terça-feira, outubro 19, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Mercado de imóvel residencial cai em São Paulo 
Maria Cristina Frias 

Folha de S.Paulo - 19/10/2010

As vendas do mercado de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo tiveram forte queda em agosto.
Foram comercializadas 1.638 unidades no mês, volume quase 50% inferior ao negociado em julho, segundo pesquisa do Secovi-SP (sindicato da habitação).
O movimento se explica por uma recente fuga dos empreendedores do setor para outros municípios da região metropolitana.
A cidade apresenta dificuldades para a viabilização de empreendimentos, devido à legislação urbanística, segundo o economista-chefe do Secovi, Celso Petrucci.
Os altos preços das unidades e dos terrenos registrados em algumas regiões específicas da cidade contribuem para a migração.
"Não consideramos que há uma bolha, apenas que o mercado está pontualmente com alta em áreas escassas. Aí o mercado se espalha para Osasco, ABC, Cotia e entorno", afirma Petrucci.
Das 4.786 unidades lançadas em agosto, só 34% estão na capital paulista. Nas vendas, a cidade de São Paulo participou com 43% no total de 3.825 habitações negociadas na região metropolitana.
No volume lançado na Grande São Paulo entre agosto e julho, houve incremento de 17%. A redução na capital foi de 37% em igual período.
A participação de imóveis de dois dormitórios foi destaque no mês de baixa nas vendas. O segmento representou 72% do total movimentado na fase de lançamento e quase 50% do comercializado.

BLINDAGEM
Foram blindados mais de 3.400 veículos no país no primeiro semestre, segundo levantamento da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem). O crescimento foi de 9% em relação ao mesmo período de 2009. São Paulo lidera o ranking por Estados, com 66% da frota, mas o levantamento aponta que aumenta a demanda por esse tipo de proteção fora do eixo Rio-SP. Até o final do ano, a Abrablin prevê a blindagem de 7.000 veículos.

Resistência
A demanda por aços de alta resistência dobrou nos últimos cinco anos, segundo a ArcelorMittal Tubarão. A empresa já destina 11% de sua produção para atender a demanda dos mercados interno e externo das indústrias automobilística, de construção civil, de petróleo, da linha branca e naval.

Genética
A EoCyte, empresa de venda de produtos médicos, vai investir R$ 5 milhões no Brasil até o final de 2011 para trazer testes genéticos aplicados em consultório. Os exames servirão para identificar, por exemplo, intolerância à lactose e ao glúten.

DE OLHO NO TEMPO
Philippe Alluard, CEO da Tag Heuer para Caribe e América Latina, do grupo LVMH, diz que as grifes de luxo recuperam o terreno perdido com a crise e voltam a crescer.
"Nos primeiros nove meses deste ano, houve alta de 30% sobre igual período de 2009", diz Alluard, especialista nesse mercado.
Alluard, que mora em Miami, veio ao Brasil tratar do lançamento do novo modelo da grife, o Calibre 1887, com o qual a companhia comemora os 150 anos da Tag Heuer, um dos grandes nomes da relojoaria sofisticada e dos cronógrafos esportivos.
O modelo chegará ao Brasil em março de 2011 e ainda não tem valor definido. Nos EUA deverá custar em torno de US$ 4.500.
A grife tem inspiração no esporte e ficou conhecida pela cronometragem de eventos como a Fórmula 1. A companhia investiu para ter o modelo totalmente criado pela empresa, o que não costuma ocorrer nas marcas de relógio.
"O 1887 tem um sistema mais eficaz e foi totalmente criado "in house'", diz.

Farmacêuticas disputam na Justiça por licitação em PE
As farmacêuticas AstraZeneca e Cristália estão em disputa na Justiça de Pernambuco devido a uma licitação realizada pelo Lafepe (laboratório do Estado) para transferência de tecnologia e fornecimento de três medicamentos para saúde mental.
O processo licitatório realizado no primeiro semestre, vencido pela Cristália, é questionado pela AstraZeneca. A empresa diz que houve irregularidades na elaboração do edital para que a Cristália fosse a única capaz de atingir os requisitos.
"Nenhuma empresa isoladamente produzia, comercializava ou possuía registro sanitário das três moléculas (clozapina, olanzapina e quetiapina). Porém, para superar a exigência, a Cristália, pouco antes, se tornou a única capaz de atender ao edital, solicitando à Anvisa os registros", diz a AstraZeneca. A farmacêutica diz que só após o pregão soube da existência do procedimento licitatório.
A AstraZeneca conseguiu liminar para suspender os atos da licitação em maio.
Em resposta, o Lafepe conseguiu suspensão da liminar em setembro pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.
A AstraZeneca recorreu e aguarda a decisão.
O presidente do Cristália, Ogari Pacheco, e o Lafepe negam as acusações e dizem que os atuais entraves na Justiça não atrasarão o fornecimento dos produtos.
"Temos um parque instalado no Brasil e todas as condições de participar de licitação. Agora só estamos aguardando a grade para a distribuição", diz Pacheco.

Tempo perdido
O empresário brasileiro gasta 2.600 horas por ano para cumprir suas obrigações tributárias, o dobro da média mundial, segundo José Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP (sindicato das empresas de contabilidade).

Tingido
A Golden Tecnologia, de soluções para a indústria têxtil, desenvolveu, em parceria com a Universidade Politécnica da Catalunha, o Dye Clean, processo de tingimento que reaproveita a água usada no banho, sem a necessidade de tratar ou filtrar.

Nenhum comentário: