segunda-feira, novembro 01, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO


Lula vence a disputa e faz de Dilma presidente
 

No chamado "Dia das Bruxas", mais de 54% dos brasileiros optaram pela candidata ungida por Lula, apostando em duas incógnitas: no governo que a primeira presidente do Brasil fará e se nele se incluirá, mesmo nos bastidores, o presidente Lula, o grande vencedor desta disputa entre o "continuísmo" e a "experiência" alardeada pelo tucano José Serra. Mas o criador descarta participar do governo da criatura.


Era de isopor

Lula jurou que não quer encargos no novo governo, mas ninguém acredita que ele optará por carregar isopor em praia paradisíaca.


Sem ele

Chefe de gabinete, Gilberto Carvalho diz que o presidente ficará longe da escolha do ministério de Dilma. A menos que seja chamado a opinar.


Pé-quente

Dilma livrou Lula da fama de pé-frio, mas ignora-se se manterá a pulseira de olho grego contra má sorte que usou durante a campanha.


Finados

Prefeito, governador, ex-ministro, José Serra terá que refazer seu destino: aprender a fazer oposição, com Aécio Neves de olho em 2014.


Casa Civil

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) continua o mais cotado para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Ele conhece bem a máquina governamental, até porque, durante o governo Lula, cuidou das áreas de Orçamento e Gestão, e se trata de um quadro respeitado no PT, com trânsito em setores da sociedade e até na oposição. Paulo Bernardo também tem a confiança de Lula e da presidente Dilma Rousseff.


Jobim, de novo

É forte a chance de o ministro Nelson Jobim (Defesa) permanecer no cargo. Sua lealdade a Lula ficou demonstrada na campanha, quando não fez força pela candidatura do velho amigo José Serra.

Plano de Ciro

Ciro Gomes quer ser presidente do BNDES, mas Dilma acha que se trata de um cargo estratégico. A prioridade será a escolha técnica.


É só querer

Principal assessora de imprensa da campanha de Dilma, Helena Chagas só não será ministra de Comunicação Social se não quiser.


Eminência

Muito ligado a Dilma, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, pode não ocupar cargo, mas terá muita influência no novo governo.


Petrobras

A presidência da Petrobras é sonho de consumo do ex-ministro Antonio Palocci, que em nome de Lula atuou como verdadeiro "tutor" da Dilma candidata. A menos que ela o queira na Casa Civil, o cargo será dele.


Coutinho

Guido Mantega se credenciou para continuar ministro, mas não mais da Fazenda. Faz a cabeça de Dilma nessa área Luciano Coutinho, atual presidente do BNDES. Mantega talvez volte para o Planejamento.


Desejo

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) espera uma boa recompensa pelo "sacrifício" que fez pelo partido, disputando sem chances o governo de São Paulo. Pode virar ministro de Ciência e Tecnologia.


A missão

O paulista Fernando Haddad tem sido considerado um dos melhores ministros do atual governo, por isso sua indicação para permanecer na pasta da Educação pode entrar na quota do presidente Lula.


FRASE DO DIA


"Ao ex-presidente só cabe torcer para que ela faça mais do que eu"

Lula, em mais um ataque de modéstia, afirmando que não vai atuar no futuro governo

PODER SEM PUDOR

Espírito de paz
O ministro Sepúlveda Pertence, que é mineiro, presidia o Supremo Tribunal Federal, quando fez uma visita a Vitória, em meio a uma briga entre desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Uma repórter logo quis saber sua opinião sobre o caso. Sua mineirice se manifestou:
- Minha filha, em coisas do Espírito Santo, nem o Pai nem o Filho devem falar...

Nenhum comentário: