quinta-feira, novembro 25, 2010

ILIMAR FRANCO

O time do Palácio 
Ilimar Franco 

O Globo - 25/11/2010

A presidente eleita Dilma Rousseff fechou os nomes dos chamados ministros da Casa. O deputado Antonio Palocci será o chefe da Casa Civil, função que já vem exercendo na transição; Gilberto Carvalho será o secretário-geral da Presidência; e o ministro Alexandre Padilha vai ser mantido nas Relações Institucionais. O anúncio será feito na próxima semana. O ministro Paulo Bernardo é alternativa para a Saúde e para a Previdência.

Transição quer evitar disputa na Câmara
Os operadores políticos da transição reuniram-se ontem à tarde para debater a sucessão na presidência da Câmara. Sentaram-se à mesa o vice eleito, Michel Temer, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e os futuros ministros Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo. Eles estão empenhados em impedir uma disputa entre PT e PMDB pelo comando da Câmara. O PMDB cobra do PT a assinatura de acordo, já acertado, de que cada partido presidirá a Casa por um biênio. Os dirigentes da transição acertaram uma ofensiva para evitar um conflito entre os dois partidos logo no início do mandato da presidente eleita Dilma Rousseff.

Indicados
O PT do Rio entregou ao deputado Antonio Palocci, da equipe de transição, documento indicando o presidente local do partido, deputado Luiz Sérgio, e a ministra Nilcéa Freire (Mulheres) para o Ministério do governo Dilma Rousseff.

Tá dominado
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), fez um acordo com Jorge Bornhausen, ex-presidente do partido, para que a sigla não peça seu mandato por infidelidade partidária. Kassab decidiu que até o fim de janeiro estará no PMDB.

Colocando água fria na fervura
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, fez contatos ontem com os presidentes de partidos aliados. Fez isso para baixar a temperatura diante do noticiário sobre a distribuição dos ministérios. Dutra explicou que a presidente eleita, Dilma Rousseff, ainda não está tratando do assunto e que as informações que circulam são declarações de intenções de partidos e pretendentes. O tema entra na ordem do dia na semana que vem.

A esperança é a última que morre
Enquanto o presidente Lula não anuncia o substituto de Eros Grau no STF, os diversos candidatos continuam trabalhando. O professor de Direito da UFPR, Luiz Fachin, é mais um em campanha. Na semana passada, esteve com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) e com a senadora eleita Gleisi Hoffmann (PTPR). Ele já pediu o apoio do vice eleito Michel Temer, do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, e até do ministro do STF, Ricardo Lewandowski.


SE O PT formar um bloco no Senado, o PMDB e o PP farão o mesmo, para fins de comissões temáticas.

DO PRESIDENTE Lula para um blogueiro alternativo: “Pode ficar certo que eu serei tuiteiro, blogueiro”.

LAPSO: Ontem, nesta coluna publicamos nota sobre “Lula na Globosfera”, mas nossa intenção era registrar os planos do presidente “Lula na Blogosfera”. A confusão decorre da existência no jornal de seção com o nome “Globosfera”, que publica comentários de especialistas sobre blogs.

Nenhum comentário: