da oposição entre as regiões.
Se não dermos um basta a esse estratagema para manutenção no poder, várias Mayaras surgirão, em São Paulo, em Pernambuco, por todo o Brasil, e corremos o risco de perder o que temos de mais característico, a tolerância. Em nome de meu saudoso avô pernambucano, peço aos brasileiros que se mantenham unidos e fortes!

JANAINA CONCEIÇÃO PASCHOAL, advogada, é professora associada de direito penal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto foi elaborado por uma professora da USP????
Inacreditável!!!!
Não é por acaso que a aluna Mayara Petruso) tenha tal comportamento!
Meu comentário fica por aqui... surpreso com texto tão pobre e argumentos tão idiotas.

Anônimo disse...

minha sugestao:
Deixem Mayara Petruso a sos com a "doutora" Janaina e um balde cheio de agua. vamos ver no que dah

Defender a atitude de alguem q defende odio etnico e assassinato (ela pode ter feito a defesa de um genocidio) eh de uma canalhice incrivel.

E se fala em separatismo no Brasil hah mais de 20 anos. Lula naum tem nada a ver com isso! VAI ESTUDAR, doutorinha!

Galvão disse...

O texto de defesa da Mayara, feito pela "professora" Janaina, já é um indicador de onde prove o ódio racial que brota em S. Paulo contra os nordestinos. Não deve ser por acaso que a Mayara é aluna de direito, e a Janaina professora da faculdade de direito da USP.

Rodrigo disse...

Quantos comentaristas desocupados, meu Deus... arrumem algo útil para fazer!

ducana disse...

Mas báh, tche... Com tal professora, tal aluna! E dizer então que a culpa de tudo é o Lula?! Será que a professora é mesmo de "direito"? Acho que é professora de "direita", não sei por que não assumem logo.