segunda-feira, novembro 01, 2010

ANCELMO GÓIS

Fator Piauí 
Ancelmo Góis 
O Globo - 01/11/2010

O Piauí não é o falecido polvo Paul, mas também acerta todas. Nas seis eleições diretas, depois da volta da democracia, o candidato presidencial preferido dos eleitores do estado nordestino sempre é eleito. Foi assim com Collor (1989) FH (94 e 98) Lula (2002 e 2006). Com Dilma não foi diferente. Lá a petista obteve 68% dos votos.

Segue...

Já os eleitores de São Paulo e do Rio nem sempre acompanham a tendência nacional. Em 2006, Lula foi reeleito. Mas em São Paulo perdeu para Alckmin (54%), mesmo percentual que o derrotado Serra obteve na eleição de ontem. O Rio também já votou diferente do resto do país. Foi na eleição de Collor. Lula, com o apoio de Brizola, abocanhou naquela eleição 72% dos votos fluminenses.

Dilma na floresta

Dilma durante a campanha apelidou Antonio Palloci, José Eduardo Cardozo e José Eduardo Dutra de Os Três Porquinhos e o publicitário João Santana de o Lobo Mau.

Chefe da oposição

De Delfim Netto, sempre bemhumorado, ontem, antes de saber do resultado da eleição: — Serra ou Dilma o certo é que segunda-feira o Brasil terá um novo chefe da oposição: Aécio Neves.

No mais

Que sejam felizes. Dilma e o Brasil.

Quebra de sigilo

Sobrou para o contribuinte. Quem tem uma dívida com a Receita e precisa pedir a um contador para calcular o parcelamento agora tem de dar uma autorização expedida em cartório. Custa R$ 160. Melhor assim.

‘Me deixem em paz’

FH, depois de votar em Serra, ontem, no Colégio Sion, em São Paulo, foi surpreendido pela pergunta de um jornalista, que queria saber se era verdadeiro o boato de um suposto romance entre ele e a ministra Ellen Gracie, do Supremo: — Romance? Mas por que eu tenho de estar casado com alguém? Eu tenho 80 anos, meu Deus. Me deixem em paz!

Em tempo...

O ex-presidente, no caso, aumentou sua idade em um ano. Tem 79 anos.

Pão duro

Aliás, de Aécio Neves sobre o fato de FH ter perdido uma sola do sapato durante a passeata pró-Serra na sexta, em São Paulo: — Pão-duro como ele é. Só pode ter recauchutado essa sola.

Bolsa Miami

No Golden Green, condomínio de bacanas na Barra, houve queima de fogos depois do anúncio da vitória de Dilma.

Mão-leve

Outro dia em Campina Grande, na Paraíba, veja só, uma turma de mãos-leves aproveitou um corpo a corpo para levar quatro celulares de assessores de José Serra.

Só que...

Uma das vítimas conseguiu ligar para o celular furtado e estabeleceu, digamos, uma negociação.

Em troca do pagamento de R$ 200 de resgate, os larápios devolveram os telefones pelos Correios em São Paulo.

Rádio Corredor

A socióloga Aspásia Camargo, do PV, teria sido convidada para assumir a Secretaria municipal de Cultura de Paes.

Boletim médico

José Gomes Talarico, 94 anos, jornalista, ex-deputado e líder sindical, recebeu alta do Hospital Samaritano, no Rio.

Dia das Bruxas

Neste fim de semana eleitoral, uma festa de halloween (halloween é o cacete!) bombou na Favela do Vidigal, vizinha do Leblon, no Rio Lotou de gringos.

Quem parte...

De Sérgio Cabral: — Vou perder meu “Lulinha”, ele vai embora.

SHERON MENEZES, a linda Rainha de Bateria da Portela, veja só, mostra por que mereceu o título na sua festa de coroação

EM SUA PRIMEIRA turnê pela Europa, o cantor Diogo Nogueira foi recebido com festa pelo craque Ronaldinho Gaúcho em Milão

PONTO FINAL

Princesa Rousseff

Dilma não é a primeira mulher a ser chefe de Estado no Brasil. A primeira foi Dona Maria, a Louca; a segunda, a imperatriz Leopoldina; e a terceira, a princesa Isabel, que foi regente do Império por três ocasiões, numa das quais assinou a lei que aboliu a escravidão negra. Mas Dilma é a primeira mulher a ser eleita pelo voto livre e soberano do povo brasileiro, num país em que, até dia destes, lugar de mulher era na cozinha. Um feito histórico notável.

Nenhum comentário: