quarta-feira, outubro 27, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Alta ansiedade
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 27/10/2010 

A estabilidade do favoritismo de Dilma Rousseff apontada pelo novo Datafolha foi recebida com alívio por integrantes da campanha petista. Nas 24 horas que antecederam a divulgação da pesquisa, alguns chegaram a apostar, em privado, na redução pela metade da vantagem sobre o tucano José Serra, hoje de 12 pontos nos votos válidos, segundo o instituto.
Quem ouviu essas manifestações ficou na dúvida entre duas hipóteses, não necessariamente excludentes: a) escaldada pelo primeiro turno, a campanha não estaria cem por cento segura de seus próprios números; b) a vantagem, no tracking interno, seria inferior aos 14 ou 15 pontos divulgados para os jornalistas.

Flashback Em 2006, a quatro dias do segundo turno, o Datafolha mostrava 3% de eleitores indecisos e 2% inclinados a votar em branco ou nulo. Agora, eles são 8% e 5%, respectivamente.

Já deu Após acompanhar um grupo de discussão numa capital de médio porte anteontem, um experiente analista de qualitativas resumiu a situação: "Ninguém aguenta ouvir mais nada, de um lado ou de outro. Resta em pé só a força do Lula".

Carona 1 Se o "efeito feriadão" preocupa tucanos no Sul e Sudeste, petistas detectam risco de abstenção maior no Nordeste em comunidades rurais e assentamentos cujos moradores necessitam de transporte especial. Trata-se de uma fatia do eleitorado fartamente beneficiada por programas federais como Pronaf e Bolsa Família.

Carona 2 Não por acaso, o governador Eduardo Campos (PSB) colocou à disposição do TRE toda a frota oficial para auxiliar o transporte. Pernambuco tem 5,8 milhões de eleitores, e 20% se ausentaram em 3 de outubro. A Justiça utilizará até quatro veículos para o serviço em cada uma das 183 cidades.

Foguetório Alheios à cautela do QG dilmista, sindicalistas de São Paulo já preparam carros de som e estrutura para festa no início da noite de domingo nas cercanias da avenida Paulista.

Aquele abraço Além de comemoração interna no Palácio do Planalto, à tarde, o PT levará militantes para a frente do Palácio da Alvorada, hoje à noite, para dar "um abraço" no presidente Lula, que completa 65 anos.

Perdas... Surpreendido pelo "metrogate", o PSDB se apressou em unificar o discurso em defesa de Serra. Os tucanos creditarão eventual fraude na licitação de lotes da linha 5 aos consórcios de construtoras e se empenharão em afastar a encrenca do Palácio dos Bandeirantes. Em outra frente, darão visibilidade máxima à investigação -na Corregedoria e no Ministério Público.

....e danos A despeito do discurso comedido de Alberto Goldman, serristas avaliaram que a implicação eleitoral é inevitável e que o único movimento possível, na semana que precede o segundo turno, é tentar diferenciar práticas anticrise paulistas das do governo Lula.

Megafone Ocupado com viagens para fora de São Paulo na reta final da campanha, Geraldo Alckmin gravou mensagem, a ser veiculada em carros de som nas principais cidades do interior, na qual agradece a votação e pede apoio a Serra.

Suprapartidário Líderes de bancadas na Assembleia paulista, entre eles os tucanos Vaz de Lima e Celso Giglio, assinaram nota na qual repudiam denúncias que relacionam Rui Falcão à produção de dossiês na campanha. No desagravo, atribuem ao deputado petista "conduta irretocável" na vida pública e profissional.

tiroteio

O PT resolveu festejar a semana da democracia fazendo germinar nos Estados conselhos destinados exclusivamente a patrulhar os meios de comunicação.

DO DEPUTADO EDUARDO SCIARRA (DEM-PR), associando a data comemorada anteontem e as iniciativas que prosperam em várias Assembleias Legislativas.

contraponto

O céu é o limite

O ex-secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo Guilherme Dias cumprimentou Magno Malta (PR):
-Senador, parabéns pela reeleição!
Malta agradeceu e arrematou:
-Prepare-se: serei presidente, e você, meu ministro!
Diante da sonora gargalhada de seu interlocutor, Malta resolveu inquiri-lo:
-Me esclareça uma coisa: você está rindo da primeira ou da segunda afirmativa?
-Da segunda, lógico! Eu não mereço tanto...

Nenhum comentário: