terça-feira, agosto 24, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Máquina de Vendas negocia com bancos para criar financeira 
Maria Cristina Frias

Folha de S.Paulo - 24/08/2010

A gigante do varejo Máquina de Vendas está em negociação para abrir uma financeira neste ano.

A nova subsidiária, ainda sem nome definido, corresponde ao desejo dos proprietários de atuar com uma estrutura além de seu departamento financeiro.

A estratégia envolve a criação de um cartão, com foco nas classes C e D.

Há conversas com quatro bancos: Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e HSBC. Mas a decisão pode levar até dois meses. O controle será compartilhado.

A operação ocorre dois meses após a empresa firmar acordo de fusão com a rede de eletrodomésticos City Lar, da região Centro-Oeste.

A jovem Máquina tem mostrado agilidade no atual cenário de concorrência, num setor que passa por forte consolidação no Brasil.

Criada em março, a partir da união entre a mineira Ricardo Eletro e a baiana Insinuante -em reação à compra das Casas Bahia e do Ponto Frio pelo grupo Pão de Açúcar, segundo disse o fundador da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, na ocasião- a empresa ainda não estacionou e pode mostrar mais do que crescimento orgânico ainda neste ano.

Entres seus concorrentes, já existe a LuizaCred, controlada igualmente por Itaú Unibanco e Magazine Luiza. O Grupo Pão de Açúcar tem 50% da FIC em joint venture com o Itaú Unibanco. As Casas Bahia, com o Bradesco, tem acordo de financiamento de parte da carteira de crédito da rede e na emissão e administração do cartão.
Bebê À Moda Inglesa
Artigos da renomada grife inglesa Laura Asley serão fabricados no Brasil e estarão à venda a partir de janeiro no país e serão distribuídos também para a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.
A companhia, conhecida pelo estilo britânico, de clássicos e românticos florais, escolheu a Biramar Baby, de Ibitinga, no interior paulista, conhecida como a "capital do bordado".

"Não fomos nós que fomos atrás, eles [da Laura Asley] é que nos escolheram, pela qualidade que temos nos tecidos, acabamentos e bordados", conta Thayane Ramalho, sócia-diretora da Biramar Baby.

Para isso, a marca, que produz 20 mil peças ao mês e vende para um público B e C em todos os Estados brasileiros, está fazendo investimentos, inclusive em maquinário coreano.

"A Laura Asley nos pede uma linha classe A", conta a executiva que levou dois anos para fechar a parceria.

"É uma oportunidade para entrarmos no mercado de luxo e crescer 30% nessas coleções, além dos 30% que já temos crescido anualmente nas nossa linhas", diz Ramalho.
Justiça concede liminar para parcelamento do Simples 
Uma empresa de São Caetano do Sul (SP) conseguiu uma liminar da Justiça Federal de São Paulo para parcelar débitos do Simples Nacional em 60 meses sem ser excluída do sistema.

A Receita Federal não permite o parcelamento de dívidas para as empresas optantes pelo Simples, com base na lei complementar, que institui o Simples Nacional, na lei 11.941, de 2009, que regulamenta os parcelamentos, e de uma portaria conjunta, firmada em 2009, entre o órgão e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

"Só podemos agir de acordo com a lei e ela proíbe parcelamento. O Simples é um conjunto de tributos [municipal, estadual e federal] e não podemos conceder benefícios sem discutir com todas as esferas", diz Marcelo Lins, coordenador de arrecadação e cobrança da Receita.

No entanto, "é um posicionamento arbitrário. Empresas de maior porte, com melhores condições financeiras, podem parcelar", diz Thiago Figueiredo, advogado da Realiza Assessoria Empresarial, responsável pela ação.

A liminar pode ser derrubada. A decisão abre precedente para que outras sejam tomadas no mesmo sentido.
Mais movimento...A Portonave, terminal portuário de Navegantes (SC), controlada pela Triunfo Participações, registrou crescimento de 60,5% no volume movimentado de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) de janeiro a julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2009, atingindo 322.535 TEUs. O aumento se deve a melhorias operacionais do terminal.
...nos portosCom esse aumento, o terminal alcançou a marca recorde de movimentação de 1 milhão de contêineres, em menos de três anos de operação. A expectativa da companhia agora é chegar a 600 mil TEUs até o final deste ano, o que irá representar aumento de 45% em relação à movimentação de 2009.
CorridaA quantidade de taxistas credenciados pela Redecard para aceitarem cartões cresceu 56,7% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. O volume financeiro transacionado via cartões por esses profissionais aumentou 30,4%.
Trabalhador no Capital
O BNDES apresentou na Abimaq (da indústria de máquinas) o programa Procap BK, voltado ao setor de bens de capital, componentes e autopeças. O programa permite a participação de trabalhadores no capital de empresas de sociedade anônima ou limitada. Haverá dotação orçamentária de R$ 500 milhões para financiamentos contratados até o fim de 2012. O preço das ações será fixado com base no valor patrimonial da companhia.
Turismo Emergente
A China, que organizou os Jogos Olímpicos de 2008, e a Índia, que irá sediar os Jogos da Commonwealth de 2010, são os principais mercados emergentes do setor de hotelaria, na frente do Brasil, de acordo com levantamento realizado pela Deloitte.

No Brasil, a indústria de turismo espera aquecimento com a Copa do Mundo de 2014 e com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.

Os projetos devem incentivar o investimento em novos hotéis. Segundo a Deloitte, 226 hotéis já estão sendo construídos.

Os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) foram responsáveis por mais de 60% do crescimento da demanda do setor de hotelaria e de turismo nos países emergentes, segundo a consultoria.
Casas Bahia Inaugura Central
As Casas Bahia inaugura hoje a nova central de relacionamento com clientes, a CB Contact Center.

A nova instalação recebeu investimentos de R$ 7 milhões e irá disponibilizar atendimento personalizado aos consumidores, como informações sobre produtos e serviços, suporte nas ações de recuperação de crédito, SAC e loja virtual.

O novo prédio, instalado ao lado da sede da empresa, em São Caetano do Sul (SP), poderá abrigar até 3.000 colaboradores e possui mais de mil posições de atendimento.

Essa é a segunda unidade da CB Contact Center. A primeira, instalada no Bom Retiro, em São Paulo, conta hoje com 2.700 funcionários.
Na pautaO tema educação e inovação estará na pauta da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, na quinta-feira. Na reunião, estará presente o novo membro, o sócio-presidente da PricewaterhouseCoopers, Fernando Alves.
Início de carreiraA abertura de processos para seleção de trainees se acelerou nos últimos meses. A Across, consultoria de desenvolvimento organizacional, gerenciou neste ano 237 vagas, com aumento de 75% sobre 2009.
PrimaveraA Biofert investe no setor de jardinagem no varejo e lança geladeira para conservação de flores de corte. O equipamento pode conservar por até quatro vezes mais que o normal. Os supermercados enfrentam problema de perda de flores, devido à má conservação, segundo Erlana Castro, sócia da Biofert.

Nenhum comentário: