domingo, setembro 19, 2010

VERISSIMO

A volta de Gekko
VERISSIMO

O GLOBO - 19/09/10

Gordon Gekko era o vilão do filme Wall Street, do Oliver Stone. Ou era para ser o vilão. Acabou sendo o personagem mais admirado do filme. Como Michael Douglas o retratou, Gekko era um bandido atraente, com bom gosto, que sabia apreciar tanto o que seu dinheiro comprava quanto um belo pôr de sol na praia. E incorporava com elegância impecável a ganância sem remorsos da era. Lembro de outro filme sobre o mercado de capitais em que um grupo de corretores se reúne para ver o Wall Street e vibrar com Gekko e suas artimanhas. Ele era tudo o que eles queriam ser, da gravata à falta de escrúpulos. Para seus torcedores, a lição final que Gekko recebia no filme do Stone não passava de uma concessão à moral dos trouxas.
Gordon Gekko, claro, não é o primeiro bandido de sucesso no cinema. Não só os papéis de vilão costumam dar as melhores interpretações – a calhordice é sempre mais divertida do que a virtude, e Gekko valeu um Oscar para o Michael Douglas – como há uma longa tradição cinematográfica de glamorizar criminosos, cujo exemplo mais recente é a série de filmes sobre os Ocean’s Eleven, George Clooney e seu simpático bando de ladrões. Um personagem reincidente na ficção da americana Patricia Highsmith que também já apareceu no cinema é Tom Ripley, trambiqueiro e assassino, outro anti-herói com público certo. E não vamos esquecer nosso herói sem nenhum caráter, Macunaíma, o francês Arsène Lupin e o conhecido fora da lei e assaltante de estrada Robin Hood. (Se não é difícil entender a atração destes vilões pitorescos e fotogênicos, vá entender a popularidade de Hannibal Lecter, o psicopata comedor de caras que também já voltou mais de uma vez, atendendo a pedidos.)
Gordon Gekko está de volta no novo filme de Stone, continuação do outro. Ainda não 
vi o filme, estou chutando. Gekko sai da cadeia, onde, presumivelmente, aprendeu a lição de que ganância é bom, mas sem exageros – o que no fundo é o que o governo americano vem tentando dizer a Wall 
Street desde a crise – ou então continua o mesmo Gordon Gekko, mas um que teve tempo 
na prisão para pensar em novas artimanhas, e não vê a hora de se reencontrar com suas gravatas. 

Nenhum comentário: