sexta-feira, agosto 27, 2010

ANCELMO GÓIS

O incansável mestre 
Ancelmo Góis 

O Globo - 27/08/2010

Oscar Niemeyer, prestes a completar 103 anos (em dezembro agora), oferece ao mundo um novo projeto: o Memorial Ulysses Guimarães, a ser construído em Rio Claro, SP, terra natal do saudoso Senhor Diretas. Repare como é uma réplica de detalhes da arquitetura de Brasília (o Congresso, o Planalto e a Catedral). A descrição é do próprio Niemeyer, no próximo número da revista “Nosso caminho”, que ele mesmo edita: “Seria uma praça diferente. Um grande espelho d’água. E isso daria ao empreendimento maior destaque (...).” Salve Niemeyer!
Sarkozy que espereContinua emperrada aquela velha compra de aviões da FAB no exterior. Fica para o próximo governo.
O nome dele é...
José Serra, cuja candidatura desaba nas pesquisas, estava ontem bem-humorado. Numa palestra na Abimaq, em São Paulo, perguntou quem era o candidato republicano derrotado por Obama na última eleição nos EUA. A plateia chutou vários nomes. Ninguém acertou, o que levou o tucano a filosofar: — Ninguém se lembra de quem perde...
Gois é cultura
O republicano que perdeu a eleição para Obama foi o senador John McCain.
Voo liberadoAs empresas aéreas que usam o Galeão/Tom Jobim e enfrentam colisões constantes entre aviões e aves não entenderam as razões do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para rever sua posição inicial e autorizar a construção do Terminal Pesqueiro na Ilha do Governador. Além das empresas, que temem a atração de mais pássaros para o Galeão, os moradores da região também são contra.
Al mare
Do cantor americano Lionel Richie, que, depois de show sábado à noite, em São Paulo, decidiu pegar um jatinho e vir dormir no Rio, em vez de pernoitar num hotel paulistano: — Eu prefiro descansar ouvindo o barulho do mar... Sabe tudo este Richie.
Deputados no armárioEstudo de Paulo D’Ávila e Vera Marques, da Sociologia da PUC-Rio, mostra que nenhum deputado federal apresentou, desde 2008, projeto pró-gays. Há até uma “bancada LGBT” na Câmara, com 250 assinaturas, mas nenhum dos parlamentares, digamos, sai do armário.
Força da menteOntem, no Ministério da Justiça, depois da apreensão de 251.530 caixas de medicamentos falsos (boa parte, Viagra), uma autoridade jurava ter ouvido de um vovô, flagrado comprando o remédio num camelô em São Paulo, que a pílula funcionava. Há testemunhas.
Peixe fora d’águaOlideia Sampaio, prefeita de Altamira, PA, parecia peixe fora d’água na assinatura da concessão da Usina de Belo Monte, ontem, no Palácio do Planalto. O amor dela pelo PSDB é tanto que os últimos números de seu celular são 45 45 45.
Só dá Eike
O empresário Eike Batista coçou mais uma vez o bolso e comprou, por R$ 3 milhões, todos os ingressos do show beneficente de Ney Matogrosso organizado pelo Rio Solidário para os hansenianos, segunda, no Municipal do Rio. Lula e Dona Marisa estarão presentes.
Deus castiga
Moradores de Paulo de Frontin, RJ, estão inconsoláveis com o sumiço da imagem barroca centenária de N. S. da Soledade, que teria sido roubada no final de semana, da igreja da santa, atrás do cemitério administrado pela Irmandade da Soledade, na área rural do município.
Esquecer jamaisHoje, quando se completam 30 anos da morte de dona Lyda Monteiro da Silva, a secretária da OAB-RJ vítima de carta-bomba, o advogado Herman Baeta, 77 anos, ex-presidente da Ordem, pedirá à polícia e ao MP a continuidade das investigações. É que, até agora, não se revelou a autoria do atentado.
Maitê imortal
Quem almoça hoje na ABL é a atriz e escritora Maitê Proença. Quem sabe não se habilita a uma vaga na casa?
Poucas palavras
Do produtor musical André Midani, ontem, na Câmara de Vereadores, convidado a falar na entrega do título de Cidadão Carioca a Washington Olivetto: — Vou fazer um discurso muito pequeno, porque a acústica do plenário é pior que a do aeroporto... Todo mundo caiu na risada.

PATRÍCIA PILLAR, a linda e talentosa atriz, observa as obras na abertura da exposição “Fusão”, de Leo Battistelli, na Galeria Antonio Berni, em Botafogo, no Rio

MESTRE VERISSIMO, em visita ao Rio, posa com Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral, pai, nos bastidores do belo musical deles, “É com esse que eu vou”, em cartaz no Oi Casa Grande
Ponto Final
Na pequena butique, que vende calças, coletes, camisas, coldres e tudo mais usado por policiais em serviço, na frente do prédio da Polinter, na Gamboa, no Rio, faz sucesso o minicaveirão, um suvenir de madeira. Custa R$ 50. Mas a coluna deseja mais UPP e menos caveirão. Com todo o respeito.

Nenhum comentário: