sábado, agosto 07, 2010

PAINEL DA FOLHA

Fila de espera
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 07/08/10

Convencido de que conseguirá eleger Dilma Rousseff (PT), Lula tem dito a auxiliares que pretende discutir com sua candidata as indicações mais importantes em aberto no plano federal, pois elas terão mais impacto no futuro governo do que no atual. Além do substituto de Eros Grau no STF, está em "stand by" a definição de nomes para agências como Anvisa (saúde), ANP (petróleo) e Anatel (telecomunicações).
O presidente quer evitar novas disputas entre aliados em plena campanha eleitoral. Por isso, tentará esticar a corda: tudo o que puder esperar será resolvido apenas depois do fechamento das urnas.

Gasolina 1 Em entrevista a uma rádio de Pernambuco, Alexandre Padilha (Relações Institucionais) ouviu do apresentador a recomendação de não levar os governadores de Estados que abrigarão jogos da Copa a conhecer Joanesburgo, porque "aquilo é uma m.". O ministro respondeu: "Quem for para São Paulo [assistir a jogos em 2014] vai falar a mesma coisa. Aquilo lá é feio". 

Gasolina 2 Padilha, que é paulista, acrescentou: "Até hoje não definiram nem onde vai ser o estádio. Se bobear, Pernambuco ganha a oportunidade que São Paulo está perdendo de sediar coisas importantes de Copa". 

Com que roupa? Até o início da noite de quinta, estava combinado que Dilma iria ao debate da Band com o tradicional vermelho petista. Foi ela que sugeriu trocar pelo bolero branco. O marqueteiro João Santana aprovou. 

Linha vermelha Dilma estava de saída quando recebeu o telefonema de Lula elogiando seu desempenho. "Aprendi com o senhor", retribuiu ela, que após desligar avisou à primeira-dama, Marisa Letícia: "O chefe ligou"!. 

Protesto! De José Eduardo Dutra (PT), sobre a menção de Serra ao ex-ministro da Fazenda de Lula: "No próximo debate, o Palocci pedirá direito de resposta".

SOS 1 A ida de Serra ontem à noite a Recife foi um afago ao aliado Jarbas Vasconcelos (PMDB), que a seu pedido aceitou ser candidato ao governo e hoje enfrenta dificuldades na campanha. 

SOS 2 Depois da debandada de prefeitos do PSDB para o barco de Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco, causou rebuliço a notícia de que o prefeito de Toritama, Flávio Lima (DEM), também anunciará apoio ao adversário de Jarbas. 

Engessada Aliados de Marina Silva (PV) rejeitam a avaliação de que ela se intimidou no debate. Argumentam que as regras a isolaram dos líderes Dilma e Serra, e pretendem lutar por mudanças nos próximos encontros. 

Duas palavras De Heloisa Helena, rompida com Plínio de Arruda Sampaio, que se tornou candidato presidencial do PSOL à sua revelia, sobre o debate da Band: "Não assisti". 

Na corrente Geraldo Alckmin (PSDB-SP) enviou carta ao embaixador do Irã no Brasil para apelar por Sakineh Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento. Líder nas pesquisas para o governo, levará o tema ao blog da campanha e ao Twitter. 

Tô de olho Da Argentina, onde esteve na terça-feira, Lula avisou que entraria em campo no dia seguinte caso o PMDB insistisse em mudar a pauta pré-combinada com o governo para as votações na Câmara. O presidente chegou a dizer que, se necessário, ligaria para Michel Temer. O telefonema revelou-se desnecessário, pois o PT conseguiu reverter o movimento peemedebista. 
com LETÍCIA SANDER e ANDREZA MATAIS

tiroteio

Até dá para entender a preocupação do ministro Eros Grau. Mas não agora que o Congresso se sujou tanto. 
DO DEPUTADO PAULO DELGADO (PT-MG), comentando declaração do ministro que se despede do Supremo Tribunal Federal; segundo ele, a lei da Ficha Limpa coloca em risco o Estado democrático de direito.

contraponto

Cada um no seu quadrado Ao chegar ao debate na Band, Aécio Neves cumprimentou dirigentes do PMDB já acomodados na ala da plateia reservada aos aliados de Dilma Rousseff.
Bem relacionado com todos eles, o tucano brincou:
-Tem um lugarzinho pra mim ai?
Sentado ao lado do vice de Dilma, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, logo ofereceu:
-Aqui ao lado do Michel, eu alugo a minha cadeira!
Aécio olhou para o outro lado, onde estavam seus correligionários, e optou por sair de fininho:
-Acho que tem um lugarzinho vago ali...

Nenhum comentário: