segunda-feira, novembro 08, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO


DEM articula sua fusão com o PMDB
 
Lideranças do Democratas, como seu ex-presidente Jorge Bornhausen e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, articulam dentro do próprio partido a formulação de uma proposta de possível fusão com o PMDB. Vários setores do DEM são contra, como seu presidente nacional, deputado Rodrigo Maia (RJ). A proposta surpreende porque o DEM se caracteriza pela forte oposição ao governo do PT, apoiado pelo PMDB.


Sondagem

Segundo interlocutores do vice-presidente eleito Michel Temer, o DEM já sondou o PMDB sobre a possibilidade de fusão dos partidos.


Rito matreiro

A proposta de fusão do DEM embute uma malandragem: os políticos poderão ir para um terceiro partido sem o risco de perder os mandatos.


Mata e come

Durante a campanha eleitoral, o presidente Lula disse em Florianópolis que era preciso "extirpar o DEM" da política.


Impagável

Confirmada a fusão, não tem preço que pague ouvir Lula chamando o atual líder do DEM no Senado de "companheiro Agripino".


Desunidos

Se Lula quiser mesmo presidir a União de Nações Sul-americanas (Unasul), deverá primeiro ratificar sua criação. Colômbia, Paraguai e Uruguai também ainda não assinaram o tratado de nove países, o que deverá acontecer na sexta (26), em Georgetown, Guiana.


Condenação

A Justiça de São Paulo condenou o banco Safra e a Safra Seguros a pagarem R$ 300 milhões de indenização, mais correção, ao empresário Carlos Coutinho, que em 2003 denunciou nesta coluna a fraude dos "seguros de prateleira"- apólices "frias" e falsas cobranças de seguradoras lançadas na conta das empresas dele no Rio de Janeiro e no Recife, para atingir metas e faturar até 79% em prêmios.

Vira, virou

Segundo o autor do processo contra o Safra, o esquema envolvia o banco Rural e seguradoras, que teriam dilapidado seu patrimônio.


Incansável

Carlos Coutinho chegou a enviar um alentado dossiê ao Banco Central, Polícia Federal e também ao falecido senador Romeu Tuma.


'Brinde'

O banco enviava à seguradora créditos debitados de clientes. Apólices viravam até brinde a diretores. O Safra vai recorrer da sentença.


Lista infinita

Para a presidente Dilma atender a todos os pedidos por ministérios dos partidos e governadores aliados, o total passaria a 72 pastas, o dobro das 36 atuais. E nem estão somados os pedidos de Lula.


O retorno

O potiguar Garibaldi Alves (PMDB) não para de articular sua eleição para a presidência do Senado. Como esta coluna revelou em primeira mão, José Sarney decidiu que não vai disputar a reeleição ao cargo.


Queda de braço

O governador Jacques Vagner (PT) quer um baiano na presidência do Banco do Nordeste, feudo do PSB do governador cearense Cid Gomes - que indica ao cargo o ministro dos Portos, Pedro Brito.


Alvíssaras

A língua portuguesa agradece a curta viagem de Lula e Dilma.


FRASE DO DIA


"Afinal, temos que
acreditar nas mulheres..."

José Sarney, presidente do Senado, após citar frase de Dilma sobre salário mínimo

PODER SEM PUDOR

Madames com nojo
Rafael Greca era prefeito de Curitiba e visitava o bairro de Santa Quitéria quando um grupo de moradoras, todas "peruas", reclamou da poluição do rio local:
- O rio Barigui está sujo, fedendo! - disse uma delas, com cara de nojo.
- Minhas senhoras - ponderou Greca - com o perdão da palavra, rio não caga: se está fedendo, é porque vocês o sujaram!
Das 2 mil residências do bairro, 1.200 tinham ligações clandestinas de esgoto, que poluíam o rio.

Nenhum comentário: