segunda-feira, outubro 25, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Depois da eleição 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 25/10/2010

A revelação da conversa em que Pedro Abramovay se queixa com o então colega de Ministério da Justiça Romeu Tuma Jr. de supostos pedidos de Dilma Rousseff e Gilberto Carvalho para fazer dossiês desperta no governo um temor que vai além do 31 de outubro.
Convencidos de que a reportagem da revista "Veja" não abalará a dianteira de sua candidata, os petistas se preocupam mais com o que pode estar por vir. Interpretam o vazamento como recado de Tuma Jr., rifado da Secretaria Nacional de Justiça por suspeita de ligação com a máfia chinesa. E avaliam que, se grampo houve, dificilmente Abramovay foi o único alvo.

Não fui eu A reportagem ressuscitou a onda de arrependimento interno pela nomeação de Tuma Jr. para a Secretaria Nacional de Justiça, objeto de muita controvérsia e de restrições do então ministro Tarso Genro.

Nada consta À época, um dos personagens que ajudaram a selar a indicação foi José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP). O deputado, hoje na coordenação da campanha de Dilma, tem com Tuma Jr. um relacionamento que remonta à investigação da chamada máfia dos fiscais.

Eu garanto A ex-petista Soninha Francine (PPS-SP), coordenadora de internet de José Serra, enviou e-mail para companheiros de campanha defendendo a integridade de Pedro Abramovay.

Saída para o mar Só deu Minas na caminhada promovida pela campanha de Serra em Copacabana. Além do governador eleito, Antonio Anastasia, e dos dois senadores eleitos, Aécio Neves e Itamar Franco, havia militância "importada" especialmente para a ocasião.

*#@!!! Isso apesar de Itamar estar tiririca com Serra desde o direito de resposta obtido pelo tucano para corrigir a propaganda de Dilma e lembrar que a privatização da CSN se deu no mandato do mineiro, não no de FHC.

Solo Divulgado pela emissora até anteontem, o debate SBT-Nordeste, marcado para esta quarta-feira em Salvador, transformou-se em entrevista com Serra. Dilma não aceitou participar.

Recurso 1 Além de pedir investigação do incidente no Rio, a coligação de Serra quer que a Justiça Eleitoral apure crime de improbidade administrativa supostamente cometido por Lula. Na quinta passada, ele usou o púlpito presidencial num evento oficial em Rio Grande (RS) para acusar o tucano de promover uma "farsa".

Recurso 2 Para os advogados do PSDB, a prática configura uso da máquina federal em favor de candidatura. O caso será levado à Procuradoria-Geral da República. A confiança dos tucanos na acolhida ao recurso se baseia em multa aplicada na semana passada pelo TSE a Erenice Guerra, que se valeu do Blog do Planalto para rebater as denúncias de tráfico de influência na Casa Civil.

Sob nova direção Disposto a turbinar mecanismos de promoção por mérito no funcionalismo paulista, Geraldo Alckmin (PSDB) estuda criar uma pasta com status de "supersecretaria", denominada Governo e Gestão Pública, na nova estrutura do Bandeirantes em 2011.

Vitrine O objeto do desejo dos tucanos na gestão de Alckmin é o comando do chamado "BNDES da Habitação". Prometido na campanha, o órgão, com R$ 1 bilhão por ano em caixa, subsidiará a construção de moradias em parceria com a iniciativa privada, num modelo similar ao do "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal.

tiroteio

Que bolinha de papel, que nada. Foram as pesquisas mais recentes que deixaram o Serra com uma tremenda dor de cabeça.

DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), aliado de Dilma Rousseff, fazendo graça com a discussão em torno do objeto arremessado por manifestantes petistas contra o candidato tucano durante caminhada no Rio.

contraponto

A garantia sou eu


A biografia "Laudo Natel - O Último Bandeirante" relata que em janeiro de 1970, quando da inauguração do Morumbi, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, temia ser vaiado.
Laudo, que além de governador de São Paulo foi presidente do SPFC, tranquilizou o general:
-O senhor estará lá comigo e, sem pretensão, se há uma pessoa que não pode ser vaiada aqui sou eu. Levei 18 anos para construir este estádio!
O livro, de Ricardo Viveiros, será lançado hoje, a partir das 19h, no Museu da Casa Brasileira.

Nenhum comentário: