segunda-feira, julho 19, 2010

RUY CASTRO


Cinco polegares em cada mão


RUY CASTRO
FOLHA DE SÃO PAULO - 19/07/10


Um produtor de Hollywood quer fazer um filme horroroso sobre Carmen Miranda. Chama-se Buddy Bregman, tem 80 anos e, nos anos 50, foi arranjador de cantores importantes. Mas nunca teve a admiração dispensada a seu irmão mais velho, o compositor Jule Styne, autor de canções como 'People', 'Just in Time', 'Diamonds Are a Girl's Best Friend' e do 'score' do musical 'Gypsy'. 
É natural que muita gente, inclusive Buddy Bregman, queira filmar a vida de Carmen Miranda. O que não passa pela cabeça de ninguém é filmar a vida de Buddy Bregman. Desde 1960, sobrevive no mais espesso ostracismo. 
Mas a vida de Buddy talvez desse um filme. Contaria a história de um garoto corroído por seu recalque, rancor e ressentimento pelo talento e sucesso do irmão. Incapaz de compor melodias como Jule, Buddy tornou-se arranjador de melodias alheias. Só que seus cinco polegares em cada mão destruíam as canções. Os cantores só lhe davam emprego para agradar Jule. 
Foi assim, por exemplo, que Buddy assinou os arranjos de, entre outros, 'The Cole Porter Songbook', que Ella Fitzgerald gravou em 1956. A cada favor de Jule, o ódio de Buddy aumentava. Até que Jule morreu e a fonte secou. Se já odiava o irmão em vida, passou a odiá-lo mais por ter morrido. E, agora, já às vésperas da própria morte, resolve se meter com Carmen Miranda _uma artista que ele não conhece e (Ilustrada, 15/7), admitidamente, não quer conhecer. 'Vou só contar a história dela do meu jeito', disse. 
Na verdade, Buddy não é irmão de Jule Styne. O erro foi cometido por Leonard Feather em sua influente 'Encyclopaedia of Jazz' e virou fato. Buddy sempre detestou essa confusão. Ou seja, não gosta de ver sua vida distorcida. Mas não quero nem saber. Só contei a história dele do meu jeito. E, se ele não gostar, pode se atirar no mar.

Nenhum comentário: